Cotidiano
Pesquisa aponta que Teresina tem cerca de 7.690 pessoas infectadas por Covid-19

Publicado
12 meses atrásem
Por
RedaçãoCerca de 7.690 pessoas estão infectadas pelo Novo Coronavírus em Teresina, segundo pesquisa de investigação sorológica, com testes para a Covid-19, encomendada pela Prefeitura. Os dados indicam que, para cada uma pessoa infectada na cidade, existem outras 62 não notificadas.
Os dados foram divulgados pelo prefeito Firmino Filho nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva por meio de videoconferência. A pesquisa, realizada pelo Instituto Opinar, foi realizada em duas etapas. A primeira delas, entre os dias 16 e 19 de abril, e a segunda, entre os dias 24 a 26. A maior parte dos registros está na zona Leste da cidade, com 38% dos casos. A zona Sudeste vem em seguida, com 23% dos casos positivados, a zona Sul com 23% e, por último, a zona Norte com 15%.
A primeira sondagem aponta que 0,56% das pessoas estavam com a doença, o que correspondente a 4.843 pessoas. O número é 118 vezes superior aos 41 casos registrados pelo sistema de saúde da capital no domingo anterior a coleta de dados. Já no segundo levantamento, 0,89% dos pesquisados tinham atestado positivo para a Covid-19, o que totalizaria 7.697 pessoas, quantidade 63 vezes maior que os positivos registrados no domingo anterior à pesquisa.
A relação entre os casos estimados e os casos reais é menor na segunda pesquisa do que na primeira. Isso porque, quando da realização da segunda sondagem, já havia sido iniciada a realização de um número maior de testes na cidade.
Os resultados da pesquisa em Teresina refletem um cenário sobre o número de infectados de uma semana atrás. “Todas as decisões que estamos tomando são baseadas na ciência, não especulações. Com esses dados, vamos fazer projeções mais precisas, acompanhando a evolução da pandemia”, pontuou, adiantando que serão realizadas pelo menos mais duas etapas da pesquisa.
A pesquisa mostrou também que 54% dos casos confirmados são em mulheres. A maioria dos casos positivos, 31% deles, envolve a população com idade entre 15 e 24 anos. 23% dos confirmados têm idade entre 25 e 34 anos, 15% com idade entre 35 e 44 anos, 15% com idade entre 45 e 54 anos, 8% com idade entre 55 e 69 anos e 8% com idade acima de 70 anos.
A pesquisa leva em consideração uma população estimada em 864.845 habitantes em Teresina. Foi realizada através de visitas residenciais com 15 equipes com pesquisadores do Instituto Opinar e técnicos da Fundação Municipal de Saúde. A margem de confiança é de 95% e a margem de erro considerando a amostra das duas pesquisas é de 2,31% para mais ou para menos.
Clique aqui para conferir a pesquisa na íntegra
Fonte: Ascom/PMT
Redação do Portal Diário Piauí.

Leia também
Piauí recebe 87 mil doses de vacina contra Covid-19
FMS convoca 43 fisioterapeutas para a linha de frente da Covid
Força-Tarefa prende acusados de roubar CMEI na zona Sul de Teresina
Bebê de três meses morre atropelado por motociclista em Teresina
Polícia Civil deflagra operação Fake News em Teresina
Covid-19: FMS divulga locais de vacinação nos dias 16, 17 e 18
Cotidiano
Confira o que abre e fecha na quinta e na sexta-feira em Teresina

Publicado
1 mês atrásem
17 de março de 2021Por
Redação
Governo do estado e Prefeitura de Teresina emitiram decreto com medidas que passam a valer nesta quinta-feira (18), mas com discordâncias em medidas restritivas. O decreto estadual começa a entrar em vigor hoje (18) e antecipou o feriado de 19 de outubro, Dia do Piauí, para 18 de março. Já decreto municipal autoriza a abertura das atividades comerciais na sexta-feira (19).
Nesta quinta (18), o comércio e repartições públicas não funcionam no Estado. Somente os serviços essenciais devem funcionar nesta quinta-feira, atendendo a um decreto estadual que antecipou o feriado de 19 de outubro, Dia do Piauí, para 18 de março.
Na sexta-feira (19), comércio e repartições públicas continuam fechados em todo o Estado, exceto em Teresina. O decreto estadual de 15 de março, estabelece lockdown do dia 18 ao dia 21. Neste período, funcionam apenas os serviços essenciais.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou decreto municipalque autoriza o funcionamento do comércio nesta sexta-feira (19).
De acordo com o decreto da Prefeitura de Teresina, o comércio em geral pode funcionar por até nove horas diárias, devendo cada estabelecimento informar à Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) de sua região o horário de funcionamento.
Conforme o decreto municipal, os shoppings centers poderão funcionar para atendimento ao público, de 12 às 20h, na próxima sexta-feira (19).
Quinta-feira (18)
Feriado estadual – nada funciona em todo o Piauí, exceto os serviços essenciais
Sexta-feira (19)
Lockdown – nada funciona em todo o Piauí, exceto os serviços essenciais
Sexta-feira (19)
Autorizado funcionamento do comércio e repartições públicas municipais em Teresina, por até nove horas, incluindo os shoppings, das 12h às 20h
Da Redação
Cotidiano
Músico participa bate papo com crianças e adolescentes de projeto popular

Publicado
1 mês atrásem
17 de março de 2021Por
Redação
Com 11 anos de idade, Flaubert Viana começou a dar os primeiros passos no ramo musical, isso com os ensinamentos obtidos na antiga Banda de Música do bairro Lourival Parente, na zona sul de Teresina, banda que fazia parte do Projeto Banda Escola, até hoje mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC).
O bate papo virtual com o músico Flaubert Viana acontecerá de forma gratuita, na próxima sexta-feira (19/03). Segundo o organizador, crianças e adolescentes de outras bandas do projeto também terão acesso a novas rodas de bate papo com ex alunos.
Hoje, com 36 anos e morando no Estado do Ceará, ele é saxofonista, flautista, arranjador, produtor cultural e técnico de gravações. Também tem trabalhos com diversos artistas de renome nacional, como, por exemplo, Solange Almeida, além de trabalhos em grandes emissoras de televisão.
Desta vez ele volta ao projeto de forma virtual, onde terá uma roda de conversa online com alunos da Banda Heitor Vilas Lobos, projeto da Banda Escola que atende cerca de 45 crianças e adolescentes do bairro Piçarreira, na zona leste da capital. O músico fala com alegria sobre as lições aprendidas com os maestros Simplício Cunha e Lima Cunha.
“Comecei ainda criança e sai de lá um homem preparado para o mercado de trabalho e por isso me sinto honrado em ter essa conversa com essas crianças e adolescentes. Irei compartilhar com eles minhas experiências profissionais e a maneira como o projeto me ajudou a não entrar no mundo da criminalidade”, comenta Flaubert Viana, que já está de malas prontas para uma nova jornada profissional no Estado do Pernambuco.
A Banda Heitor Vilas Lobos é regida pelo Maestro Micael Fideles. Ele conta que essa iniciativa nasceu da ideia de compartilhar com as crianças e jovens as experiências de quem já passou pelo projeto e que hoje vive da música.
“Hoje o mercado musical conta com muitos profissionais oriundos do Projeto Banda Escola, por isso no início do ano iniciamos esse projeto de troca de experiências para que nossos alunos se sintam mais motivados a continuarem nas aulas”, diz Micael Fideles, enfatizando ainda que, com o aumento da criminalidade, a cada dia que passa está mais difícil tirar os jovens do caminho da criminalidade.
Fonte: Ascom/PMT
Cotidiano
APL pede tombamento do prédio do Meduna

Publicado
2 meses atrásem
3 de março de 2021Por
Redação
A Academia Piauiense de Letras (APL) solicitou ao prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), o tombamento do prédio que abrigou o Hospital Meduna, no bairro Cabral, zona Norte da capital.
A solicitação foi motivada pelo recente noticiário dando conta de que o imóvel seria demolido. O assunto foi discutido em três sessões da Academia. A posição da APL foi aprovada por unanimidade.
No ofício encaminhado ao prefeito, com data de 1º deste mês, o presidente da APL, Zózimo Tavares, destaca que o remanescente da antiga edificação do Meduna, inaugurada em 1954, é dotada de valor histórico, merecendo proteção.
“Não há dúvidas de que o Sanatório Meduna, pelo seu passado, desperta o interesse público, por se tratar de instituição que prestou serviços relevantes à comunidade local por mais de mais 50 anos, constituindo, de tal modo, parte da história de Teresina”, assinala.
A previsão de tombamento dos bens representativos do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, do Município de Teresina, é matéria disciplinada na Lei de Tombamento (n.º 3.602 de 27.12.2006).
Com informações da APL

Policial militar reage e mata dois suspeitos de roubo em Timon

Dr. Pessoa e Thanandra Sarapatinhas visitam terreno onde será o novo Centro de Zoonoses

Confira as atividades essenciais autorizadas a funcionar neste fim de semana

Bolsonaro confirma que passará por nova cirurgia

Motorista morre após tombar carreta na BR-135, no Sul do Piauí

Jovem é assassinado a tiros em Parnaíba por engano

Corinthians empata com São Bento em mais um tropeço

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina

Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos
Artigo – O Livro de Jó
Popular
- Cidades4 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política2 semanas atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia4 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte4 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Cidades4 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Política2 semanas atrás
Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – O Livro de Jó
- Cidades3 semanas atrás
Polícia prende suspeitos de assassinar adolescentes de Teresina em ‘tribunal do crime’