O Piauí é o estado do Nordeste com a maior cobertura do reforço vacinal contra a covid-19. Com 377.974 mil doses bivalentes aplicadas, a taxa de imunização é de 13,8% de acordo com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). O índice é o quarto maior do país, atrás de São Paulo com 17,9%, do Distrito Federal com 17,2% e do Espírito Santo com 14,7%.

“Apesar da baixa cobertura nacional, estamos com um bom índice. Somos os primeiros do Nordeste em relação a bivalente. Estamos aguardando o sistema ser atualizado para termos a cobertura real de todos os municípios”, pontuou Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Segundo Leila Santos, superintendente de atenção primária à saúde e municípios da Sesapi, o objetivo é ampliar ainda mais a cobertura vacinal com a bivalente do estado. A previsão é que o Ministério da Saúde envie um novo lote do imunizante para ser distribuído e garantir que a população dos municípios piauienses tenha ainda mais acesso à vacina.

“Temos em estoque cerca de 70 mil doses da vacina bivalente e uma previsão de chegar mais 70 mil doses, que serão enviadas aos municípios. Os municípios estão à disposição para solicitar essas doses junto a Rede de Frios, baseado na quantidade de pessoas do público que ainda precisa ser imunizada”, finalizou a gestora.

A vacina bivalente é destinada a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses. É necessário, no entanto, intervalo mínimo de quatro meses desde a administração da última dose.

Fonte: CCom
Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *