Política
OMS declara pandemia do coronavírus

Publicado
1 ano atrásem
Por
RedaçãoA Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) uma pandemia do coronavírus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.
Na prática, ao anunciar a pandemia, a agência de saúde indica que governos devem trabalhar não mais para apenas conter um caso. Mas atuar também para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Estratégias direcionadas apenas para identificar casos e isolar pessoas precisam ser trocadas por um plano sanitário que evite mortes.
A mudança no status não significa que a taxa de letalidade tenha sido incrementada. Mas que a OMS apela para que governos adotem medidas mais duras e agressivas.
Em apenas uma semana, o número de países afetados passou de 45 para mais de 110. O Brasil tem ao menos 35 casos confirmados.
Até agora, a entidade insistia que a proliferação em grande escala apenas estava sendo registrada em cidades chinesas, com o casos fora do país asiático ainda podendo ser contidos. Isso, em termos técnicos, não representaria uma pandemia e, portanto, a entidade resistia em passar para um nível superior de alerta.
Mas, nos últimos dias, a agência com sede em Genebra já vinha alertando que a capacidade de sistemas de saúde em freara o surto estava se esgotando. O risco global foi elevado na semana passada para “muito elevado” e preparações para uma nova fase começaram a ser feitas.
Até o início da semana, a OMS estimava existia uma “janela de oportunidade” para conter o vírus. Mas tal fresta estava “se fechando”.
Enquanto Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, fazia o anúncio na sala de operações da entidade, telões pelas paredes mostravam a dimensão do surto pelo mundo. 118 mil casos confirmados e mais de 4,2 mil mortes.
Desse total, mais de 80 mil casos estão na China. Mas a alta no número de casos na Itália, Irã e Coreia do Sul e a expansão para novas regiões transformaram a maneira pela qual a OMS reage à situação.
Tedros insiste essa é a primeira pandemia que pode ser contida. Mas ele diz que, desde que saiu da China, número de casos foi multiplicado e hoje está em 114 países. Na avaliação da OMS, o número de casos deve aumentar ainda mais nos próximos dias.
Fonte: Folhapress
Foto: Divulgação/OMS
Leia também
Boletim: Piauí atinge 36 mortes e 713 casos positivos de Covid-19 em 24h
Boletim da Sesapi confirma mais 31 mortes por Covid-19 em 24h
Piauí atinge 37 mortes; Em 24h, 17 municípios registraram óbitos
Covid-19: Piauí atinge 46 mortes e 1213 casos positivos em 24h
Covid-19: Brasil registra 3.829 mortes e 92.625 infectados em 24 horas
Covid: Piauí registra 43 mortes e 1313 casos positivos em 24h
Política
Wellington Dias espera que uso da vacina Sputinik seja aprovado até sexta-feira

Publicado
10 horas atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, disse, nesta segunda-feira (12), que há expectativa de ter uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a importação da vacina Sputinik até a próxima sexta-feira (16). O imunizante foi comprado pelos estados nordestinos em parceria com o Ministério da Saúde. “O próprio Ministério da Saúde também fez uma compra de doses dessa vacina”, afirmou.
Segundo o governador, a Sputinik tem boa eficácia na imunização, é usada por 58 países. “Queremos essa decisão com base na Lei 124 de 2021, em que o Congresso Nacional determina que vacina já aprovada por agência reguladora de outro país possa ser utilizada em nosso país”, explica Wellington.
Para ele, o Brasil precisa de vacinas. “Esperamos a decisão da Anvisa em primeiro lugar e, em caso de não aprovação, iremos recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou Wellington Dias.
Fonte: CCOM
Política
Dr. Pessoa entrega praça e complexo esportivo na zona Norte

Publicado
12 horas atrásem
12 de abril de 2021Por
Redação
Dando continuidade ao cronograma de entrega de obras dos 100 dias da nova gestão, o prefeito de Teresina doutor Pessoa inaugura na manhã desta terça-feira (13), obras na zona norte da capital.
Entre os empreendimentos a serem entregues está a praça do residencial Inglaterra. O local contou com R$ 309.438,27 (trezentos e nove mil quatrocentos e trinta e oito reais e vinte e sete centavos) em investimentos com recursos próprios da prefeitura.
Também será inaugurada a reforma do campo de futebol do bairro Nova Brasília, na zona Norte da cidade. Com um investimento de R$ 91.372,66 (noventa e um mil, trezentos e setenta e dois reais e sessenta e seis centavos), a obra será uma opção de lazer no local, além de fomentar o esporte na região.
O prefeito finalizará a agenda da manhã visitando a revitalização das alças da ponte primavera e estaiada que sofreu a ação de grafiteiros. A ação visa preservação do bem público.

Da Redação
Política
Pacheco consultará técnicos para avaliar se CPI ampla é constitucional

Publicado
15 horas atrásem
12 de abril de 2021Por
Redação
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vai consultar técnicos da Secretaria-Geral da Mesa e da Advocacia da Casa para avaliar se o pedido de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid ampla, com a investigação não somente de ações do governo federal mas também de estados e municípios, é constitucional.
Isso porque o artigo 146 do regimento interno do Senado estabelece que não se admitirá CPI sobre matérias pertinentes à Câmara dos Deputados, às atribuições do Poder Judiciário e aos estados.
O pedido original de CPI para a investigação de eventuais irregularidades em ações em meio à pandemia foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e abrange somente o governo federal. Na prática, se focaria no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e no Ministério da Saúde.
Randolfe conseguiu preencher os pré-requisitos necessários, mas, o pedido ficou parado à espera de análise por mais de dois meses na mesa do Rodrigo Pacheco. Após questionamento dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) ao STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro da Corte Luís Roberto Barroso determinou a instalação da comissão na semana passada.
Enquanto isso, desde o início de março, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) articulava outro pedido para uma CPI que incluísse estados e municípios, sem conseguir fazê-lo decolar. O governo não queria fomentar uma CPI se a outra pedida por Randolfe realmente não tomasse forma.
O requerimento de Girão só ganhou força nos últimos dias, quando senadores governistas o enxergaram como alternativa para ampliar o escopo de atuação do colegiado e tirar o governo federal da mira dos parlamentares.
Essa estratégia ganhou força após Kajuru divulgar ontem conversa que teve com Jair Bolsonaro em que o presidente defende a inclusão de governadores e prefeitos. O presidente reclama que a CPI vai investigar somente o governo federal e afirma ter receio de que, dessa forma, o relatório da comissão seja “sacana”.
Para Bolsonaro, é preciso “fazer do limão uma limonada”. Kajuru concorda com as ponderações do presidente sobre a CPI e afirma que trabalhará para ampliar seu escopo. Para parte dos senadores, essa ampliação inviabiliza o funcionamento da comissão.
Fonte: Folhapress

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em abril

Luiz Ayrton Santos Júnior toma posse na APL nesta terça-feira

Sesapi retifica informação e afirma que Piauí não atingiu recorde de mortes por covid-19 em 24h

Missa de sétimo dia do ex-prefeito Firmino Filho é marcada por comoção e saudade

Wellington Dias espera que uso da vacina Sputinik seja aprovado até sexta-feira

Dr. Pessoa entrega praça e complexo esportivo na zona Norte

Piauí atinge novo recorde e registra 57 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
Artigo – Controvérsias intermitentes

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
Popular
- Cidades3 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política7 dias atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia3 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte3 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Política4 semanas atrás
Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – Controvérsias intermitentes
- Cidades4 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Política1 semana atrás
Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos