O Palácio do Karnak, sede do Governo do Estado do Piauí, recebeu na quarta-feira (28), Dia Estadual e Mundial do Orgulho LGBTQIAPN+, a iluminação com as cores da bandeira da diversidade. O momento, que faz parte da campanha “Aqui Tem Lugar para LGBTQIA+”, é histórico e marca, de forma simbólica, o compromisso da gestão com a comunidade.

Para Joseane Borges, diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIAPN+ da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) este é um momento de alegria.

“É sobre representatividade e o compromisso do Karnak com a garantia de direitos da população”, aponta.

Vitor Kozlowski, gerente de Enfrentamento à LGBTQIAfobia, ressalta que a campanha “Aqui Tem Lugar para LGBTQIA+” vai fazer formação em escolas e ações de afirmação para espaços que firmem compromisso com a promoção de cidadania para a comunidade.

“Este é um momento histórico que marca que temos um governo democrático que combate a discriminação”, acrescenta.

Brenda Felix, coordenadora do Centro de Referência “Raimundo Pereira”, revela que este é o momento que a população LGBTQIAPN+ recebe o acolhimento do Governo do Piauí. “Quando o este prédio, que representa o poder máximo do Piauí, ilumina o prédio com as cores, isto dá esperança para que o Piauí se torne um território livre de preconceito”, aponta.

A iluminação de prédios públicos com as cores da bandeira LGBTQIAPN+ é um ato simbólico que acontece em todo o mundo. Monumentos como a Estátua da Liberdade, Casa Branca e a Torre Eiffel, por exemplo, já receberam este tipo de iluminação em respeito à sigla.

Da Redação
Foto: Paulo Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *