Incêndio atinge ala covid de hospital de Aracaju e quatro pacientes morrem

Um incêndio atingiu nesta sexta-feira (28) o Hospital Doutor Nestor Piva, em Aracaju (SE), o que forçou a remoção às pressas de 35 pacientes de covid-19. Segundo a prefeitura da capital sergipana, quatro pessoas morreram durante o incidente, sendo três no local e uma durante a transferência para o Hospital de Urgência Governador João Alves Filho.

Não foram informadas as circunstâncias das mortes constatadas no local do incêndio nem a identidade das vítimas.

Ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas sabe-se que ele começou por volta das 6h30 e rapidamente a fumaça se alastrou pelo local. Segundo relato de funcionários, a principal suspeita é que o fogo tenha começado no sistema de ar condicionado da unidade. Os profissionais, assustados, iniciaram de imediato a retirada dos doentes.

No hospital havia pacientes internados com quadro moderados, em leitos clínicos; e graves, em estabilização e no aguardo de remoção para uma UTI. Alguns deles estariam fazendo uso de respirador no momento do incêndio.

Equipes das defesas civis Estadual e Municipal e Corpo de Bombeiros controlaram o fogo rapidamente.

Contudo, pela grande quantidade de fumaça que se alastrou pelo hospital, foi necessária a remoção de pacientes com o apoio do Samu.Defesa Civil

O tenente Fabiano Queiroz, do Corpo de Bombeiros de Sergipe, informou que o foco do incêndio foi na sala dos médicos.

“Fomos acionados por volta das 6h40 e em menos de 5 minutos já estávamos no local. A ala estava tomada de fumaça, não era possível ver nada. Fizemos a retirada de todas das pessoas que estavam na UTI e depois controlamos o incêndio. Em cerca de meia hora já havíamos feito a retirada dos pacientes e o incêndio estava controlado”, afirmou.

Ainda segundo os bombeiros, uma perícia deve ser feita e ter resultados em até 30 dias. “Foi um trabalho muito difícil já que havia muitas vidas envolvidas, pessoas que não tinham como sair do local e precisavam ser retiradas uma a uma”, diz o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José.

Transferência
Uma operação foi montada para transferir os pacientes para unidades com vagas na capital sergipana. O Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) deslocou quase todo seu efetivo para ajudar nas remoções.

A pediatria do Hospital Fernando Franco foi adaptada de maneira emergencial para atendimento clínico. A Prefeitura de Aracaju informou ainda que estruturou espaço para atendimento psicológico e de informações para familiares dos pacientes e trabalhadores do hospital. “A área onde ocorreu o incêndio está isolada e o espaço não atingido será equipado para atendimento ao público”, diz a nota.

O Hospital Doutor Nestor Piva atende urgência e emergência pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, por causa da alta no número de casos, estava praticamente lotado.

Segundo apurou o UOL, essa ala foi uma ampliação do atendimento para pacientes com covid-19 em anexo ao hospital e começou a funcionar há cerca de duas semanas.

Hospitais públicos e particulares da cidade já se dispuseram a ceder vagas para os pacientes que estavam no hospital.

Segundo o governo do estado, que comandou o resgate com 10 viaturas e ‘motolâncias’, houve resgate de pessoas com problemas causados pelo fogo e pela inalação de fumaça, entre eles 32 funcionários. Ao todo foram atendidas cerca de 60 pessoas.

Os feridos e removidos foram encaminhados para vários hospitais. No Hospital de Urgência, chegaram nove vítimas na Unidade de Paciente Crítico, que é uma área para pacientes com queimaduras e principalmente lesão inalatória.

“A equipe da cirurgia plástica já está atuando, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) já está de prontidão com leitos, bem como o esvaziamento do corredor da catástrofe para receber a demanda do dia que normalmente acontece no Nestor Piva e que deve transbordar aqui para o Huse”, explicou o superintendente do Huse, Walter Pinheiro.

A prefeitura de Aracaju informou que está em tratativas buscando nova unidade de atendimento para substituir os leitos do Nestor Piva e garantir assistência a pacientes pela covid-19.

Prefeito vai a local de incêndio
Em nota, a direção do Centro Médico do Trabalhador, responsável pela gestão do Nestor Piva, informou que, “de imediato, às primeiras providências foram tomadas com a remoção dos pacientes internados na unidade.

Para isso, todo o corpo de funcionários, médicos, auxiliares, seguranças e enfermeiros se empenharam até a chegada dos primeiros socorros. Em poucos minutos, dezenas de ambulâncias do Samu, da Polícia Militar e de instituições privadas já estavam providenciando a remoção dos pacientes para as seguintes unidades hospitalares: HUSE, Hospital de Cirurgia, Hospital Santa Isabel, Hospital da Polícia Militar (HPM) e Jael Patrício.Centro Médico do Trabalhador

Ainda segundo a nota, a situação já está controlada. “O local do incêndio já está sendo periciado e outro local já sendo providenciado com urgência para reabertura do hospital.”

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) visitou o local e informou que será montada uma comissão para apurar a causa do incêndio. Ele prometeu tomar todas as providências administrativas do caso.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste