Imepi inicia fiscalização de produtos típicos da Semana Santa

O setor de Pré-medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciou a Operação Páscoa, em Teresina. A ação consiste na fiscalização de produtos típicos da Semana Santa, que estão em alta neste período do ano em mercados, rede de supermercados e comércios.

Nesta quinta-feira (02), a diretora do Imepi, Patrícia Leal, participou do processo de fiscalização da operação em um estabelecimento da zona Sul de Teresina. Também estiveram presentes, o diretor administrativo-financeiro, Fernando Lima, além dos fiscais Ângelo Ramos e Gassyel Rodrigues.

De acordo com a diretora Patrícia Leal, a fiscalização garante ao consumidor que os produtos de melhor qualidade estejam no mercado. “Estamos fazendo a coleta aleatória dos produtos para certificar e proteger os direitos dos consumidores e assim garantir que a população em geral não seja lesada na hora de fazer sua compra de Páscoa”, explica Patrícia Leal.

Entenda como funciona a operação
A operação acontece em duas fases. Na primeira, os produtos são coletados para análise quantitativa no laboratório de Pré-medidos do Instituto. Entre os alimentos coletados, destacam-se: ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, dentre outros. Os brinquedos contidos nos ovos de chocolate serão analisados pelo Setor da Qualidade do Imepi, que vai observar a veracidade do selo do Inmetro no item.

Em seguida, os alimentos recolhidos são periciados quanto ao peso que indicam na embalagem. Por exemplo, na hipótese de um ovo de chocolate indicar 240g, o Imepi vai verificar na presença do fabricante da empresa se de fato esse produto possui o peso indicado.

Os produtos aprovados na perícia poderão ser doados pelos representantes ao Imepi, para instituições beneficentes devidamente cadastradas. Em caso de irregularidade, os produtos que não atenderem às normas exigidas pela portaria do Inmetro serão reprovados e os estabelecimentos autuados com multa. A Operação Páscoa será realizada durante todo o mês de março e segue até o dia 14 de abril.

Fonte: CCom
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste