Mãe de Jair Bolsonaro morre aos 94 anos no interior de São Paulo

A mãe do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olinda Bonturi Bolsonaro, morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 94 anos, em Registro, no interior de São Paulo, onde estava internada desde a última segunda-feira (17).

A morte foi confirmada pelo próprio presidente em uma publicação nas redes sociais. “Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, escreveu. A causa da morte não foi informada.

O presidente que está em viagem oficial ao Suriname, para tratar de questões comerciais com o país, anunciou retorno antecipado ao Brasil.

Em seu canal no Telegram, o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, publicou um vídeo com imagens de sua avó ao som de uma música italiana. “Vó, olhe por nós aí junto de Deus! Muito obrigado por tudo!”, disse Flávio.

Em agosto do ano passado, quando Bolsonaro fez uma visita à mãe, o presidente disse que Dona Olinda estava doente.

“Minha mãe está com 94 anos, por assim dizer, ela não me reconhece mais. Teve um problema grave de sangramento nos últimos dias e eu resolvi visitá-la porque pode ser né, que seja a última vez. É a vida, é o nosso destino e quem tem mãe sabe que, quem tem mãe viva com essa idade, sabe dos problemas e do que nós devemos a ela”, disse na época.

Quem era a mãe de Bolsonaro?
Olinda teve sete filhos com o dentista Percy Geraldo Bolsonaro, que faleceu em 1995. O presidente é o terceiro filho do casal.

Descendente de italianos, ela fazia parte de uma família de imigrantes. A mãe de Bolsonaro era dona de casa e morou na zona rural a maior parte de sua vida.

Em entrevista à revista Crescer em 2015, Olinda contou que, quando o presidente e os irmãos nasceram, a família morava em Campinas. Mas o pai decidiu pela mudança para o Vale do Ribeira, uma região com poucos dentistas. O destino escolhido foi a cidade de Eldorado, onde o presidente foi criado.

Políticos prestaram solidariedade hoje ao presidente Jair Bolsonaro (PL), após a morte da mãe dele, Olinda Bonturi Bolsonaro, aos 94 anos.

Políticos lamentam a morte de mãe de Bolsonaro; veja a repercussão
As causas da morte não foram divulgadas. Ela estava internada na ala particular do Hospital São João, em Registro (SP), desde a última segunda-feira (17).

A morte foi confirmada pelo próprio presidente em uma publicação nas redes sociais. Ele está em viagem oficial ao Suriname, mas já anunciou que retornará antecipadamente ao Brasil.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente, lamentou a morte da avó. “Que Deus a receba da melhor maneira possível. Na memória momentos doces da minha infância até os mais recentes com ela e sua risada peculiar”, escreveu o parlamentar.
A conta oficial da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) nas redes sociais também postou uma mensagem de pesar.

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, também manifestaram sua solidariedade ao presidente. Queiroga disse que a mãe do chefe do Executivo federal é “um exemplo a ser seguido por sua força e coragem”.

Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, e Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, também lamentaram a morte de Dona Olinda.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), adversário político do presidente, também manifestou sua solidariedade. “Meus sentimentos ao presidente Bolsonaro pelo falecimento de sua mãe. Que Deus possa confortar os corações dos amigos e familiares”.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste