Conecte-se conosco

Esporte

Judô suspende torneios por 2 meses e Sarah deve ficar fora da Olimpíada

Publicado

em

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, Sarah Menezes deve ficar fora da Olimpíada de Tóquio – caso a competição seja realizada, o que começa a ser colocado em dúvida. Na segunda-feira (9), a Federação Internacional de Judô (IJF) anunciou a suspensão de todos os principais torneios internacionais válidos para o ranking olímpico até 30 de abril. Caso sejam mantidos os critérios de classificação, Sarah não tem mais como somar pontos para se classificar aos Jogos.

Já era começo de noite em São Paulo quando a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) recebeu um alerta de que não era para ninguém viajar para Ecaterimburgo (Rússia), onde um Grand Slam seria disputado no final de semana. Atletas da Sogipa, por exemplo, já haviam viajado de Porto Alegre para São Paulo e aguardavam no aeroporto de Guarulhos. David Moura estava dentro do avião, saindo de Cuiabá, quando recebeu ligação para abortar a viagem.

Mas a IJF foi além e também cancelou os Grand Prix de Tbilisi (Geórgia) e Antalya (Turquia), as próximas duas etapas do circuito mundial que valeriam pontos para o ranking olímpico, alegando proteger a família do judô do novo coranavírus. Na semana passada, a entidade já havia sido obrigada a cancelar o Grand Prix de Rabat, no Marrocos, depois que o país africano proibiu competições internacionais.

Se as regras não forem excepcionalmente mudadas, os atletas passam a ter somente três chances expressivas de somar pontos para o ranking olímpico: os campeonatos continentais (o Pan-Americano é entre 17 e 19 de abril no Canadá), o Masters (em Doha, no final de maio) e um Grand Slam em Baku, no Azerbaijão. De resto, só competições regionais, que oferecem pontuação quase irrelevante.

Apenas a número 32 do ranking mundial na categoria até 52 quilos, depois de subir, descer e subir de novo de peso no ciclo olímpico, Sarah Menezes é só a terceira brasileira da lista, atrás de Larissa Pimenta (oitava) e Eleudis Valentim (29ª). O Pan só aceita inscrição de duas atletas do mesmo país por categoria, o que deixa a piauiense fora desse torneio. Depois, também do Masters, que tem o mesmo critério. Nem o ouro em Doha seria suficiente para que ela sequer encostasse em Pimenta no ranking – as duas são separadas por mais de 2 mil pontos.

O cancelamento desses três torneios também atrapalha os planos da CBJ de tentar classificar novos atletas nas categorias leve (até 57kg no feminino, até 73kg no masculino). Entre as mulheres, Rafaela Silva tem pontuação mais do que suficiente, mas está suspensa por doping. Se não reverter a decisão, o Brasil não pode substituí-la a não ser que alguém some pontos para entrar na zona de classificação. Ketelyn Nascimento precisa de mil pontos para isso. Já entre os homens, depois de vários teses que deram pouco resultado, a CBJ aposta em Charles Chibana, que subiu de peso há menos de um mês e ia pra o tudo ou nada.

Fonte: Folhapress
Foto: Divulgação/Flamengo

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Corinthians empata com São Bento em mais um tropeço

Publicado

em

Tudo igual para Corinthians e São Bento. Na noite desta sexta-feira (16), as equipes se enfrentaram na Neo Química Arena, pela sétima rodada do Campeonato Paulista e empataram em 1 a 1. O confronto ficou marcado pelo golaço do lateral Gabriel, do time do interior, e por mais uma atuação abaixo do esperado da equipe comandada por Vagner Mancini.

Favorito no confronto, o Corinthians saiu atrás do placar logo no início do primeiro tempo e foi neutralizado pela equipe de Sorocaba nos primeiros 45 minutos. Na etapa final, com a entrada de jogadores mais experientes no lugar dos garotos, o Timão se arrumou em campo e conseguiu o empate.

Com o resultado, o clube do Parque São Jorge chega ao seu 15º ponto no Paulistão e segue na liderança isolada no Grupo A, ainda que venha de duas rodadas sem triunfo. Já o São Bento, que ainda não venceu, chegou ao seu quarto ponto e se mantém na briga contra o rebaixamento.

Fonte: Folhapress

Continue lendo

Esporte

Ponte Preta domina Santos e vence por 3 a 0

Publicado

em

A Ponte Preta venceu o Santos por 3 a 0 nesta sexta-feira (16), no Moisés Lucarelli em Campinas, pela quinta rodada atrasada do Campeonato Paulista. João Veras marcou duas vezes e Moisés fez o terceiro.

Na primeira etapa, a Macaca dominou completamente o Peixe, que mal conseguiu passar do meio-campo, construindo o placar da vitória em 45 minutos. Ariel Holan fez mais testes no time visitante e viu um desempenho nada assertivo, com uma defesa totalmente fragilizada.

Com o triunfo, a Ponte subiu para sete pontos, ocupando o terceiro lugar no Grupo B, a três pontos da segunda colocada Ferroviária. Já o Santos está na segunda posição do Grupo D, com seis pontos em seis jogos, correndo riscos. O Mirassol lidera com oito pontos em cinco jogos, enquanto o Guarani vem em terceiro, com cinco pontos em seis rodadas.

Fonte: Folhapress

Continue lendo

Esporte

Renato é demitido do Grêmio após queda na Libertadores

Publicado

em

A mais gloriosa passagem de Renato Portaluppi pelo Grêmio como treinador chegou ao fim. Em exatos 1670 dias, o maior ídolo da história do clube recolocou o Tricolor na rota dos títulos importantes depois de um hiato de 15 anos. Porém, não resistiu aos insucessos recentes, que culminaram com a eliminação na 3ª fase da Libertadores, mesmo que esteja afastado por estar com Covid-19.

Na terceira vez em que comandou o Grêmio, Renato conquistou Libertadores, Recopa, Copa do Brasil, três Gauchões, empilhou uma supremacia no clássico Gre-Nal e ainda ganhou a desejada estátua. Mas não foram apenas períodos de glória. Houve eliminações, polêmicas e outros momentos delicados.

Nesta sexta-feira, Renato irá fazer um exame RT-PCR. Se testar negativo, deve ir ao CT Luiz Carvalho nos próximos dias para ter um último contato com jogadores e funcionários do clube. E ruma ao Rio de Janeiro no começo da próxima semana.

Fonte: globo.com

Continue lendo

Popular