Conecte-se conosco

Cidades

Pagamento do IPVA em janeiro tem 15% de desconto na cota única

Publicado

em

Portal de Notícias

CIDADES

Pagamento do IPVA em janeiro tem 15% de desconto na cota única

Redação

por REDAÇÃO / nenhum comentário
at 18 | 12 | 19 12:21h

Share on Whatsapp
Share on Facebook
Tweet about this on Twitter

O ano de 2020 chegou e com ele vem o novo calendário de pagamento do IPVA. O imposto sobre veículos automotivos passa a vencer no mês de março para todos os contribuintes. Até 2019, o pagamento era feito de acordo com o fim da placa do carro.

De acordo com as novas regras, o contribuinte poderá antecipar o pagamento da cota única para os meses de janeiro e fevereiro, se assim preferir. Quem optar por pagar no primeiro mês do ano terá um desconto de 15%. Em fevereiro o abatimento na cota única será de 10%. Quem quiser deixar para pagar só em março a cota única, o desconto será de 5%.

Ainda segundo o novo calendário, o pagamento do IPVA em 3 cotas só pode ser feito a partir de março. A primeira cota vence no dia 31, último dia útil de março. As seguintes no dia 30 de abril e 29 de maio. Quem optar pelo pagamento em três cotas não terá direito ao desconto.

“Estamos nos adequando a uma tendência que já é realidade há anos em outros estados. Aqui ainda vamos ter um diferencial que é estender o desconto nos três primeiros meses do ano. Quem optar pela cota única tanto em janeiro, fevereiro ou março, pagará com o desconto, que é gradual de acordo com o mês”, explica o superintendente da Receita Estadual, Emilio Junior.

Parte dos recursos arrecadados com o IPVA, 40%, são investidos no Estado, outros 40% são destinados aos municípios e 20% vão para o Fundeb.

Estados como Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins já unificaram o pagamento no início do ano.

Da Redação

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Novas cepas da Covid foram confirmadas em três pacientes residentes em Teresina

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen), confirma que foram detectadas no Piauí a variante P.1 derivada da linhagem B.1.1.28 e a variante P.2 derivada da linhagem B.1.1.33, novas cepas do SARS-COV-2.

Os pacientes são residentes de Teresina nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim, onde eles relataram terem mantido contato com pessoas oriundas do Maranhão e Amazonas, onde há o registro das mesmas variantes. Um deles tem idade de nove anos, sexo feminino e o outro de 18 anos do sexo masculino. O terceiro paciente é residente no bairro São Joaquim, tem 56 anos e esteve em Pedreiras no Maranhão.

Os exames dos pacientes foram encaminhados ao Lacen Bahia, laboratório de referência para o sequenciamento dos casos do Piauí. Segundo a Coordenadora de Epidemiologia/CIEVS, Amélia Costa, o sequenciamento genético não é um método de diagnóstico.

“Mas a análise do seu resultado permite quantificar e qualificar a diversidade genética viral circulante no país. Até agora, foram encaminhadas ao Lacen Bahia, 19 amostras provenientes do Piauí. Estamos em constante monitoramento”, diz Amélia.

A Coordenadora chama a atenção da população para a importância seguir os decretos e manter as normas de higiene, evitando aglomerações.

“As novas variantes impactam nos números, mas não são as únicas responsáveis pela situação que estamos vivendo. Devemos manter o distanciamento, usar máscaras, álcool e evitar aglomerações”, afirma.

Fonte: CCOM

Continue lendo

Cidades

Paciente mata enfermeiro dentro de clínica em Picos

Publicado

em

O técnico de enfermagem Edigar da Silva Santos, 49 anos, foi morto enquanto trabalhava na madrugada desta terça-feira (13) na Clínica e Maternidade Anizinha Luz, em Picos, no Sul do Piauí. A vítima apresenta lesões pelo corpo, sobretudo na cabeça, que indicam suposto espancamento. O acusado do homicídio foi identificado por Marcos Vinícius Lopes, de 26 anos.

De acordo com informações do major Elias, da Polícia Militar em Picos, Marcos Vinícius estava internado em um dos apartamentos da Maternidade, que também atende outras áreas da saúde, além da obstetrícia.

Não foi possível, até o momento, identificar a causa do crime e que arma pode ter sido utilizada. Por volta das 7h, Marcos Vinícius foi encontrado na Avenida Getúlio Vargas, em frente a uma farmácia. No momento da captura, ele demonstrou estar desorientado e tentou resistir à prisão.

 “O suspeito no momento da prisão encontra-se desnorteado”, frisou o major Elias. 

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Vigilância Sanitária multa 56 estabelecimentos comerciais em Teresina no último final de semana

Publicado

em

A Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa) da Fundação Municipal de Teresina (FMS) aplicou 56 penalizações a estabelecimentos comerciais no último final de semana, sexta, sábado e domingo (9, 10 e 11). Nessas datas estava em vigor o decreto estadual com medidas mais restritivas de combate a Covid-19.

A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela, informa que o monitoramento ocorre em todas as zonas de Teresina rotineiramente com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Sobre as penalizações, a gerente informa quais são as mais recorrentes. “São as aglomerações de pessoas, funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais e consumo de alimentos e bebidas dentro de bares e restaurantes”, esclarece.

Ela destaca que tem o apoio da população ao informar onde está acontecendo o descumprimento do decreto. A Gevisa disponibiliza os fones 3215 9102 e 3215 9115 para a população fazer denúncias.

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Popular