O final de semana foi agitado no município de Batalha, a 169 km a norte da capital Teresina, conhecido pelas belas cachoeiras e turismo rural. A cidade ficou com hotéis e pousadas lotados para receber centenas de pessoas que participaram neste domingo (18) da 2ª edição do Desafio das Cachoeiras, prova válida pelo Campeonato Piauiense Cross Country de Mountain Bike, 3ª etapa. Com supervisão da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, o Desafio teve a participação de 244 atletas, que percorreram 77 km de belas trilhas, algumas passando pelos corredores de cachoeiras do município.

A direção de prova, que teve a coprodução da X Brasil, fez um balanço da etapa, que levou mais de 20 pessoas trabalhando diretamente na organização, desde a direção de prova, montagem do cenário, da arena, pessoal da cenografia, de apoio, se secretaria de prova, comissários, resgate, abre e fecha trilha, assessoria de comunicação, fotógrafo e cinegrafista. Tudo para que nenhum problema acontecesse, principalmente com a segurança dos atletas. A prova foi tranquila, sem nenhum acidente, apenas pequenas quedas nas passagens molhadas, com pedras lisas pelo limo.

Como as principais cachoeiras do município são bem afastadas e com dificuldade de acesso para a prática do ciclismo, era impossível a prova passar para se registrar o belíssimo visual, mas os atletas ainda passaram pela entrada molhada da famosa Cachoeira dos Almeida. Além disso, a chegada e premiação, depois das 12 horas, foi no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, com belíssimas quedas d’água, sendo uma das mais famosas do Estado.

Entre os destaques da prova, os atletas que perfizeram o percurso no menor tempo possível. E destaque mesmo para o veterano atleta, abocanhador de troféus de campeão, Lindomar Ferreira dos Santos, de Altos, da categoria Máster B-2. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h27min41s. E os másters mostraram que são mesmo bons de maratona. O segundo melhor tempo no geral, foi o do campeão da Máster A-2, Edson Rodrigues da Silva, com 2h29min10s. Em terceiro no geral, chegando colado em Edson, foi Guilhermino Vicente de Sousa, também da Máster A-2, com 2h29min12s. Na Elite masculino, vitória do atleta de Teresina, Matheus Ferreira de Sousa, com o tempo de 2h31min08s. Na Elite feminino, vitória de Ana Lúcia Bezerra, com o tempo de 2h48min11s.

Dos 244 participantes, mais de 100 foram inscritos nas categorias abertas, os quais não precisam serem federados e têm um percurso inferior de prova. Na Cicloturismo, participaram 33 atletas, 36 nas duplas, sendo duplas femininas, masculinas e mistas, 36 atletas nas categorias Open masculino e feminino e oito inscritos na categoria Pesadão, para atletas acima de 110 kg.

Para a Federação de Ciclismo, isso mostra que o objetivo de levar as competições oficiais para mais e mais municípios, onde nunca foram realizadas etapas dos campeonatos das várias modalidades, tanto de mountain bike, quanto de estrada, é, de fato, uma estratégia importante que oportuniza as pessoas de conhecerem melhor o esporte, terem a oportunidade de praticá-lo, interagir com outros atletas, pedalar faz bem para a saúde e traz ganhos de qualidade de vida, sem muitos custos de distância, por exemplo, além de ser uma oportunidade de surgirem novos atletas interessados a se filiarem.

O 2º Desafio das Cachoeiras tem patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom), e Prefeitura Municipal da Batalha, por meios das Secretarias Municipais de Esportes, Turismo e Juventude. Apoio: vereador Venâncio. Realização: Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana (Adich-PI). Coprodução: X Brasil. Supervisão: Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBM).

RESULTADO 2º DESAFIO DAS CACHOEIRAS – 3ª ETAPA CAMPEONATO PIAUIENSE CROSS COUNTRY DE MOUNTAIN BIKE

ELITE FEMININO
1 – Ana Lúcia Bezerra Soares
2 – Valéria Gomes Lima
3 – Sabina Fraga da Silva
4 – Halana Sampaio
5 – Tânia Vital

MÁSTER A FEMININO
1 – Alexsandra Maria da Silva
2 – Layane Lima
3 – Maria de Jesus
4 – Maria do Socorro Sales Silva
5 – Sammya Dantas

MÁSTER B FEMININO
1 – Cláudia Gomes
2 – Cleudia Jane Andrade
3 – Nídia Fernanda Caetano
4 – Leila Cardoso Santos
5 – Lucileni Holanda

MÁSTER C FEMININO
1 – Leila Silvia Nascimento

ELITE MASCULINO
1 – Matheus Ferreira Sousa
2 – Yan Raniery Oliveira
3 – Ramonn Amorim
4 – Júlio Lopes Filho
5 – João Paulo Carvalho Cardozo

JÚNIOR
1 – Pietro de Oliveira e Silva
2 – Nícolas Ryab Mesquita

JSUB-30
1 – Lynkelson Messias
2 – Jacinto Basílio
3 – Yuri Kelvin
4 – Thiago Nunes Gonçalves
5 – Alexandre Alves

MÁSTER A-1
1 – Talles Moura
2 – Renato Sousa Fontes
3 – Jeconias Araújo Silva
4 – Marcos Paz
5 – Anderson Duarte

EMÁSTER A-2
1 – Edson Rodrigues da Silva
2 – Guilhermino Vicente de Sousa
3 – Francisco Emerson de Oliveira Filho
4 – Samuel dos Santos Saraiva
5 – Iuri Anderson

MÁSTER B-1
1 – Hugo Charles
2 – Wandergleison Ribeiro
3 -Raimundo Nonato Soares Júnior
4 – Jeferson de Sousa Chaves
5 -Helder José de Araújo França

MÁSTER B-2
1 – Lindomar Ferreira dos Santos
2 – Rogério Bezerra
3 – Joceano Lustosa Alves
4 – Fabiano Coelho Ferreira
5 – Hélio Silva Benvindo

MÁSTER C-1
1- Antônio Erisvaldo Silva
2 – Antonio Ferreira dos Santos
3 – Antonio Alves
4 – Bonifácio Teixeira Lima
5 – José Adécio Nogueira

MÁSTER C-2
1 – Fernando Soares de Oliveira
2 – José Ribamar da Silva
3 – Ronivaldo Costa e Silva
4 – Joselito Gomes da Silveira
5 – José Henrique Pimentel

MÁSTER D-1
1 -Edvaldo Santos e Silva
2 -Hélio Paz
3 -Luiz Pereira
4 -Gilberto Albuquerque de Souza
5 -Francisco das Chagas Maranguape

MÁSTER D-2
1 – Walter Sirene
2 – Francisco Oliveira Marinho

CATEGORIAS ABERTAS – CAMPEÕES
OPEN FEMININO
1 – Tânia Viana

OPEN MASCULINO
1 – Cleiton Júnior

PESADÃO
1 -Ismael Carlos Ferreira Alves

DUPLA FEMININA
1 – Samara Nascimento / Rosa Pereira

DUPLA MASCULINA
1 – Josivan Meneses dos Santos / Augusto César Calaça

DUPLA MISTA
1 -Elton Abreu / Maria dos Remédios Lopes

Fonte: Ascom
Imagem: AZIMUTE FOTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *