Política
Ibope em São Paulo: no 2º turno, Covas tem 47%, enquanto Boulos marca 35%

Publicado
3 meses atrásem
Por
redacaoAtual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) lidera as intenções de voto no segundo turno das eleições municipais, segundo aponta pesquisa Ibope divulgada hoje. É a primeira desde que os dois candidatos passaram ao segundo turno, no domingo. O tucano aparece com 47%, 12 pontos percentuais à frente de Guilherme Boulos (PSOL), que tem 35%.
Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Covas tem entre 44% e 50%, enquanto Boulos varia entre 32% a 38%.
Porcentagem considerando votos totais:
Bruno Covas (PSDB): 47%
Guilherme Boulos (PSOL): 35%
Brancos/nulos: 14%
Não souberam/não quiseram responder: 4%
Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluídos brancos, nulos e abstenções, a vantagem de Covas é um pouco maior, de 16 pontos percentuais. Neste cenário, o atual prefeito tem 58% das intenções de voto, e Boulos, 42%.
Para ser eleito em segundo turno, um candidato precisa atingir 50% mais um do total de votos válidos —a maioria simples.
Porcentagem considerando votos válidos:
Bruno Covas (PSDB): 58%
Guilherme Boulos (PSOL): 42%
Destaque por segmento
Covas se destaca principalmente entre aqueles que avaliam sua gestão como ótima ou boa: 78% dos eleitores deste grupo dizem querer reeleger o prefeito. Ele também sobressai entre católicos (54%) e entrevistados de 55 anos ou mais (54%).
Já Boulos é o favorito entre os eleitores que avaliam a administração atual como ruim ou péssima, alcançando 50% das intenções de voto deste segmento. O psolista ainda se destaca entre os eleitores que não são católicos nem evangélicos (45%).
O Ibope conversou com 1.001 pessoas entre os dias 16 e 18 de novembro, de forma presencial. Encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, a pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o protocolo SP-05645/2020.
O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.
Fonte: Folhapress
Foto: Reprodução
Redação do Portal Diário Piauí.

Leia também
Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório fomenta pesquisas acadêmicas em Teresina
Sesapi inicia 12ª etapa da pesquisa epidemiológica no Piauí
Pesquisa GP1 para 2º em Teresina: Dr. Pessoa, 64,58%; Kleber Montezuma, 35,42%
Pesquisa aponta Dr. Pessoa na liderança do 2º turno em Teresina
Bruno Covas e Guilherme Boulos farão 2º turno em São Paulo
Dr. Pessoa lidera pesquisa Ibope para prefeito de Teresina