Imóveis atingidos por incêndio em São Paulo correm risco de desabar

Um incêndio atinge há mais de 12 horas ao menos quatro imóveis nas ruas Barão de Duprat e Cavalheiro Basílio Jafet, na região da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo.

Segundo o coronel Melo, o incêndio começou por volta das 21h deste domingo (10), na área térrea de um prédio de dez andares, e se alastrou para outros três imóveis.

Uma loja de artigos de papelaria e festa, que ficou completamente destruída, além de um prédio de seis andares, que corre risco de desabar, e o prédio histórico a primeira igreja ortodoxa do país.

Todos os imóveis estavam vazios, incluindo a igreja.

Segundo um padre da comunidade Ortodoxa Antioquina de São Paulo, o teto desabou e mais de 50% do imóvel foi destruído.

Um sacristão relatou ao g1 todo o material que pode ter sido destruído por conta do incêndio.

“Ficamos muito tristes. Temos informações de que o fogo atingiu a igreja, mas ainda não sabemos os danos. É a primeira igreja ortodoxa fundada no Brasil, em 1904. Os arquivos dela são grandes e tem informações da religião e história do nosso povo. É um patrimônio histórico da colônia síria no Brasil”, afirmou.

Por volta das 8h, os bombeiros atuavam para conter as chamas no prédio maior, de dez andares. Nos demais imóveis, o fogo já tinha sido controlado.

A expectativa, de acordo com o coronel Melo, é a de ao menos mais 24 de trabalhos no local.

Dois bombeiros que atuavam no combate às chamas ficaram feridos. Eles sofreram queimaduras de 2º grau e foram encaminhados para o pronto-socorro do Tatuapé com mais de 15% do corpo queimado.

28 viaturas e 80 bombeiros trabalham para combater as chamas.

Eles entraram no prédio de dez andares e atuam do lado de dentro e de fora para evitar que as chamas se alastrem para outras edificações.

Funcionários de lojas do entorno aguardam para saber se as lojas poderão ser abertas.

Moradores de um prédio residencial ao lado da edificação em chamas foram orientados a deixar os apartamentos por conta dos riscos, embora o prédio não tenha sido atingido pelo fogo.

Os bombeiros ainda não sabem o que teria provocado o incêndio.

Segundo Secretaria da Segurança Pública, o caso foi registrado como incêndio e furto. A polícia teve acesso à imagens filmadas por câmeras de segurança, que mostram um indivíduo saindo de um estacionamento próximo ao local, carregando dois sacos pretos cheios de objetos. Logo após a saída dele, foi possível observar um clarão vindo da direção das chamas.

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste