O fundador do Partido Novo, João Amoêdo, decidiu votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições. Em 2018, o empresário apoiou Jair Bolsonaro (PL) para o Palácio do Planalto.

“Os fatos, a história recente e o resultado do 1º turno, que fortaleceram a base de apoio de Bolsonaro, me levam à conclusão de que o atual presidente apresenta um risco substancialmente maior“, disse Amoêdo em entrevista à Folha de S. Paulo publicada neste sábado (15.out.2022).

O fundador do Novo afirma que Bolsonaro confirmou ser um “péssimo gestor“, é incapaz de dialogar, assumir responsabilidades e não tem compromisso com a verdade. “É um governante autocrático que se coloca acima das instituições“, declarou.

A possibilidade de aumentar o número de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e Bolsonaro nomear 5 magistrados além dos 2 indicados, caso seja reeleito, pesaram na decisão de votar em Lula.

“Esse tipo de manobra já foi realizada por líderes autocráticos como Hugo Chávez, na Venezuela, e Viktor Orbán, na Hungria. Esse é um dos riscos que me fizeram desistir do voto nulo“, disse.

Amoêdo diz que nunca pensou em digitar 13 na urna eletrônica e será uma tarefa “dificílima“.

“Mas vou me lembrar do presidente que debochava das vítimas na pandemia, enquanto milhares de famílias choravam a perda de seus entes queridos“, declara.

O empresário espera críticas à sua declaração de voto dentro do Novo, mas pondera que a liberdade de expressão é um dos princípios da sigla.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *