Ijexá e Pagode do Mimbó se apresentam no Novembro Negro desta terça-feira

O Novembro Negro desta terça-feira (24) apresenta o grupo afro cultural Ijexá e o Pagode do Mimbó diretamente da cidade de Amarante. As lives serão transmitidas nos canais da Secult no Youtube e Facebook, a partir das 18 horas.

O grupo Ijexá nasceu em 2004 a partir do desejo de grupos da zona Sul de Teresina para fortalecer a luta na valorização e preservação da cultura negra, através da música e dança afro. Surgiu após uma oficina de dança e percussão ministrada pela educadora e coreógrafa Gardênia de Carvalho, militante do movimento negro do estado.

O nome IJEXÁ, na língua Yorubá, significa toque de tambor para o orixá oxum e tem sido com esse espírito de luta que o grupo desenvolve seu trabalho, fortalecendo respeito a cultura para construção da autoestima da população negra do nosso Estado.

O pagode do Mimbó é um grupo cultural da cidade de Amarante que surgiu junto com a formação dos quilombos na cidade. Geração após geração, a tradição foi passada entre as pessoas, e atualmente conta também com um grupo mirim, que já se apresentou em diversos estados brasileiros.

O projeto Novembro Negro é uma realização da Associação de Apoio e Incentivo à Ações e Estudos para o Desenvolvimento Sustentável, com apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Coordenadoria de Comunicação (CCOM).

Fonte: Secult

relacionadas

talvez você goste