Conecte-se conosco

    Economia

    Piauí acumula 264.327 empresas ativas em 2022

    Publicado

    em

    Piauí acumula 264.327 empresas ativas em 2022


    Em 2022, o Piauí acumulou 264.327 empresas ativas, segundo balanço da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). No ano passado, a Junta Comercial registrou a abertura de 7.901 novas empresas em todo o Estado. Por outro lado, foram fechadas 3.772 empresas. Apesar disso, o saldo entre abertura e fechamento de empresas no Piauí segue positivo.

    A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, avalia que um dos motivos para o saldo positivo de novos empreendimentos é resultado da simplificação do registro de empresas.

    “Ano passado implementamos o balcão único de empresas que reduziu de cinco para uma as etapa do processo de registro de empresas no sistema on-line Piauí Digital. Também foi disponibilizada a assinatura digital avançada da conta Gov.br, que é gratuita e reduziu o custo com a certificação digital do empreendedor”, explica.

    Para 2023, a Junta Comercial pretende trabalhar com os municípios para atrair novos empreendimentos e melhorar o licenciamento dos negócios. “Nosso objetivo é trabalhar com os prefeitos e os secretários de desenvolvimento para mapear a vocação dos municípios e criar políticas públicas para incentivar a formalização de negócios e atrair novas empresas”, afirma Alzenir Porto.

    De acordo com o levantamento da Jucepi, a abertura de empresas está concentrada na capital. O município de Teresina sedia quase metade das novas empresas (3.664), seguida por Parnaíba (414), Picos (307), Floriano (239) e Bom Jesus (146).

    Analisando os dados de 2022, observa-se que 62,42% das empresas abertas são do tipo jurídico sociedade empresária limitada.

    “Houve um crescimento significativo de sociedades limitadas desde a extinção da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), pela lei nº 14.195 de 2021. E em segundo lugar ficou o empresário individual que é um tipo jurídico mais simples e é comum para iniciar um negócio”, explica Alzenir Porto.


    Com relação ao porte das empresas, 80,59% são enquadradas como microempresas (ME); 12,59% empresas de pequeno porte e 6,82% demais empresas não enquadradas no Simples Nacional.

    Segundo o levantamento da Jucepi, as atividades econômicas que mais registraram empresas foram: comércio (3.464); saúde humana e serviços sociais (889); atividades profissionais, científicas e técnicas (629); construção (412); e atividades administrativas e serviços (392).


    Na Jucepi, o processo de abertura de empresa é 100% on-line. Pelo site (www.piauidigital.pi.gov.br), o empreendedor tem desde a abertura, alteração e baixa da empresa, até certidões, cópias de documentos, escrituração de livros contábeis, licenciamentos, além de outros serviços da Junta Comercial, tudo disponível pela internet.

    Piauí acumula 264.327 empresas ativas em 2022


    Fonte: CCom
    Foto: Reprodução

    Propaganda
    Clique para comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Propaganda

    Banca de Jornal

    Propaganda

    Popular