O macaco Chico, que foi filmado com faca em Corrente, no Sul do Piauí, foi capturado na sexta-feira (24) por meio de uma ação integrada envolvendo o ICMBio, Ibama e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Corrente.
Em vídeo públicado nas redes socias, o macaco-prego aparece com uma faca nas mãos em um imóvel no centro da cidade. O vídeo viralizou e ganhou repercussão em notíciários do estado e em nível nacional.
De acordo com o chefe do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e analista ambiental do ICMBio, Janeil Lustosa, a operação foi realizada tanto para garantir o bem estar e preservação do animal quanto para preservar a saúde humana.
“Tomamos a iniciativa por tratar-se de animal silvestre abandonado e estar causando prejuízos materiais, além de riscos à saúde dele e dos humanos”, destaca.
Mas Janeil Lustosa acrescenta que ele será encaminhado para um ambiente de reabilitação, no qual receberá tratamento adequado e poderá ou não retornar à natureza.
“Não sabemos a sua origem, se ele foi abandonado pelo antigo dono ou se ele escapou, e apesar de encontrarmos da espécie dele na fauna local, não sabemos a sua origem. Mas todos podem ficar tranquilos, pois ele será bem tratado”, acrescentou.
Ainda segundo Janeil, o animal está sendo encaminhado para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS) no IBAMA, em Teresina.
Com informações do portalcorrente