Na volta volta das sessões presenciais na Alepi, Themistocles diz que o Piauí tem ‘noventena’

Os deputados estaduais retomaram as sessões presenciais no plenário da Alepi nesta terça-feira (30), adotando todas as medidas de prevenção à Covid-19. Usando máscara e protetor de acrílico (face shield), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), concedeu uma entrevista coletiva aos jornalistas – que foram testados para Covid-19 antes de terem acesso ao Palácio Petrônio Portela.

Themístocles Filho explicou que a Assembleia Legislativa já vinha votando as matérias de maneira virtual.

“Já temos várias matérias nas comissões e remotamente nós já voltamos algumas e nós vamos fazer do mesmo jeito, de maneira gradual. Hoje a primeira sessão, na próxima semana nós vamos fazer uma ou duas sessões. E aí a gente vai analisando a cada semana. O que a gente pode avançar ou não avançar.

Sobre as matérias em pauta nesta retomada das sessões presenciais, o presidente adiantou que não existe projeto prioritário. E que todas as matérias de interesse do Piauí têm sido aprovadas pelo Legislativo.

“Não tem nenhum projeto que o Piauí necessite para melhorar, para avançar, que a Assembleia não volte ou não voltou, não aprovou nenhum mesmo com problema do coronavírus no Piauí, a Assembleia Legislativa não deixou de votar nenhum de projeto de interesse do Estado do Piauí”, assegurou Themístocles.

Sobre a exigência dos testes rápidos para as pessoas terem acesso à Assembleia Legislativa, o presidente afirmou que só estra na Assembleia quem testar negativo para Covid-19.

“Quem deu positivo não entra na Assembleia Legislativa. Todas as medidas de segurança, aferir temperatura, álcool gel, máscara: Tudo que a gente pode fazer nós estamos fazendo”.

Sobre o recesso de julho, Themístocles Filho avisou que não vai haver; que a Assembleia Legislativa vai seguir o rito da Câmara dos Deputados.

“Não existe recesso. Nós vamos seguir o que a Câmara Federal e o Congresso Nacional estão fazendo. O modelo será a Câmara Federal”.

Em relação à reabertura da economia, Themístocles Filho lembrou que participou de várias reuniões presenciais e virtuais com o governador Wellington Dias, com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e vários empresários sobre a reabertura das atividades não essenciais.

“Em São Paulo, que é o epicentro (da pandemia), a construção civil não parou um instante. Então aí quem responde melhor não é o deputado Themístocles, mas os empresários. Vamos aqui todo mundo torcer para que essa vacina chegue ligeiro. O prefeito, o governador são responsáveis. Em Fortaleza, no Ceará, em Manaus, que tá um problema sério, abriu tudo. Em São Luís… abriu tudo. Acredito que o governador e o prefeito sabem o que estão fazendo. Aqui não é quarentena, aqui é noventena. Nós já estamos perto dos 100 dias. Aqui é diferente do Brasil. Espero que os cientistas, o prefeito, o governador encontrem uma solução porque daqui a dois meses muita gente vai chorar porque perdeu o emprego”, alertou o presidente antes de seguir para o plenário para abrir a sessão.

Da Redação
Fonte: Ascom/Alepi

relacionadas

talvez você goste