Mestre Expedito morre aos 89 anos em Teresina

Mestre Expedito, um dos maiores artesãos do Piauí, morreu aos 89 anos nesta sexta-feira (9) em Teresina. O artesão morreu em casa, onde se recuperava de uma cirurgia. A informação foi confirmada pelos familiares

“Ele tinha feito uma cirurgia em julho para a retirada de um tumor, desde então ele não havia se recuperado totalmente. Ficou acamado, usou até bolsa de colostomia, mas as dores continuaram. Ele estava em casa, sendo atendido pelo plano de saúde”, relatou a filha Silvânia Santos.

Mestre Expedito era casado com dona Raimunda Santos e deixa 4 filhos e 4 netos.

O velório vai acontecer a partir das 21h, na Pax União, e segue no sábado (10). A previsão é que o enterro aconteça no domingo, às 16h, no cemitério Jardim da Ressureição.

Nota de pesar
O governo Piauí emitiu esta sexta-feira (9) nota de pesar lamentando a morte de mestre Expedito.

De acordo com o governo do Piauí, mestre Expedito era um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense.

“Mestre Expedito era um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense e seu nome faz parte do catálogo entre os 45 santeiros denominados “Senhores de seu ofício: arte santeira do Piauí”. Ele foi um dos precursores da arte santeira no Piauí, foi um dos mais importantes mestres santeiros do Estado ao lado de Mestre Dezinho”, diz a nota

É com profundo pesar que o Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento de Mestre Expedito (89 anos), ocorrido nesta sexta-feira, 9.

Mestre Expedito era um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense e seu nome faz parte do catálogo entre os 45 santeiros denominados “Senhores de seu ofício: arte santeira do Piauí”. Ele foi um dos precursores da arte santeira no Piauí, foi um dos mais importantes mestres santeiros do Estado ao lado de Mestre Dezinho.

Por sua arte, Mestre Expedito foi homenageado, participou de várias exposições e colocou o Piauí em destaque na arte santeira.

Neste momento de dor, o Governo do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares desse artista que tão bem fez ao Piauí.

Nota de pesar
O  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) catalogou 45 santeiros denominados “Senhores de seu ofício: arte santeira do Piauí”, entre eles estava o Mestre Expedito.

Expedito Antonino dos Santos foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no estômago. Ele faleceu em casa.

O mestre era casado com dona Raimunda Santos há 60 anos, que sempre estava ao seu lado durante exposições, nas homenagens e também estava ao lado durante as entrevistas.

Nota de pesar
O governador eleito, Rafael Fonteles, lamentou a morte do Mestre Expedito.

O Piauí se entristece com a morte do nosso grande artista Expedito Antônio dos Santos, o Mestre Expedito. Foi um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí, responsável pela elevação e valorização da nossa cultura.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste