Conecte-se conosco

Cidades

Pesquisa da UFPI estuda relação da mulher com esporte de alta intensidade

Publicado

em

A presença cada vez maior de mulheres no cenário esportivo vem despertando o interesse de pesquisadores para compreender impactos que os esportes, sobretudo de alta intensidade, como o atletismo, podem causar à saúde íntima feminina. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), pesquisadores têm estudado a temática e ressaltam que o exercício físico monitorado adequadamente é considerado extremamente pertinente.

Segundo a professora e pesquisadora Dionis Machado, do Departamento de Educação Física/CCS, as mulheres apresentam algumas características antomofisiológicas diferentes em relação aos homens, – o que não as colocam em desvantagem. Todavia, ela acrescenta que a anatomia do assoalho pélvico feminino oferece alguns riscos para as que praticam exercícios de alto impacto. Entre os possíveis problemas, a presença da fenda vaginal pode favorecer aos prolapsos de órgãos pélvicos ( saída do órgão pélvico, ex. queda da bexiga) e incontinência urinária.

Dessa forma, compreende-se, segundo a pesquisadora, que o alto impacto promove uma sobrecarga no assoalho pélvico e está relacionado às práticas que exigem saltos, corridas, aumento de velocidade e esforço máximo. A exemplo, temos o atletismo, que possui algumas dessas atividades. A Profa. Dionis destaca que no voleibol e basquetebol também pode haver a presença marcante dos saltos. “Contudo, esportes de alto impacto não devem ser visto como vilões. É preciso ter um bom preparo físico e que elas sejam orientadas pelo profissional de Educação Física”, observa.

É fundamental que as mulheres fiquem atentas aos sinais e sintomas relacionados às disfunções pélvicas (incontinência, prolapsos, entre outras) e, nos casos necessários, buscar um fisioterapeuta para avaliação e tratamento específicos. E mesmo com os possíveis impactos, a prática esportiva é bastante benéfica, já que há melhora da circulação sanguínea sistêmica, aprimoramento de aspectos cognitivos e ajuda na produção de hormônios e neurotransmissores associados ao bem-estar e controle do humor. “Tal fato é extremamente relevante para as mulheres que sofrem de transtorno pré-menstrual, ansiedade e depressão”, ressalta Dionis.

Portanto, com orientação adequada e os devidos cuidados, há bastantes benefícios para as mulheres que praticam esportes de alto impacto. O recomendável é iniciar com exercícios leves, com menor duração e aumentar o tempo e intensidade conforme o corpo for mostrando adaptações.

Fonte: Ascom/UFPI

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Piauí recebe 87 mil doses de vacina contra Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) recebeu nesta sexta-feira (16) mais 87 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 34 mil doses da Coronavac e 53 mil Astrazeneca. As doses serão usadas para imunizar o público de 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; trabalhadores de saúde e Forças de Segurança.

As 53 mil doses da Astrazeneca serão utilizadas para a primeira dose de 46% das pessoas de 65 a 69 anos; primeira dose de 0,5% dos idosos de 60 a 64 anos. Com as 34 mil doses da Coronavac, o Piauí vai aplicar a segunda dose em 2% dos trabalhadores da saúde; segunda dose de 23% do público de 65 a 69 anos; primeira dose de 3% dos trabalhadores da saúde; primeira dose de 6% dos trabalhadores das Forças Armadas e Segurança e primeira dose de 1,9% das pessoas de 60 a 64 anos.

Segundo o Secretário de Saúde, Florentino Neto, a chegada desse novo lote de vacinas traz mais esperança pra população.

“Mas não devemos relaxar nos cuidados porque seguir os protocolos salva vidas”, diz o gestor. O governador Wellington Dias chama a atenção das pessoas que estão na vez de serem imunizadas.

“Tomem a vacina porque é a nossa melhor chance de sair dessa pandemia”, afirma o governador.

Fonte: CCOM

Continue lendo

Cidades

FMS convoca 43 fisioterapeutas para a linha de frente da Covid

Publicado

em

A rede municipal de saúde segue reforçando a linha de frente de combate à Covid-19 por meio da contratação de novos profissionais. Hoje (16) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lança edital de convocação para 43 fisioterapeutas que irão atuar nos hospitais de Teresina.

Os fisioterapeutas, que atuarão em regime de plantão 24h, foram classificados no edital 1/2020 do Processo Seletivo Emergencial da FMS, realizado ano passado em função da pandemia. Eles devem se apresentar nos dias 19 e 20 abril (segunda e terça-feira), das 08h às 14h no Núcleo de Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas da FMS, que fica na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015 – Aeroporto.

O chefe do Núcleo de Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas, João Luciano de Castro e Sousa, chama atenção para a ordem de convocação de acordo com as datas definidas.

“Para evitar aglomeração, dividimos os convocados em dois grupos: 21 deles devem se apresentar na segunda (19) e os outros 22 na terça-feira (20)”, esclarece ele. O gestor chama atenção para o fato de que o candidato que não comparecer na forma estabelecida será considerado desistente.

Ao se apresentarem os candidatos deverão entregar os seguintes documentos (originais acompanhados de cópias legíveis) para comprovação e autenticação: Certidão de nascimento ou Casamento (quando for o caso); Título de Eleitor, com certidão de quitação eleitoral; Certidão de Reservista ou dispensa de incorporação (somente para homem); RG; CPF; Autodeclaração do candidato conforme anexo II do edital; Documentação que comprove os títulos indicados no currículo, conforme item 2.11 do edital; Comprovante de escolaridade exigida no Quadro I do Edital; Registro do Conselho competente; Conta Corrente Banco do Brasil; uma foto 3×4 recente; Comprovante de endereço atualizado; comprovante de inscrição no PIS/PASEP/NIT.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressalta a importância da contratação de pessoal mediante processo seletivo.

“Hoje a FMS cumpre a lei em termos de convocação de servidores. Nós temos um processo seletivo vigente, estamos convocando esses profissionais para fazerem parte do quadro”, afirma.

Edital de Convocação

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Cidades

Força-Tarefa prende acusados de roubar CMEI na zona Sul de Teresina

Publicado

em

A Força Tarefa da Secretaria Estadual de Segurança Pública e 17 Batalhão da Polícia Militar efetuaram a prisão de três pessoas na manhã desta sexta-feira (16), na região do Torquato Neto, zona Sul de Teresina.

De acordo com a Força- Tarefa, dois deles são acusados de participarem do roubo no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), no bairro Teresina Sul, na última quinta-feira (15). O outro preso é acusado de receptação dos produtos oriundos do crime.

Conforme os policiais militares, foram apreendidos oito celulares celulares, um notebook, uma motocicleta e munições.

Com informações da Ascom

Continue lendo

Popular