Estudantes de todo Brasil, fazem o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio

No Piauí, 72 mil candidatos podem fazer a prova do Enem neste domingo

No Piauí, no segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital,72.170 candidatos estão aptos a realizar neste domingo (28) as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Ao todo, são 90 questões.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que. os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h.

No último domingo (21), dos 72.170 inscritos no Piauí, 15.777 não compareceram. O INEP explica que os faltosos podem responder as provas do segundo dia somente para autoavaliação de conhecimentos.

Conforme o INEP, as provas serão aplicadas das 13h30 às 18h30 para os participantes regulares. Às 19h30, encerra o horário de aplicação para aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado. Já os que solicitaram recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) terão duas horas a mais para responder às provas, podendo concluir o exame até as 20h30.

Cartão de confirmação – Os participantes podem conferir horários e locais de aplicação no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. Além disso, o documento informa número de inscrição, bem como se o inscrito deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada. Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que o inscrito leve o cartão no dia da prova.

Declaração de Comparecimento – O participante que precisa da Declaração de Comparecimento no Enem 2021, para fins de confirmação de sua presença no segundo dia do exame, deve emitir o documento, também disponível na Página do Participante. A declaração deve ser impressa e apresentada ao chefe de sala antes de o inscrito entrar na sala de provas.

Documentos – A apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto é obrigatória para entrar na sala de aplicação. O edital do exame especifica os documentos válidos para a identificação do participante no dia do exame, como cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.

A Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração, também está entre a documentação válida para identificação, assim com o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, do qual trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018. A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade poderá ser utilizada para identificar o participante. Além disso, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH, na forma da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997) também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).

O participante impossibilitado de apresentar a via original do documento de identificação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e submeta-se à identificação especial, com coleta de informações pessoais. O mesmo procedimento é valido para quem apresentar documentação original danificada.

Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Apenas para os estudantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista é permitido utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações no Caderno de Questões. O Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

O que levar – Assim como no primeiro dia de aplicação, neste domingo (28) também será permitido ao participante levar máscara extra, frasco de álcool e garrafa de água. Os itens serão vistoriados por aplicadores fiscais, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19. Os inscritos que optarem por levar luvas poderão utilizá-las durante as provas.

Não será permitido portar qualquer dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, máquinas calculadoras, fones de ouvido, entre outros materiais estranhos à realização da prova, previstos no edital do exame. Caso o participante leve algum dos objetos proibidos em edital, esses deverão ser guardados no envelope porta-objetos, que será entregue na porta da sala de provas. Os aparelhos eletrônicos não podem emitir sons e devem permanecer desligados, sob pena de eliminação do inscrito.

Medidas sanitárias – Os participantes devem se apresentar ao local de aplicação das provas utilizando máscara de proteção à covid-19 e permanecer com ela durante toda a aplicação do exame. O uso da proteção facial é obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os inscritos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei n.º 14.019, de 2 de julho de 2020.

Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Com informações do Inep

relacionadas

talvez você goste