Sem categoria
MEC oferece cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade

Publicado
1 ano atrásem
Por
RedaçãoOs institutos federais vinculados ao Ministério da Educação (MEC) vão abrir 5,4 mil vagas em cursos de formação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade em quatro estados de três regiões do país: Amapá e Rondônia (Norte), Maranhão (Nordeste) e Minas Gerais (Sudeste).
Os cursos serão ofertados nos próprios institutos, de acordo com as necessidades educacionais e econômicas de cada região. As turmas terão início de março até a primeira quinzena de maio. A expectativa do ministério é expandir os cursos para outras regiões.
Cursos
No Instituto Federal do Amapá (IFAP), serão ofertadas 520 vagas para mulheres ribeirinhas, negras, quilombolas e indígenas. Para 2020, a instituição vai promover cursos de microempreendedora individual, operadora de resíduos sólidos, promotora de vendas e operadora de máquinas e resíduos agrícolas.
O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) oferece 600 vagas para os cursos de cuidadora infantil, de idosos, padeira, esteticista facial, maquiadora e operadora de processamento de pescado.
O Instituto Federal do Sul de Minas disponibiliza 1.800 vagas para copeira, costureira, cuidadora de idosos, depiladora, garçonete, informática, entre outros.
Já o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) tem 2.490 vagas para cursos de auxiliar administrativo, operador de pescado, balconista de farmácia, entre outras opções.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo
Leia também
Dr. Pessoa participa de homenagens às mulheres
UFPI adia solenidade em homenagem às mulheres por conta do decreto do Governo
Fundação Wall Ferraz realiza curso de capacitação para permissionários
MEC publica relação de aprovados na segunda chamada do Prouni
Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame
Mulheres são presas acusadas de furto em Teresina
Sem categoria
Covid: Piauí registra 43 mortes e 1313 casos positivos em 24h

Publicado
7 dias atrásem
6 de abril de 2021Por
Redação
Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 1.313 casos confirmados e 43 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta terça-feira (6).
Dos 1.313 casos confirmados da doença, 700 são mulheres e 613 são homens, com idades que variam de um a 94 anos.
Dezesseis mulheres e vinte e sete homens foram vítimas da Covid-19. Elas eram de Amarante (54 anos), Esperantina (79 anos), José de Freitas (59 anos), Oeiras (81 anos), Parnaíba (60 anos), Piripiri (60 anos), Redenção do Gurguéia (67 e 82 anos), Simplício Mendes (50 e 76 anos), Teresina (46, 64, 66, 73 e 76 anos) e União (74 anos). Os homens eram de Anisío de Abreu (46 anos), Campo Maior (87 anos), Floriano (60 e 78 anos), Luís Correia (57 anos), Murici dos Portelas (75 anos), Parnaíba (72 e 76 anos), Porto (72 anos), Simplício Mendes (75 e 95 anos) e Teresina (43, 47, dois de 51, 54, 55, 62, 68, 70, 71, 74, 75, 76, 81, 82 e 83 anos). Dezenove vítimas não possuíam comorbidades.
Os casos confirmados no estado somam 213.660 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.341 e foram registrados em 219 municípios. Do total, 2.483 homens e 1.858 mulheres não resistiram a Covid-19.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.271 ocupados, sendo 788 leitos clínicos, 436 UTIs e 47 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 12.582 até o dia seis de abril de 2021.
A Sesapi estima que 208.048 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 298.475 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 60.522 a segunda dose.
Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.
O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.
Da Redação
Sem categoria
Marco Aurélio Mello anuncia aposentadoria do STF

Publicado
2 semanas atrásem
30 de março de 2021Por
Redação
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), anunciou nesta terça-feira (30) que irá se aposentar no dia 5 de julho deste ano.
Em nota, o Supremo confirmou a data, dizendo que o decano informou à presidência que se uma semana antes de completar os 75 anos — limite máximo para permanecer como integrante do STF.
Marco Aurélio será o segundo ministro do Supremo a se aposentar durante o mandato de Jair Bolsonaro na presidência da República. No ano passado, quando também completaria a idade máxima, Celso de Mello deixou a Corte, sendo substituído por Kassio Nunes Marques.
Bolsonaro deverá indicar o substituto de Marco Aurélio nos próximos meses. O nome escolhido pelo presidente precisa passar pela apreciação do Senado antes de sua confirmação no cargo.
Marco Aurélio completa 75 anos no dia 12 de julho. Porém, em documento enviado à presidência do STF, o ministro disse deixará a função uma semana antes da aposentadoria compulsória “para ter mais segurança sobre os proventos”.
31 anos no STF
Marco Aurélio completará 31 anos no STF no dia 13 de junho. Ele tomou posse em 1990, vindo da Justiça do Trabalho (foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho e juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região).
Ele exerceu a presidência da República em quatro ocasiões. Em uma delas, sancionou a lei de criação da TV Justiça.
Como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Marco Aurélio organizou, em 1996, a primeira eleição pelo sistema eletrônico de votação.
Fonte: Folhapress
Sem categoria
Inep divulga notas finais do Enem

Publicado
2 semanas atrásem
30 de março de 2021Por
Redação
As notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa e digital, foram disponibilizadas nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador da prova. Os estudantes podem conferir os resultados individuais das provas na Página do Participante ou no aplicativo do exame.
Segundo informado mais cedo pelo Inep, também ficam disponíveis as notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do governo federal. Caso o aluno tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “esqueci minha senha”. O sistema apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular). Ésó escolher uma das opções para receber o código de verificação e, em seguida, gerar uma nova senha.
Além do resultado da redação, que varia de 0 a 1.000, os participantes poderão conferir as notas individuais, referentes às provas das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
As notas individuais do Enem podem ser usadas para acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os participantes podem ter mais informações sobre os programas que permitem o ingresso na educação superior no portal do Ministério da Educação.
O resultado do Enem 2020 impresso, para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante treineiro, será divulgado no dia 28 de maio, na Página do Participante e no aplicativo do exame.
Teoria de resposta ao item
O Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova. Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis.
Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.
A redação tem esquema diferenciado de correção. Cada uma passa por, pelo menos, dois corretores. O tema da redação na reaplicação do Enem foi “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”.
Fonte: Agência Brasil

Wellington Dias propõe parcerias em defesa do clima ao presidente dos EUA

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em abril

Luiz Ayrton Santos Júnior toma posse na APL nesta terça-feira

Sesapi retifica informação e afirma que Piauí não atingiu recorde de mortes por covid-19 em 24h

Missa de sétimo dia do ex-prefeito Firmino Filho é marcada por comoção e saudade

Wellington Dias espera que uso da vacina Sputinik seja aprovado até sexta-feira

Dr. Pessoa entrega praça e complexo esportivo na zona Norte

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
Artigo – Controvérsias intermitentes

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
Popular
- Cidades3 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política7 dias atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia3 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte3 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Política4 semanas atrás
Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – Controvérsias intermitentes
- Cidades4 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Política1 semana atrás
Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos