A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um novo modelo do Registro Geral (RG) e adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O documento é válido em todo o país.

Em uma versão mais moderna que o atual RG, a identidade poderá reunir num só documento dados como o título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação, além de NIS/PIS/Pasep.

O novo modelo de identidade ainda é opcional, sem obrigatoriedade. O prazo de validade é de 10 anos, assim como o RG, e permite aos usuários a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.

Quais documentos são obrigatórios para a emissão do novo RG?
Certidão de nascimento ou de casamento originais com selo de verificação (no caso da certidão de casamento, deve estar dentro da validade de dez anos)
CPF

Quais documentos são opcionais?
NIT, PIS, PASEP
CNH
Título de eleitor
Tipo sanguíneo
Carteira profissional
Certificado de reservista (no caso dos homens)
Cartão do SUS

Uma outra novidade é que o novo modelo de RG é mais inclusivo: símbolos que identifiquem deficiências também poderão ser solicitados no momento da emissão. Para requisitar, basta informar ao profissional que estará realizando esse trabalho e apresentar um laudo médico que comprove a deficiência.

A emissão do documento já vem acontecendo em quase todos os municípios do estado.

Confira os postos de Teresina para que você adquira o novo RG:

Sede do Instituto de Identificação Félix Pacheco, na Praça Saraiva
Espaço Cidadania, no Shopping Rio Poty
Anexo do Espaço Automall, na Av João XXVlll
Anexo do 24° Distrito Policial, Dirceu

O atual modelo tem validade até 2032 e pode ser emitido na versão física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel, ou em policarbonato (plástico), atende a demanda daqueles que não possuem acesso à internet ou aparelhos como smartphones e computadores. Já o documento em formato digital é obtido através do aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física. A primeira via é gratuita e a segunda via custa R$ 21,60.

Com informações da Ascom
Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *