II Congresso Internacional de Jornalismo começa na próxima quarta-feira na UFPI

Na próxima quarta-feira (24), às 9h, será iniciado o II Congresso Internacional de Jornalismo, Inovação e Igualdade (CIJOII). O evento visa pensar a tecnologia além dos algoritmos e entender como a comunicação pode ser apropriada para uma sociedade mais igualitária. O Congresso é organizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII) e vinculado ao curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A programação do evento, que será totalmente on-line, contará com a participação de grandes nomes da pesquisa em Comunicação no Brasil e no mundo.

Durante a manhã dos dois dias de congresso serão realizadas mesas de discussão com convidados. À tarde, acontecem os Grupos Temáticos para apresentação de trabalhos. Os nomes que compõem as Mesas de Discussão são: Fernando Zamith, da Universidade do Porto, em Portugal; Javier Díaz Noci, da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona; Edgard Patrício, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC); Márcia Guena, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB); Leila Sousa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e Fernanda Carrera, da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ).

Para a líder do JOII-UFPI, professora Juliana Teixeira, o Congresso Internacional Jornalismo, Inovação e Igualdade é uma oportunidade de discutir o papel da Comunicação na consolidação da democracia. “Nós temos que tentar pensar a comunicação para além de zeros e uns. Entender como apropriar essa comunicação para uma sociedade mais justa e democrática, algo que estamos precisando compreender nos dias de hoje. É daí que parte essa ideia do evento de integrar jornalismo, inovação e igualdade”, explica.

A transmissão do evento será no canal do Youtube do JOII-UFPI e posterior disponibilização do material no site do grupo de pesquisa. Mais detalhes podem ser encontrados no site: www.joiiufpi.com.br.

II Congresso Internacional de Jornalismo começa na próxima quarta-feira na UFPI

Confira abaixo a programação do II CIJOII:
Palestras das 9h às 12h
Grupos de Trabalho das 14h às 17h

24 de maio:
Mesa de Discussão – Potencialidades e limitações do Jornalismo para inclusão digital
Convidados: Fernando Zamith (Porto – Portugal), Javier Díaz Noci (Barcelona – Espanha), Edgard Patrício (UFC).

Grupos Temáticos
GT 1 – Transformações no Jornalismo no contexto da Cibercultura
GT 2 – Fluxos Jornalísticos em Redes Sociais Digitais

25 de maio:
Mesa de Discussão – Repensando o Jornalismo Digital a partir das inteseccionalidades
Convidados: Leila Sousa (UFMA), Fernanda Carrera (UFRJ) e Márcia Guena (UNEB).

Grupos Temáticos
GT 3 – Configurações do jornalismo alternativo e decolonial no ambiente digital
GT 4 – Cultura digital e inovações aplicadas à Comunicação

Fonte: Ascom
Foto: Arquivo

relacionadas

talvez você goste