Ministro Onyx Lorenzoni lança Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário no Piauí

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, lançou nesta quinta-feira (24) o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário para prefeitos da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e demais convidados. A ação, realizada em conjunto com os municípios, visa amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia da Covid-19.

O programa irá oferecer oportunidade aos trabalhadores desempregados de adquirirem experiência profissional juntamente com a participação em cursos de qualificação, priorizando os jovens entre 18 e 29 anos e, também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos. O objetivo é aumentar a empregabilidade desses trabalhadores e transferir renda através da bolsa qualificação.

O ministro afirmou que as prefeituras municipais, através de seu orçamento, vão custear o pagamento da bolsa de meio salário mínimo e os cursos de qualificação serão realizados pelo Sistema S e pelo Sebrae. As qualificações são frutos de acordo entre o Ministério e o Sistema S, são de forma gratuita. Serão atendidas pessoas inscritas no Cadastro Único.

“Estamos olhando para o jovens que precisam de oportunidade e pessoas com mais de 50 anos que estão fora do mercado de trabalho. Temos um Governo cuja missão é servir ao Brasil”, disse, enfatizando que esse o Brasil tem duas realidades, o mundo formal e o mundo informal distantes um do outro. “Não podemos esquecer dos 26 milhões de informais”, destacou o ministro.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste