Reeleito para um novo mandato de três anos à frente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto tomou posse na sexta-feira, 14 de janeiro de 2022, em concorrida solenidade acontecida na sede local da entidade.

De acordo com o presidente da OAB-PI, o ânimo é o de renovação nas atividades da entidade, a partir da participação de integrantes da diretoria que nunca haviam integrado a gestão daquele colegiado, consagrando assim a junção da experiência advinda do triênio passado com o entusiasmo dos novos companheiros de diretoria, esperando com isto resultados ainda melhores no mandato que se inicia, apesar da pandemia que se vive no país desde março de 2020, que prejudicou sobremodo o alcance dos altos objetivos da Ordem. Conforme Celso Neto, com a superação da pandemia estes altos objetivos serão afinal alcançados.

Para o presidente da OAB-PI, a principal bandeira de luta, no momento, é a reabertura das atividades presenciais no Judiciário, o que tem levado a entidade a ampliar o diálogo na esfera do Tribunal de Justiça e outros organismos da Justiça no estado, a fim de que seja retomada a rotina no segmento judicial, o que tem prejudicado a prestação dos serviços de todas as formas.

Outra bandeira de atuação da gestão tem sido a qualificação do profissional do Direito. De acordo com Celso Neto, desde o mandato anterior esta tem sido sua grande preocupação, para que o advogado possa prestar seus serviços com a qualidade devida. Além dessa qualificação profissional, Celso destaca que outra bandeira de luta de sua gestão está na defesa das prerrogativas dos advogados, que não podem ser violadas ou desrespeitadas, no exercício da profissão.

Objeto exponencial da sua administração à frente da OAB-PI, a aproximação do advogado e os mais alvos interesses da sociedade, mereceu da atual diretoria, a partir do primeiro mandato, a criação de diversas comissões temáticas – ao todo foram 18 comissões, cujo foco está na qualificação e intimidade com a problemática com estas se envolvem, de modo a qualificar adequadamente o tratamento que cada questionamento merece. Dentre estas estão as comissões de defesa dos animais e a que envolve a proteção de dados.

Outro ponto importante que se verifica na atual administração da Ordem é a participação do advogado como membro efetivo dos tribunais, através do 5º Constitucional, cujo processo é conduzido pela Ordem dos Advogados. Em dezembro último, o advogado José Wilson Ferreira de Araújo Júnior assumiu a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do estado do Piauí na vaga aberta com a aposentadoria de Luis Gonzaga Brandão de Carvalho, após processo eleitoral. Agora, em janeiro corrente, a OAB-PI já tem abert o processo para escolha de um novo desembargador para o Tribunal Regional do Trabalho, com a aposentadoria de Gim Boavista. Para Celso Barros Coelho Neto a participação de um advogado no pleno das instâncias judiciárias valoriza o advogado, que, segundo o presidente da OAB-PI, “possui uma melhor compreensão da natureza humana”.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *