PF deflagra operação para investigar fraudes previdenciárias no Norte do Piauí

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) operação para investigar crimes previdenciários em municípios da região Norte do Piauí. Conforme a Polícia federal, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares restritivas contra investigados nas cidades de Parnaíba, Cocal e Cocal dos Alves.

A operação denominada Dolo tem apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia.

De acordo com a Polícia Federal, durante a investigação, foi identificado que os investigados atuavam na concessão e recebimento irregular de aposentadorias, auxílios-doença e licença maternidade. O grupo era formado por um servidor do INSS, presidente de sindicato, intermediadores/captadores de pessoas e documentos, e agiotas.

A Polícia Federal informou que as fraudes eram processadas na Agência da Previdência Social de Parnaíba, mediante falsificação de documentos emitidos pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cocal dos Alves.

Segunda a Polícia federal, a estimativa de prejuízos, apenas no modal auxílio-maternidade, é de R$ 4 milhões, considerando dados do IBGE relativos aos anos de 2010 a 2019, período em que se verificou que foram concedidos duas vezes mais benefícios que o total de crianças nascidas na localidade.

Os envolvidos devem ser indiciados pelos crimes de falsificação de documentos, estelionato e formação de quadrilha.

O nome da operação faz alusão ao ser mitológico Dólos – espécie de espírito – que personificava o ardil, a fraude, a astúcia e as más ações, o que se identifica com a conduta dos investigados.

Com informações da Polícia Federal
Foto: Divulgação/PF

relacionadas

talvez você goste