Cidades
Piauí recebe mais de 60 mil doses da CoronaVac

Publicado
2 meses atrásem
Por
redacaoO governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (18), do encontro com o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, e com os governadores de todo o Brasil e do Distrito Federal, que marcou o início da distribuição da vacina contra a Covid-19. A reunião foi em Guarulhos, São Paulo. O Piauí receberá 61.160 doses da CoronaVac até o fim da tarde desta segunda.
Wellington Dias, na posição de presidente do Consórcio Nordeste e representante dos governadores, afirmou que os estados trabalharão juntos em cooperação e estão preparados para a vacinação. “Trabalharemos na perspectiva de termos um cronograma, um planejamento de imunização nos estados. Então, da parte dos governadores, estaremos juntos, preparados para a vacinação. O ministro pode contar com a organização dos estados nesse desafio para o Brasil”, ressaltou o governador.
Eduardo Pazzuelo afirmou que estados já podem começar a campanha de vacinação ainda nesta segunda, a partir das 17h, quando todos os estados já devam ter recebido as doses da CoronaVac, vacina do laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o ministro, os estados serão responsáveis pela distribuição aos municípios.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, também esteve no centro de distribuição e disse que a previsão da chegada das doses em Teresina é até o fim da tarde desta segunda. “Acompanhamos todo o processo, do centro de distribuição à base aérea de Guarulhos, inspecionando o envio. A previsão de recebermos é até o fim da tarde de hoje e vamos seguir nossa logística de distribuição para as regionais e, consequentemente, para os municípios”, destacou o gestor.
As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo. Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas ao estado de São Paulo.
“Acompanhei, com os governadores, a organização das doses para serem despachadas para todas as regiões do Brasil. É um momento histórico. Tão logo as doses cheguem ao Piauí, começaremos imediatamente a distribuição a todos os municípios”, destacou Wellington.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesse domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca contra a Covid-19. Uma edição extra do Diário Oficial da União com o termo de compromisso entre Anvisa e Butantan foi publicada por volta das 22h desse domingo.
Fonte: CCOM
Leia também
Governador se reúne com ministro Pazuello e representantes da Fiocruz
Governador anuncia doação à instituição de caridade no dia de seu aniversário
Governador diz que 50 milhões de pessoas podem ser vacinadas em abril
Governo prorroga decreto e toque de recolher inicia às 22h no Piauí
Wellington visita União Química e confirma compra de 10 milhões de doses da vacina Sputinik pelo Governo Federal
Wellington Dias visita fábrica da vacina Sputnik V em Brasília nesta terça
Cidades
Pico da pandemia no Piauí será em abril, segundo estudo da Universidade de Washington
Estudo revela que estado pode ter 45 mortes diárias no auge da covid-19 em abril

Publicado
26 minutos atrásem
8 de março de 2021Por
Fábio Sérvio

Com informações do Jornal Diário do Povo
Estudo do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME), centro independente de pesquisa em saúde global da Universidade de Washington, aponta para 7 de abril o pico da pandemia no Piauí. Segundo a projeção de dados, seria nessa data que o estado atingiria o maior número de mortes diárias por covid-19.
A projeção do IHME era de que o Piauí atingiria 3.446 óbitos pela doença no dia 7 de março. Os dados deste dia divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) registraram 3.485 mortes por covid-19 em território piauense, 39 a mais do que a projeção da Universidade de Whasington. O estudo tem mantido um grau de acertividade e a projeção para os próximos três meses é assustadora.

Pico da pandemia no Piauí teria 45 mortes diárias no pior cenário
Para o dia 7 de abril, o estudo projeta 35 mortes diárias no Piauí – neste caso, o levantamento considera a ampliação da vacinação e apenas a variante B.1.1.7, sem condierar a variante P.1, de Manaus, que se espalha pelo país. No pior cenário, seriam 45 óbitos por covid-19 em 24 horas.
Haveria, segundo o IHME, uma queda signficatica de vítimas no Piauí a partir do dia 01 de julho, quando o número de mortes em decorrência da doença caia para 4 em um dia. Até lá, o Piauí teria acumulado 5.565 óbitos.
A análise dos números revela que só nos próximos três meses a covid-19 mataria no Piauí quase 60% o número de vítimas total dos últimos doze meses de pandemia. Em 28 de março de 2020, desde que registrou a primeira morte por covid-19, o estado aculumou 3.485 vítimas fatais. Neste próximo trimestre seriam 2.080 mortes.
Cidades
Covid-19: Idosos de 90 anos ou mais devem tomar segunda dose da vacina nesta terça

Publicado
1 hora atrásem
8 de março de 2021Por
redacao
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará aplicando amanhã (9) e quarta-feira (10) a segunda dose da vacina contra a Covid-19 voltada aos idosos de 90 anos ou mais. A imunização acontece das 9h às 17h em cinco pontos de drive thru e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mediante agendamento prévio no site da FMS.
A gerente de ação estratégicas da FMS, Ayla Calixto, explica que as datas foram escolhidas respeitando o intervalo de 28 dias após a aplicação da primeira dose, que aconteceu nos dias 9 e 10 de fevereiro. Os postos de vacinação drive thru estarão funcionando nos seguintes locais:
1 – Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Torquato Neto – Rua João Cabral, 2231, Pirajá;
2 – Centro Universitário Santo Agostinho – Avenida Professor Valter Alencar, 855, São Pedro;
3 – Na Zona Leste-ADUFPI – Av. Universitária, 391, Ininga;
4 -Teresina Shopping – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.
5 – UNINOVAFAPI – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123, Planalto Uruguai.
Ayla Calixto lista os documentos obrigatórios que devem ser trazidos pelos idosos: “Para garantir sua dose, é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e a data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacinação com o registro da primeira dose”, diz a gerente.
Já aqueles que não puderem se dirigir aos pontos de drive thru podem procurar alguma das UBS do município, com agendamento prévio no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ . “Caso o paciente não tenha acesso à internet, ele pode se dirigir à UBS mais próxima de sua casa e solicitar o agendamento no SAME (setor de marcação de consultas) da unidade”, esclarece Ayla Calixto. As pessoas podem ver as instruções de como se cadastrar através do link https://fms.pmt.pi.gov.br/instrucoes-vacine-ja.
A gerente explica ainda que, para a segunda dose dos idosos acamados, as equipes de vacinação irão até as casas, de acordo com o intervalo específico para a data da sua primeira dose.
A estimativa da Fundação de Saúde é que um total de 2.460 idosos com mais de 90 anos sejam imunizados. Na primeira etapa da vacinação, 1.848 pessoas desta faixa etária foram imunizados nos pontos de drive thru, sendo os demais pacientes acamados que receberam a primeira dose em casa.
Fonte: Ascom/PM
Cidades
Polícia Civil deflagra operação para combater violência contra a mulher

Publicado
2 horas atrásem
8 de março de 2021Por
redacao
A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta segunda-feira (8) a Operação Resguardo que visa coibir a violência contra a mulher. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP) e acontece nos 26 Estados e no Distrito Federal, sendo a maior ação nacional de combate a crimes de violência contra a mulher.
De acordo com a Polícia Civil, a operação integrada teve início no dia 1º de janeiro de 2021 em todo o Brasil. Desde então, a Polícia Civil do Piauí já recebeu mais de 1.167 denúncias, que culminaram com a conclusão de 268 inquéritos policiais, 11 cumprimentos de mandados de prisão e atendimento de mais de 1.170 mulheres vítimas de violência.
A Polícia Civil afirma que nesta segunda-feira serão feitas verificações sobre o cumprimento de medidas protetivas e checagem de denúncias de violência contra a mulher.
Conforme a Polícia Civil, a operação no Piauí tem como ponto focal o Departamento Estadual de Proteção à Mulher e conta com o apoio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Gerência de Polícia Especializada, Gerência de Polícia do Interior, Acadepol, Patrulha Maria da Penha e Guarda Maria da Penha.
Com informações da Ascom

Pico da pandemia no Piauí será em abril, segundo estudo da Universidade de Washington

IGP-DI registra inflação de 29,95% em 12 meses

Governador se reúne com ministro Pazuello e representantes da Fiocruz
Popular
- Cotidiano4 meses atrás
Artigo – A eleição já está ganha em Teresina?
- Cotidiano9 meses atrás
Brasil acumula 40.919 mortes por covid-19 e 802.828 casos positivos
- Cidades3 semanas atrás
No Piauí, 208 municípios registraram morte por Covid-19
- Cidades1 semana atrás
Capitão da PM ameaça policiais da PRF com arma no Piauí; veja o vídeo
- Cidades3 semanas atrás
Sesapi aponta mais 11 mortes por Covid-19 em 24h
- Esporte3 semanas atrás
Santos bate o Coritiba na Vila Belmiro
- Brasil2 semanas atrás
Carro com vice-governadora do Ceará é assaltado em Fortaleza
- Política2 semanas atrás
Governo emite novo decreto e suspende atividades econômicas presenciais no Piauí