​Além da Governadora Regina Souza, os ex-governadores Wilson Martins e Wellington Dias, todos filiados ao PT, encabeçam e lideram, estratégica e vitoriosamente, a campanha governista eleitoral da sucessão majoritária de 22, com o sugestivo nome de TIME DO POVO, com Rafael Fonteles, candidato a Governador, e Themístocles Filho (MDB) de Vice.

E nada mais bem lançado que esse apelido; porque soberano é o povo mesmo, desde que usando as suas prerrogativas constantes da Constituição Federal.

​Regina Souza, atualmente Governadora do Piauí, formatou e/ou construiu toda sua experiência política nos movimentos sociais de base, sendo a maior liderança do Estado nessa área.

​Esses movimentos sociais têm na Governadora a sua liderança maior e nenhum outro político detém a participação e conhecimento integral como Regina Souza desses movimentos de base social.

​Os ex-governadores Wilson Martins e Wellington Dias são, também muito fortes; Wellington Dias é a maior liderança política da história do Piauí, tendo sido eleito e reeleito Chefe do Executivo do Piauí por quatro mandatos e sempre no primeiro turno. E Wilson Martins elegeu-se Governador pela sua estratégica ação na área médica. E notabilizou-se pelos rodoanéis que construíra em todo o Piauí e pelos Planos de Cargos e Carreiras dos Servidores que aprovou para várias carreiras de servidores do Estado.

​Wilson Martins, ex-PSB, agora PT, foi guindado à Chefe do Poder Executivo Estadual, com o apoio irrestrito de Wellington Dias; Foram dissidentes e/ou divergentes, mas agora Wilson está no PT, demonstrando, sobretudo a sua gratidão ao líder Wellington Dias, quando o escolhera Vice-governador do Estado, com a desistência de Adalgisa Moraes Souza, convidada por Wellington Dias em 2002.

​Ainda compõem o TIME DO POVO, o Senador Marcelo Castro, o deputado federal Júlio César e o seu filho Georgiano Neto, líder em voto para deputado estadual.

​O deputado Henrique Pires (PMDB), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, ex-Presidente da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, ex-Secretário Nacional do Turismo e Secretário Nacional de Saúde no Governo Michel Temer. Foi também presidente do PMDB-jovem por vários anos, além de engenheiro contratado da FUNASA.

​Também está no TIME DO POVO, o experiente deputado Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, por 9 mandatos, e companheiro na Chapa Governista, com Rafael Fonteles, na condição de postulante à Vice-governadoria.

​A coligação TIME DO POVO está sendo apoiada por 26 dos 30 deputados estaduais, com assento na Assembleia Legislativa. Estima-se que esses 26 deputados teriam 650 mil votos.

​O ex-Governador Antônio José de Moraes Souza Filho e Presidente da Federação das Indústrias do Piauí , além de ex-deputado estadual e ex-prefeito de Parnaíba também está na coligação TIME DO POVO.

​Apoiam também a coligação TIME DO POVO, os deputados federais Rejane Dias, ex-primeira-dama do Estado e líder em voto para deputado federal; Fábio Abreu, Marco Aurélio, Flávio Nogueira, Marina e Merlong que obtiveram, na última eleição apoiamento com 680 mil votos.

​Por conseguinte, somando-se os votos obtidos pelos 26 deputados estaduais que apoiam Rafael Fonteles, com os 680 mil votos dos 7 deputados federais que dão sustentação ao candidato da coligação TIME DO POVO, teríamos, então, historicamente, 1.330.00 eleitores que votariam em Rafael Fonteles para governador; assegurando, portanto, a eleição de Rafael Fonteles para Governador do Estado do Piauí no primeiro turno.

O Senador Marcelo Castro, também campeão de voto, está nesse time vitorioso.

​Ademais, o candidato das oposições tem pouco ou quase nenhuma identificação com os movimentos sociais de base; enquanto os governistas, especialmente Regina Souza, asseguram à coligação TIME DO POVO, uma extraordinária identificação com os anseios e desejos das categorias ou classes mais necessitadas e fragilizadas do Povo.

​Como disse o Coordenador da Campanha de Rafael Fonteles, advogado Chico Lucas, o candidato governista vencerá em todos os municípios, entretanto, quero destacar as grandes cidades de Picos, Piripiri, Esperantina, José de Freitas, Barras, Água Branca, Piracuruca, São João do Piauí, Campo Maior, Parnaíba (ex-governador Mão Santa poderá eleger a sua filha para deputada estadual, mas Rafael Fonteles terá maioria no município).

​O ex-Governador Wellington Dias, futuro Senador da República, e Regina Souza, detém fortes correlações com as classes sociais mais frágeis economicamente do Estado.

Magno Pires – Vice-presidente da Academia Piauiense de Letras, Diretor-Geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí/IAEPI; Ex-secretário de Administração do Piauí; Ex-Presidente da Fundação CEPRO; Advogado da União (aposentado); Ex-advogado da Cia. Antarctica Paulista, atual AMBEV, por 32 anos; professor e jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *