Outubro Rosa: Coordenadoria de Mulheres participa de lançamento

A coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, participou do lançamento da campanha Outubro Rosa realizada pela Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN). No evento, estiveram presentes a secretária Rejane Tavares e o palestrante presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, Dr. Luiz Ayrton Santos Júnior.

Durante a solenidade foram apresentadas as ações de prevenção ao câncer de mama e os cuidados com a saúde da mulher como atividade do Programa Pró- Equidade, Gênero, Raça e Diversidade.

“Na nossa Secretaria atualmente, temos uma equipe de 107 mulheres e 102 homens e destes 86 têm mais de 50 anos e se juntamos esse dado com os dados de câncer de mama temos uma preocupação com a saúde da mulher. O Outubro Rosa é uma oportunidade da gente refletir sobre a saúde da mulher em várias dimensões porque a gente precisa trabalhar, mas também cuidar da saúde. Essa ação está inserida nas ações do Programa Pró- Equidade, Gênero, Raça e Diversidade visando ter uma melhoria na qualidade da saúde das mulheres, pois o ambiente do trabalho é uma extensão da nossa casa”, pontua a secretária de Planejamento, Rejane Tavares.

Atualmente, a SEPLAN tem 4 superintendências e destas 3 são ocupadas por mulheres, 13 diretorias e 5 são ocupadas por mulheres, 22 gerências e 8 são ocupadas por mulheres, e 19 coordenadorias e 13 são ocupadas por mulheres e somando todos os cargos de gestão existem 30 mulheres em cargos de gestão e 29 homens.

“As instituições quando colocam em prática programa como o Estadual de Pró- Equidade, Gênero, Raça e Diversidade percebemos, que ações como Outubro Rosa levam em consideração a saúde da mulher pois o ambiente coorporativo muitas vezes não leva isso em consideração. Em ações como estas temos a oportunidade de falar da prevenção de doenças como também da violência contra a mulher porque tudo está interligado. Se junta o Estado, a sociedade civil e a Fundação Maria Carvalho podemos desenvolver um trabalho de prevenção e o resultado é mais eficiente”, pontua a coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa.

O presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, Dr. Luiz Ayrton Santos Júnior, destacou que levar a informação para as mulheres e homens sobre o câncer de mama desperta a consciência de prevenir o câncer de mama nas mulheres e isso resulta em ações como esta que podemos explicar como funciona desde a prevenção ao tratamento.

“Somente esse ano já tivemos 187 casos novos e deste mais de 50 % tiveram seu diagnóstico no início da doença. Quando descobrimos a doença no seu estágio inicial a mulher tem mais chances de ser curada e para que isso aconteça é importante que a mulher faça anualmente o exame da mama”.

A servidora da SEPLAN, Adamilsa Vieira, portadora de Câncer de mama descobriu em 2000 durante durante o exame de rotina. “Descobri a doença no início e fazer o trabalho com o suporte familiar, médicos e do local de trabalho sem dúvidas me permitiu vencer a doença. Atualmente, eu busco sempre sensibilizar as mulheres ao meu redor para fazer os exames de rotina e a SEPLAN colocando em práticas ações de equidade de gênero, raça e diversidade vai permitir que as mulheres principalmente, sintam-se encorajadas e apoiadas a cuidarem da própria saúde e isso gera mais produtividade no trabalho quando estamos com a saúde em dia”

Durante o mês de Outubro a Coordenadoria da Mulhere irá desenolver ações com a sociedade civil, as instituições de prevenção do Câncer de mama.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste