Piauí bate recorde na vacinação contra Covid na população acima do 40 anos

O Piauí bateu mais uma vez o recorde de vacinação da sua população contra a Covid-19. O estado atingiu o maior percentual, com 99,5%, do público acima 40 anos com a cobertura vacinal primária e com as doses de reforço. Os piauienses também estão nos primeiros lugares em todas as faixas etárias contempladas com a imunização contra a Covid-19.


De acordo com o levantamento do Programa Nacional de Imunização (PNI), nas idades acima de 40 anos são 99,5% do público vacinado, com a faixa etária de 18 a 39 o estado atingiu a porcentagem de 91,4%, no público jovem de 12 a 17 anos foram 84,5%, os menores de 05 a 11 anos tiveram 66,2% desse público com o a cobertura vacinal primária e com as doses de reforço, já as crianças de 03 a 04 anos ficaram com 18%, para essa idade o estado recebeu apenas 30 mil vacinas para a primeira dose e outras 14.600 para a segunda dose.


“Mais uma vez o Piauí mostra sua responsabilidade quando se trata de covid. Levantamento do PNI, apresentou que todo nosso público acima de 40 anos está 99,5% imunizado, isso é muito bom para o nosso estado afastar o vírus da covid do convívio da nossa população. Destacamos também que nosso público acima de 03 anos, para o qual recebemos poucas vacinas, também aderiu a campanha e estamos com os dados acima do principal estado, que é São Paulo”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.


Atualmente está em curso a vacinação para toda a população, sendo o esquema recomendado para crianças de 03 a 11 anos de idade de duas doses (esquema primário). Para a população de 12 a 39 anos de idade está indicado o esquema primário de duas doses e uma dose de reforço. E para a população acima de 40 anos de idade está indicada esquema primário de duas doses e duas doses de reforço.


“Queremos agradecer a toda nossa população e aos profissionais envolvidos, que procuraram os postos para se vacinas, e lembrar que não só a covid, mas temos outras diversas campanhas de imunização acontecendo nos postos de saúde e precisamos atingir essas metas acima de 90%, e pedimos que todo o povo do Piauí continue fazendo sua parte”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.


O superintende Herlon Guimarães também falou sobre a chegada de mais de um milhão de vacinas Pfizer para as crianças acima de 06 meses, que foram recebidas, nesta quinta-feira(27), pelo Ministério da Saúde, segundo o representante da Sesapi, a secretaria aguarda para os próximos dias a chegada dessas vacinas no estado, para que se possa possibilitar a vacinação dessa faixa etário.


“Estamos no estado aguardando o repasse por parte do ministério desta vacina, para que a gente finalmente possamos vacinar o público acima de 06 meses de idade. Pedimos aos pais e responsáveis, que quando informado da chegada das vacinas em suas cidades, levem suas crianças para as salas de vacinas, e imunize esse publico, para que possamos controlar de vez a covid dentro do nosso estado”, lembra o superintende.

Fonte: Sesapi

relacionadas

talvez você goste