Conecte-se conosco

Política

Ministro Kássio Nunes Marques é homenageado pela OAB-PI com honraria

Publicado

em

O ministro do STF, Kassio Nunes Marques, recebeu neste sábado (5) a maior honraria concedida pela OAB Piauí, a Medalha Coelho Rodrigues. A solenidade foi realizada no auditório da OAB Piauí em reconhecimento aos trabalhos prestados pelo ministro em seus anos enquanto advogado.

Compuseram a mesa diretora do ato solene o Secretário-Geral do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti; o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto; o Ministro do STF, Kássio Nunes Marques; a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício; o Secretário-Geral da OAB Piauí, Leonarto Airton; a Secretária-Geral Adjunta, Nara Letícia de Castro; o Diretor-Tesoureiro, Einstein Sepúlveda; o ex-Presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho; e o Conselheiro Federal da OAB Piauí e proponente da honraria, Raimundo de Araújo Silva Júnior. Além deles, integraram a mesa, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, o Deputado Estadual e Advogado Henrique Pires; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador José James Pereira; e os Membros Honorários Vitalícios da OAB Piauí, João Pedro Ayrimoraes Soares, Reginaldo Santos Furtado, Deusdedit Sousa, Sigifroi Moreno Filho e Francisco Lucas Costa Veloso.

Também foram registradas as presenças dos Presidentes das Subseções, a Diretoria da CAAPI, Conselheiros e Conselheiras Seccionais da OAB Piauí, Presidentes e Diretoria das Comissões Temáticas da OAB Piauí e familiares do homenageado.

Para o presidente da OAB Piauí, a homenagem é o reconhecimento pelo que o ministro Nunes Marques realizou enquanto dirigente da Ordem.

”A concessão dessa honraria, que leva o nome de Coelho Rodrigues, foi de iniciativa do Conselheiro Federal Raimundo Junior e uma unanimidade do Conselho Seccional, que decidiu homenagear Vossa Excelência. Não apenas por se tornar ministro do STF, mas também por sua passagem nesta casa no título de Conselheiro Seccional. Portanto, eminente Ministro Nunes Marques, aqui nesta casa que o acolheu por 15 anos, o homenageamos, firmes na convicção de que Vossa Excelência honrará a todos os que estão o homenageando aqui, a todos os piauienses”, declarou.

Kássio Nunes rememorou a sua trajetória e agradeceu a honraria.

“Além do momento em que vivemos, não poderia seguir um roteiro. Quero dizer aos senhores que estou muito feliz de estar em Teresina, da Sede da OAB Piauí. É a primeira solenidade de que participo após integrar a excelsa corte brasileira. Foram muitos os convites e eu declinei de todos. Mas, não haveria oportunidade melhor de vir a público e me congraçar com colegas, Advogados e Magistrados do que à minha casa mãe. De onde iniciei minhas atividades, fui Conselheiro Seccional, Presidente de comissão, suplente do Conselho Federal e dediquei gloriosos e memoráveis anos à Advocacia e à sociedade piauiense. Fico muito honrado”, discursou.

O proponente da honraria e Conselheiro Federal da OAB Piauí, Raimundo de Araújo Silva Júnior, defendeu que a indicação de um piauiense é o reconhecimento da Advocacia do Estado.

“Hoje, essa medalha é entregue a alguém que, tanto quanto Coelho Rodrigues, honrou e, sobretudo, elevou a Advocacia piauiense. Nunes Marques ocupou posições de destaque em uma vida dedicada ao Direito. Foi Juiz do TRE-PI, onde se destacou pela aguçada técnica e pela prudência típica dos grandes magistrados. Passou ao TRF 1ª Região, onde ocupou cargo de Desembargador Federal, fruto do seu notável saber e sua reputação ilibada. Naquele Tribunal, destacou-se pela notável produtividade, pela riqueza de seus votos e pela prudência. O STF, mais importante órgão do Judiciário do nosso país, foi o último e mais merecido dos passos. Apesar dos importantes cargos ocupados, permanece sendo produto da Advocacia piauiense, genuíno”, ele destacou.

Em seguida, o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, fez uso da palavra, evocando o histórico de Nunes Marques e exaltando a sua nova função.

“Como Ministro do STF, Kássio Nunes Marques tem como função primordial ser guardião da nossa Constituição Cidadã. A Ordem dos Advogados do Brasil estará ombreada com nossa Suprema Corte, ciente de seu papel de tribuna e voz da sociedade e de seu dever constitucional. Hoje, a Advocacia parabeniza o Ministro, sexto piauiense a ocupar nossa Suprema Corte, antecedido por notáveis juristas, pela mais alta comenda de honra ao mérito da Seccional piauiense. Em seus ombros, o Ministro carrega a responsabilidade de representar o Nordeste e o Piauí. Sua história o credencia para essa nobre função. Parabéns à Seccional pela justa homenagem que presta. Parabéns ao Ministro Nunes Marques pela honraria e viva a Advocacia brasileira”, concluiu.

Da Redação
Com informações da Ascom

Política

Covid-19: Defensoria suspende atendimentos presenciais por 7 dias

Publicado

em

Devido ao agravamento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, a Defensoria Pública do Estado do Piauí está suspendendo, por um período de 7 dias, os atendimentos presenciais. O atendimento remoto permanece sendo realizado normalmente, e pode ser feito a partir dos contatos disponibilizados no site www.defensoria.pi.def.br e nas redes sociais da Instituição, como o Instagram @defensoriapiaui e a fanpage @DefensoriaPublicadoEstadodoPiaui.

A decisão sobre a suspensão consta na Portaria conjunta GDPG/CG Nº 02/2021, datada de 05 de março de 2021, sendo assinada pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis e pela corregedora-geral, Ana Patrícia Paes Landim Salha.

Ao estabelecer a medida, o defensor público geral e a corregedora-geral consideraram, entre outros pontos, que os dados recentemente divulgados pelo Governo do Estado do Piauí evidenciam aumento substancial de ocupação de leitos clínicos públicos destinados aos pacientes com Covid-19 tanto na capital como no interior do Estado; assim como a necessidade de prevenção à infecção e à propagação do novo coronavírus, de modo a reduzir os riscos epidemiológicos de transmissão do vírus e preservar a saúde de agentes públicos e usuários da Defensoria Pública, buscando evitar contaminações de grande escala que possam sobrecarregar ainda mais o sistema público de Saúde.

Fonte: Ascom DPE-PI

Continue lendo

Política

FMS, SESAPI e HU formam comitê de crise para enfrentar a Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Teresina está fazendo um trabalho em conjunto com a rede estadual e federal para elaborar um novo plano de ação de combate à Covid-19. Ontem (04), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Gilberto Albuquerque esteve em reuniões com representantes destas esferas, e estão formando um comitê de crise com o objetivo de
promover uma maior integração e dar mais resolutividade no enfrentamento à doença.

As reuniões tiveram início ontem (04) entre o presidente da FMS e o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto. Juntos, traçaram o plano e analisaram as possibilidades de abertura de novos leitos, do ponto de vista da capacidade de equipamentos, insumos e pessoal. Gilberto Albuquerque explica que desde o início do aumento mais expressivo nas taxas de ocupação, já foi possível ampliar o número dos leitos de UTI em hospitais como HUT, HGV, HU, Natan Portela e HPM, o que elevou o número de 144 para 186 em Teresina. Durante a reunião, eles calcularam ainda a possibilidade limítrofe para uma possível ampliação de acordo com a necessidade.

De posse destes dados, a equipe se reuniu também com o Hospital Universitário e decidiram formar um comitê de crise formado pelas três esferas. “O objetivo é que, tendo uma maior integração, a gente consiga resolver esses problemas com o envolvimento de todos e uma agilidade na integração. Assim, nós faremos o novo plano de ação para enfrentar a Covid-19 nessa situação de pandemia com esse envolvimento dos três entes”, esclarece o presidente da FMS.

De acordo com o boletim da FMS, na data de hoje (05), Teresina apresenta uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 85,78%, incluindo leitos públicos, privados e filantrópicos. Em relação aos leitos clínicos, a taxa está em 69,81%. Já na rede municipal, a taxa de ocupação está em 100% para leitos de UTI, e 64,23% de leitos clínicos.

Fonte CCOM

Continue lendo

Política

Governador diz que 50 milhões de pessoas podem ser vacinadas em abril

Publicado

em

O governador Wellington Dias afirmou, nesta sexta-feira (5), que existe a possibilidade de que 50 milhões de brasileiros sejam vacinados até o fim do mês de abril. Isso se deve à ampliação da linha de produção do Instituto Butantan, que deve entregar 27 milhões de doses da vacina CoronaVac ainda este mês.

Segundo Wellington, com o maior volume de produção, com as vacinas CoronaVac, da AstraZeneca e ainda com a possibilidade da chegada de vacina da Coréia, o Brasil pode atingir o patamar de 20 milhões de pessoas vacinadas em março e 50 milhões em abril.

“Estamos cobrando o Plano Estratégico Nacional de Imunização e temos acertado com o Ministério da Saúde e outros atores, para atingirmos a meta de chegar em abril com 25% da população brasileira vacinada, algo em torno de 50 milhões de pessoas. Isso significa a vacinação de todo o grupo de risco, de pessoas com mais de 60 anos e os abaixo de 60 que possuem comorbidades. Vamos ter um grupo de trabalho com os governadores de cada região do Brasil para acompanhar, junto ao Ministério da Saúde, passo a passo do cronograma de vacinação”, disse Dias.

Fonte: CCOM

Continue lendo

Popular