Mais de duas décadas após criar o primeiro programa de fidelidade do varejo alimentar brasileiro, o Pão de Açúcar lança o novo Pão de Açúcar Mais com foco em fidelizar ainda mais seus clientes premium. A rede Pão de Açucar é o negócio com maior foco e destaque dentro do processo de turnaround do GPA, iniciado em 2022, que tem como meta a retomada da posição da bandeira como referência no segmento de supermercados premium, voltado ao público A e B, junto com o Minuto Pão de Açúcar, formato de proximidade da marca. Com a reformulação do programa, o Pão lança também o Cliente Mais Gold e o Cliente Mais Black, que segmenta seus clientes conforme níveis de frequência e volume de compras, oferecendo benefícios exclusivos e que foram muito reconhecidos em pesquisas feitas com os consumidores da marca. O novo programa de fidelidade estará disponível no aplicativo Pão de Açúcar Mais a partir de 25 de maio de 2023.

O Pão de Açúcar Mais é uma das principais e mais poderosas ferramentas de fidelização, fornecendo informações sobre o comportamento de consumo de mais de 11 milhões de clientes que compõem a base do programa. Com isso, a rede pode oferecer ofertas personalizadas, descontos alinhados ao desejo e necessidade de cada um desses consumidores, e, também, estruturar comunicações cada vez mais direcionadas e assertivas. Com as mudanças, o objetivo é ampliar em até 30% a base dos clientes premium do programa até o final do ano.

Como vai funcionar

A partir de pesquisas quantitativas e de usabilidade feitas com consumidores, o programa foi todo reformulado para oferecer mais benefícios de acordo com o perfil de compra de cada cliente. Dessa forma, além de se tornar Cliente Mais apenas ao baixar e se cadastrar gratuitamente, o consumidor poderá evoluir de nível ao cumprir duas missões em 12 semanas: uma de recorrência de compras e outra de ticket gasto nas lojas (Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar) e no e-commerce.

Ao cumprir as duas missões no período estipulado, o cliente pode ser tornar um Cliente Mais Gold ou Cliente Mais Black, que têm ainda mais benefícios exclusivos. Caso não atinja os objetivos, permanece com os benefícios do Cliente Mais:

Cliente Mais Black:

Cliente Mais Gold:

Cliente Mais:

Complementando as mudanças no programa de fidelidade e buscando melhorar a jornada de navegação no aplicativo, a interface também foi aprimorada. Na aba do programa “Cliente Mais” dentro do APP, por exemplo, além das missões, estarão reunidos o saldo Stix com o valor disponível para cashback no caixa. E o valor de cashback disponível também estará disponível para os usuários do Cartão de Crédito Pão de Açucar.

Também para melhorar a experiência no app, foi desenvolvida uma nova home focada para compras online com atalhos para “Meus Favoritos” e categorias de produtos. Outra evolução foi a simplificação do processo de compra, que passa a oferecer automaticamente a modalidade de entrega para mais adequadas para aquela compra: “Clique e Retire”, podendo retirar na loja de preferência a partir de 60 minutos; e/ou “Pra Já”, com entrega em minutos; e/ou “Express”, com entrega a partir de 2 horas.

Com as alterações na interface, que estão sendo feitas gradualmente nos últimos meses, a quantidade de usuários ativos mensais no app aumentou 39% em um ano, enquanto a participação do aplicativo nas vendas digitais cresceu 19% no mesmo período. Esta evolução também foi impulsionada pela última campanha de markenting “Vem para o APP” lançada em abril.

Foco no “Pão”
“O Pão é uma marca icônica que marcou e marca a história do varejo alimentar no Brasil e também a memória dos consumidores, que estão sempre no centro de todas as nossas decisões. O foco na marca Pão de Açucar tem sido dado desde o ano passado, quando a marca entrou em um momento muito especial de reconexão com os nossos clientes, depois da reforma de mais de uma centena de lojas e também com o aprimoramento de nossos serviços em uma série delas, sempre com o propósito da marca de inspirar e alimentar momentos de felicidade”, comenta Christiane Cruz Citrângulo, diretora de Fidelidade, Marketing e Clientes do GPA.

Em 2022, a marca resgatou pilares estratégicos e reforçou o território de felicidade, primeiro por meio do concurso cultural e lançamento da Nova Música do Pão, com apoio ao Rock in Rio 2022 e depois com a retomada do tradicional Circuito de Corridas do Pão de Açúcar. “Estamos trazendo com cada vez mais força a visibilidade dos pilares estratégicos da marca para nossos clientes, com ações desenhadas para continuarmos sendo referência de supermercado premium em qualidade, variedade e atendimento no Fresh, trazendo o Bem–Estar por meio do esporte, sustentabilidade e saudabilidade, e sendo disruptivos em nosso programa de Relacionamento, com o programa que mais surpreende o seu cliente, e que agora está sendo relançado com pioneirismo em território nacional ”, complementa Christiane.

Este ano, o Pão de Açúcar continua com essa estratégia ao anunciar o patrocínio do MasterChef Brasil, o maior e principal talent show de gastronomia do Brasil. “Estar no programa reforça nosso pilar de gastronomia, que é um grande diferencial do Pão: os clientes sabem que nas nossas lojas vão encontrar produtos exclusivos e a melhor experiência no atendimento omnicanal sendo referência em supermercado premium”, avalia. E como parte disto, a estratégia também envolve a reforma e a melhoria de serviços nas lojas, como comentei. Para isso, algumas unidades premium selecionadas estão passando por um processo de revitalização que contempla melhorias em infraestrutura, atualização de mobiliários e renovação da comunicação visual da loja. Ainda, oferecem alguns serviços especiais como empacotador, atendente de vinhos e queijos e especialista de clientes, trazendo mais comodidade e inovação para os clientes.

“Cliente Mais?”
Para anunciar o novo Pão de Açúcar Mais, o Pão de Açúcar lança neste domingo (28/5), no intervalo do Fantástico, da TV Globo, a campanha do programa. E a partir de Junho, a rede divulgará a inovação com ainda mais força. Idealizada pela BETC Havas, o conceito resgata a relevância de ser um Cliente Mais. “Todo mundo já ouviu a pergunta ‘Cliente Mais?’. Isso é um orgulho para o Pão e uma grande marca do nosso programa de relacionamento. Milhões de clientes participando e milhares deles visitando nossas lojas mais de 9 vezes por mês. Isso precisa ser valorizado e será com o relançamento do nosso programa, trazendo agora o Cliente Mais Gold e o Mais Black. Isso é associado a ótima experiência de compras e à qualidade inegociável de nossos produtos. A fidelidade virou uma marca do Pão na memória dos clientes. E, para nós, é uma conexão muito forte com eles, o programa de fidelidade é uma das principais formas de conhecermos os consumidores e oferecermos exatamente o que eles buscam de forma personalizada”, comenta Christiane.
Com isso, a campanha traz que o cliente do Pão é Mais Cliente, cada um com sua personalização, ao mesmo tempo que a rede sabe quem é, do que gosta e com quem tem uma relação. E, por isso, criou o novo programa, ou seja, o novo Cliente Mais agora é Mais, é Mais Gold, e Mais Black, com muito mais benefícios para quem é mais Pão.

“A construção do conceito para esse novo momento do programa partiu da pergunta que virou marca registrada do Pão: ‘Cliente Mais?’. A partir desse residual, fizemos a virada para Mais Cliente e trouxemos a personalização que fica ainda mais forte neste novo momento: Mais Nyna, Mais Shirley, Mais Paula. Clientes reais e histórias reais”, explica Paula Junqueira, Creative Director da BETC HAVAS.

Sobre o Pão de Açúcar
Com lojas distribuídas em 13 estados do Brasil, o Pão de Açúcar oferece soluções eficientes e inovadoras para deixar a compra de seus consumidores mais fácil, prática e gostosa. Focada no segmento premium de varejo alimentar, a marca é parte do GPA, uma das maiores companhias do varejo nacional. O Pão de Açúcar é pioneiro em inciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 11 milhões de cadastrados. A marca está presente em supermercados (mais de 190 lojas), lojas de bairro (Minuto Pão de Açúcar, com mais de 130 unidades), e-commerce (www.paodeacucar.com) e por meio de seu aplicativo Pão de Açúcar Mais – gratuito e disponível nas lojas App Store e Google Play.

Fonte: Ascom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *