O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (28), que seu antecessor, o papa Bento XVI, está “muito doente”. Ele pediu aos fiéis que rezem pelo pontífice emérito, de 95 anos, para que Deus o console “até o fim”.

O Vaticano não deu mais detalhes sobre a saúde de Bento XVI, que renunciou ao cargo de pontífice em fevereiro de 2013, tornando-se o primeiro papa a se aposentar em 600 anos.

Bento XVI vive em um convento no Vaticano. Nos últimos anos, tem dedicado sua vida pós-papado à oração e à meditação. Segundo relatos, a saúde do religioso alemão tem ficado cada vez mais frágil.

– Gostaria de pedir a todos uma oração especial, pelo papa emérito Bento. Lembre-se dele. Ele está muito doente. [Peça] ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor pela igreja, até o fim – disse Francisco após uma audiência de uma hora.

Não ficou claro se Francisco estava se referindo à saúde de Bento, em geral, ou se seu antecessor sofre de alguma nova doença.

Um porta-voz do Vaticano, questionado sobre a saúde de Bento XVI, disse que a assessoria de imprensa estava buscando mais informações.

Há alguns meses, o secretário de longa data de Bento XVI, o arcebispo Georg Gaenswein, disse ao Vatican News que o papa emérito estava “relativamente fraco”, embora “de bom humor”.

*AE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *