Conecte-se conosco

Cidades

Obras do Lagoas do Norte diminuem risco de alagamentos na região

Publicado

em

A zona Norte de Teresina era tradicionalmente a região que alagava quando as chuvas atingiam a cidade com mais força, provocando o desalojamento de milhares de pessoas. Essa realidade vem sendo modificada ao longo do tempo, principalmente porque uma das principais diretrizes do Programa Lagoas do Norte é reduzir o alagamento da região por meio de obras de drenagem.

Durante a forte chuva que caiu na cidade neste quarta-feira (05), as regiões beneficiadas na primeira fase do programa e as que vivem nos locais onde hoje estão acontecendo obras da segunda fase não tiveram problemas de alagamento. Atualmente, o PLN está fazendo investimento de mais de R$ 24 milhões em duas obras.

Uma delas é o Canal do Matadouro, no bairro Matadouro. Nesse local antes havia um córrego, utilizado para o acúmulo irregular de lixo, onde as famílias construíram casas em cima da passagem da água. O programa já realizou a construção de 3,4 km de rede de esgoto e mais de 400 ligações intradomiciliares. A parte de drenagem dessa obra está sendo finalizada e a urbanização já começou. Está sendo implementado calçamento com pista para caminhada, mas o projeto prevê ainda a instalação de playgrounds, bancos, lixeiras, iluminação pública, arborização e academia.

A dona de casa Eliane Ferreira de Carvalho, que mora há 39 anos nas margens do canal, atestou a eficiência da obra, mesmo ela ainda estando em execução. “Durante essa chuva nós fizemos a prova dos nove. A chuva foi muito forte e muito demorada, e percebemos que o canal funcionou mesmo. A água não chegou na nossa porta, nem invadiu as casas, não chegou nem próximo do que chegava antes. Então, estamos vendo que funcionou”, afirma.

A eficiência das obras também vem sendo percebida ao longo dos anos no trabalho da Estação Elevatória da Avenida Boa Esperança, construída para fazer o controle do nível da água das lagoas. Durante a chuva desta quarta, seis bombas da estação foram acionadas para retirar a água que chegou até a Lagoa dos Oleiros, drenando para o leito do rio Parnaíba. Esse trabalho permite que o nível da lagoa seja controlado, impedindo que ela avance.

Nesta segunda fase, o Programa Lagoas do Norte tem avançado na drenagem. Atualmente, quatro lagoas estão recebendo investimentos: Mazerine, Piçarreira, Oleiros e São Joaquim. A obra está concentrada na lagoa do Mazerine, agora. Esse investimento ultrapassa R$ 22 milhões. Em toda essa região serão feitas intervenções de drenagem e saneamento, tratamento das lagoas e urbanização de suas margens.

“São obras que vem avançando em bom ritmo. No Canal do Matadouro as famílias já sentem a melhoria no sistema de drenagem. Essa é o maior legado do Lagoas do Norte. Esse programa nasceu com esse intuito e segue trabalhando para que as pessoas que moram nessa região não sofram como no passado com as cheias dos rios e lagoas”, afirma Márcia Muniz, diretora geral do PLN.

Fonte:Ascom

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Covid-19: Sesapi registra 23 mortes em 24h; mais 23 óbitos em investigação são confirmados

Publicado

em

Foram registrados, no Piauí, 1.281 casos confirmados e 24 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Hoje, também foram confirmados mais 23 óbitos acumulados de períodos anteriores e que estavam em investigação, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta terça-feira (13).

Onze mulheres e treze homens foram vítimas da Covid-19. Elas eram de Batalha (67 anos), Floriano (88 anos), Joca Marques (75 anos), Luís Correia (58 anos), Miguel Alves (60 anos), Parnaíba (54 anos), Pedro II (30 anos) e Teresina (53, 72, 78 e 105 anos). Já os homens eram de Altos (63 e 71 anos), Guadalupe (82 anos), Oeiras (62 anos), Parnaíba (dois de 76 anos), Pimenteiras (66 anos), Teresina (48, 50, 53, 71, 76 e 79 anos). Quatro vítimas não possuíam comorbidades.

Dos óbitos acumulados as mulheres eram naturais de Barras (91 anos), Batalha (57 anos), Demerval Lobão (70 anos ) e Teresina (58, 65 e 70, 75 e 76 anos). Os do sexo masculino eram das cidades de Alto Longá (60 anos), Água Branca (80 anos), Campo Maior (60 anos), Itaueira (82 anos), Piracuruca (39 anos) e Teresina (40, 53 ,60, 62, 67, 68, 74, 75, 85 e 86 anos).

Dos 1.281 casos confirmados da doença, 693 são mulheres e 588 são homens, com idades que variam de um a 99 anos.

Os casos confirmados no estado somam 221.617 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.633 e foram registrados em 219 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.360 ocupados, sendo 887 leitos clínicos, 433 UTIs e 40 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 13.140 até o dia 13 de abril de 2021.

A Sesapi estima que 215.624 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 335. 158 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 81.673 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Érico Luiz assume direção do Palácio da Música de Teresina

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (13/04), o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Scheyvan Lima, participou de uma solenidade para empossar o novo diretor do Palácio da Música de Teresina, que agora passa a ser dirigido pelo compositor Érico Luiz. Além da paixão pela música, o novo diretor é formado em letras português e é bacharel em direito.

Tendo algumas de suas canções gravadas por músicos locais, Érico Luiz afirma que o Palácio da Música é um símbolo de esperança para muitos que sonham em entrar no ramo da música. “Aqui já temos muitos projetos importantes, projetos estes que já facilitaram o acesso de muita gente no mercado musical profissional. Agora vamos trabalhar para descentralizar as ações, para que o local possa se adaptar às recomendações do prefeito Doutor Pessoa de levar oportunidades de cursos para comunidades periféricas, onde estão as pessoas que não contam com recursos para sequer pagar uma passagem de ônibus”, disse o novo diretor.

O presidente da FMC, Scheyvan Lima, afirma que o Palácio da Música é uma das casas de cultura mais importantes do Nordeste brasileilo e que por isso foi escolhido um profissional da área. “Essa é uma pasta muito importante para a cultura, por isso tivemos o cuidado de escolher um nome que tivesse paixão pela música. Tenho certeza que unido a equipe, Érico Luiz fará uma gestão onde, principalmente a comunidade carente da cidade, tenha oportunidade de aprender a tocar um instrumento ou cantar”, diz Scheyvan Lima, que na oportunidade também parabenizou a jovem Adnayane Marins por ter contribuído de forma positiva com o espaço durante o período em que ela esteve na direção.

O Palácio da Música de Teresina fica localizado na Rua Santa Luzia, nº 1241, Centro/Sul, e é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves. Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas no local, basta acessar o site fcmc.teresina.pi.gov.br ou seguir as redes sociais da Fundação Monsenhor Chaves e do Palácio da Música.

Fonte: Ascom/FMC

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Teresina emite decreto e autoriza o funcionamento do comércio na sexta-feira

Publicado

em

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, emitiu decreto nesta terça-feira (13) que dispõe sobre a adoção de medidas sanitárias para enfrentamento do novo coronavírus na capital piauiense no período de 13 a dia 18 de abril de 2021.

De acordo com o decreto, fica autorizado, no período do dia 13 ao dia 16 de abril de 2021, o funcionamento do comércio, em geral, por até 9 (nove) horas diárias, devendo cada estabelecimento informar à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas -SAADs de sua região o seu horário de funcionamento, bem como afixar e divulgar em local visível e acessível, podendo inclusive utilizar as ferramentas de redes sociais para tanto, esse horário, e desde que não ultrapasse às 19h.

Conforme o decreto, nos dias 17 e 18 de abril, o funcionamento do comércio será por exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru.

Fiscalização
O decreto será fiscalizado pela Vigilância Sanitária municipal, serviços de vigilância federal e estadual, pelas equipes de fiscais das Superintendências Ações Descentralizadas -SAADs, Guarda Civil Municipal, PROCON Municipal, Polícia Militar e Civil.




Decreto emitido pela Prefeitura de Teresina

Orlando Dias
Da Redação

Continue lendo

Popular