Conecte-se conosco

Cidades

Indígenas venezuelanos são vacinados contra Covid-19 em Teresina

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou a vacinação contra a Covid-19 em indígenas de etnia Warao, refugiados da Venezuela. Ao total, foram vacinados 134 indígenas, que residem nos três abrigos localizados em Teresina.

A ação é resultado da articulação entre o Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), e da Prefeitura de Teresina, pela FMS e pela Semcaspi.

De acordo com a secretária da Semcaspi, Eliana Lago, a vacinação para este grupo prioritário era aguardada, por garantir a saúde e reduzir a transmissibilidade da Covid-19 entre as famílias indígenas.

“Estávamos aguardando por este momento e o grande dia chegou. Iniciamos a vacinação contra a Covid-19 na população indígena vinda da Venezuela. Na nossa gestão, temos buscado orientar e conscientizar estas famílias indígenas sobre os riscos desta doença, disponibilizando os equipamentos de proteção individual e informando sobre a importância da vacina. Com o acesso à fake news, alguns indígenas já chegaram a nos questionar sobre a eficácia da vacina e estamos buscando combater todas estas desinformações nos abrigos, o que tem garantido a aceitação ampla neste grupo”, esclareceu.

Segundo Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, as famílias refugiadas da Venezuela estão sendo imunizadas por fazerem parte de um grupo prioritário definido pelo Governo Federal, que são os indígenas.

“Como o Ministério da Saúde definiu os indígenas como grupo prioritário para serem vacinados contra a Covid19, os venezuelanos que residem nos abrigos de Teresina se enquadram neste grupo, por serem exatamente indígenas da etnia Warao, por isso que eles tiveram esta prioridade”, explicou Gilberto Albuquerque.

Em Teresina, há três abrigos que receberam os indígenas, refugiados da Venezuela e estão localizados nos bairros: Buenos Aires; Poti Velho; e na BR 343, no prédio do Emater.

Fonte: Ascom/FMS

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Veículo da Prefeitura de Timon é roubado com vacinas contra a gripe

Publicado

em

Um veículo da Prefeitura de Timon foi levado por assaltante nesta segunda-feira (12) no município de Timon, Maranhão. O carro, utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, transportava vacinas contra a gripe (influenza) que abasteceriam postos de saúde da cidade. A Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionadas e conseguiram localizar o veículo.

A Assessoria da Prefeitura de Timon emitiu nota confirmando o roubo do veículo, mas que as doses foram recuperadas. Segundo a nota, o ocorrido não compromete a Vacinação contra a Gripe, que se inicia amanhã (13).

Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Saúde ( SMS) vem a público esclarecer que na manhã desta segunda-feira (12), um veículo pertencente a frota municipal da SMS foi assaltado. O carro realizava no momento transporte das vacinas contra a Gripe (INFLUENZA).

Logo que foi informado do ocorrido a administração acionou a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil do município, que já realizou a perícia técnica e confirmou que a térmica contendo 1.250 doses que estavam dentro do veículo já foram recuperadas.

O ocorrido não compromete a Vacinação contra a Gripe. A campanha inicia amanhã (13), para as crianças de 6 meses a menores de 2 anos nas 19 UBSs selecionadas.

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Colisão entre dois veículo deixa cinco pessoas feridas em Teresina

Publicado

em

Uma colisão envolvendo uma Kombi e um automóvel Gol deixou cinco pessoas feridas na noite de domingo (11), no cruzamento da avenida Petrônio Portella com a rua Magalhães Filho, no bairro Aeroporto, na zona Norte de Teresina.

De acordo com informações dos policiais da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), a Kombi foi arremessada por alguns metros e quase capotou em frente a um supermercado localizado na avenida. Os feridos estavam na Kombi. Já o casal que seguia no automóvel Gol não ficou ferido.

Uma equipe do Bptran esteve no local fazendo os trabalhos de perícia e o SAMU esteve no local pra prestar os primeiros-socorros e em seguida levou os feridos para uma unidade hospitalar em Teresina.

Da Redação

Continue lendo

Cidades

FMS vacina mais de 4 mil idosos neste domingo

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou neste domingo (11) o número de idosos vacinados em drive trhu. De acordo com a Fundação, foram vacinados 4.100, ou seja,  84% da meta estipulada pela FMS.

Conforme a FMS, foram vacinados idosos de 67 anos em 10 pontos de drive thru espalhados pela cidade. Pela manhã, das 9h às 13h, receberam a vacina as mulheres. Já os homens receberam suas doses pela tarde, de 13h às 17h.

Confira os pontos de drive thru e a quantidade de idosos vacinados:

UESPI 360
BUENOS AIRES 510
PQE  PIAUI 380
BELA VISTA 450
FSA 380
ADUFPI 370
LIVRAMENTO 660
THE SHOP 320
ZOOBOTANICO 410
NOVAFAPI 260

Da Redação

Continue lendo

Popular