Mama nos Trilhos: Rotary Piçarra e Fundação Maria Carvalho Santos promovem atendimento na Vila Ferroviária

O clube Rotary Piçarra em parceria com a Fundação Maria Carvalho Santos e a Associação Fraternidade “O Amor é a resposta”, lançou o projeto Mama nos Trilhos, ação solidária voltada à prevenção e conscientização do câncer de mama.

Através do projeto, serão distribuídas aproximadamente 60 senhas para mulheres do bairro Vila Ferroviária para realização de exames de mamografia.

A coordenadora da Associação Fraternidade, Rita Lisboa, explica que o projeto surgiu com o propósito de atender mulheres com vulnerabilidade social, na faixa etária de 40 a 60 anos.

“Esse projeto vem de uma demanda de saúde da mulher. Agora no mês de abril serão distribuídas de 60 a 70 senhas para as mulheres do bairro, deixando uma margem porque sempre pode aparecer mais. Elas terão uma semana, entre os dias 2 a 12 de maio, para se dirigirem a uma clínica para realizar a mamografia e depois serão analisadas pelo Ayrton. E no dia 13 teremos a entrega dos resultados com um momento de orientação, esclarecimento e dicas de saúde para mulheres”, explica.

O Presidente do Rotary Piçarra, Ricardo Resende, ressalta a importância dessa parceria entre as instituições.

“Estivemos com o governador do distrito, Jusselino Almeida, diretores do Piçarra e o Dr. Luiz Ayrton no lançamento da parceria com a Fundação Maria Carvalho Santos. Serão 60 mulheres, residentes dessa comunidade, cuja escolha será feita pelo agente de saúde comunitário. E a partir do dia 1º de maio, elas receberão um encaminhamento para realização do exame, e, de acordo com os exames, poderá haver a necessidade de uma biópsia ou de uma consulta clínica, que ficará a cargo do doutor Luiz”, disse.

O Presidente também ressaltou as iniciativas e o reforço que a presidente do Rotary International, Jennifer E. Jones, vem realizando. Ela é a primeira mulher ao longo dos mais de 100 anos de história da organização e, em sua gestão, está priorizando o empoderamento feminino com foco na saúde.

O câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos, podendo haver diferentes tipos e alguns se desenvolvendo de forma rápida. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram registrados em todo o ano de 2022, mais de 70 mil casos.

Essa doença pode ser percebida em fases iniciais, por isso o Ministério da Saúde recomenda a realização de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Mama nos Trilhos: Rotary Piçarra e Fundação Maria Carvalho Santos promovem atendimento na Vila Ferroviária

Fonte: Ascom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste