Operação da Guarda Municipal no Angelim reduz em 50% roubos e furtos

Pelo segundo fim de semana consecutivo, a Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) ocupou o bairro Angelim, na zona Sul de Teresina, durante a operação Saturação. A região foi escolhida pelo índice de criminalidade. Neste sábado (13), os guardas municipais ficaram em patrulhamento ostensivo em uma área de cerca de 14 km. De acordo com dados colhidos nos distritos policiais da região, a redução de roubos e furtos foi de 50% no dia da operação.

“O objetivo primeiro da operação não é fazer prisões, mas atuar na segurança preventiva para evitar que o crime aconteça. Pelo segundo fim de semana seguido fomos ao Angelim e tivemos uma resposta muito positiva dos moradores que contaram que os roubos diminuíram não só durante o sábado quando a gente esteve lá, mas também durante a semana. A ideia é justamente devolver essa sensação de segurança”, explica Nixon Frota, comandante da GCM.

Desta vez, 35 GCMS em 11 viaturas participaram da operação que se estendeu nos turnos tarde e noite.

Nixon Frota reforça que o contato mais próximo com os moradores têm sido fundamental para o planejamento de novas estratégias. A operação segue por tempo indeterminado com ocupação de bairros em outras zonas da cidade, inclusive rurais.

“Estamos conversando com os moradores para entender a vulnerabilidade da área e assim possamos traçar novas estratégias. Nesses dois fins de semana, a operação foi no sábado e no mesmo bairro, mas vai se estender por outras regiões da cidade e não só no fim de semana. O bairro será escolhido levando em consideração o índice de criminalidade”, anunciou o comandante da GCM de Teresina.

Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste