Conecte-se conosco

Cidades

HUT se torna referência de modelo de gestão pública no Norte-Nordeste

Publicado

em

Por meio da melhoria contínua dos processos e de gestão, o Hospital de Urgência de Teresina, prof. Zenon Rocha (HUT), vem investindo em ferramentas organizacionais para se tornar um hospital de referência e modelo de gestão pública no norte-nordeste, reconhecido pela assistência humanizada, segura e de excelência em saúde.

A nova diretoria com apenas dois meses de trabalho reestruturou a engenharia tanto assistencial quanto operacional. “Após um diagnóstico dos macroprocessos junto às lideranças, elaboramos um plano de ação contemplando as áreas de administração; assistência e infraestrutura hospitalar e efetivamente começamos a atuar visando uma melhoria contínua”. Afirmou o novo diretor geral do HUT, Dr. Fábio Marcos de Sousa.

Mudanças nas escalas e rotinas, redimensionamento de equipes médicas e de enfermagem já refletem positivamente na qualidade da assistência ao paciente. Um dos problemas crônicos resolvido com o redimensionamento foi à superlotação na ortopedia. “Hoje estamos com taxa de ocupação média de 88% nesse setor, o que antes era 125%” avalia o diretor técnico da instituição, médico Hormone Rodrigues.

Assim como a reorganização no fluxo dos atendimentos, a implantação e reativação de núcleos e a elaboração de protocolos assistenciais, demonstram mais resolutividade e segurança nos casos que são atendidos pelo Hospital.

Dentre esses protocolos, foi criado um novo plano de alta hospitalar, através de visita multidisciplinar diária em postos de internação e a aplicação do sistema Kanban que resultaram em ganhos de produtividade, reduzindo o tempo de permanência de pacientes internados, favorecendo o giro dos leitos.

Para adequar melhor aos interesses da comunidade também foi criado o plantão presencial do serviço de Otorrinolaringologia. O serviço de urgência para ouvido, nariz e garganta 24h da forma presencial aumentou em 24% os atendimentos dessa especialidade, garante a nova diretoria.

“Com o objetivo de melhorar a segurança e a comunicação efetiva entre as áreas, diariamente usamos a ferramenta estratégica de segurança chamada Huddle, que visa identificar possíveis falhas operacionais de forma precoce, debatê-los com a equipe e investir em ações de melhoria, além da implementação de mapa cirúrgico eletrônico dando mais agilidade aos procedimentos realizados, reduzindo os atrasos cirúrgicos”, ressalta Romak Bezerra, diretor de enfermagem.

Mais uma aquisição importante, foi um painel eletrônico integrado ao sistema de dados do Hospital que possibilita a gestão ver em tempo real informações estratégicas como: as entradas, taxas de ocupação das clínicas médicas e cirurgias. “Isso oferece mais vantagens, favorecendo a monitoração dos setores e fazendo com que os recursos sejam otimizados” considera o diretor administrativo Fernando Correia.

Outra ação efetiva da nova gestão liderada por Fábio Marcos diz respeito à integração do HUT com demais instituições de saúde de Teresina. Em consonância com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), coloca a disposição da rede equipamentos doados por empresa responsável pelo Hospital de Campanha João Claudino, além de negociar leitos clínicos para cardiologia no hospital do Dirceu, a reativação de leitos cirúrgicos e a otimização do ambulatório para estomaterapias no hospital do bairro Promorar.

“Queremos que o HUT seja referência não só assistencial como também em gestão, estamos construindo um diálogo direto entre as lideranças, servidores, FMS e os usuários do hospital. Isso tem ampliado nossa visão e melhorado muito nossa performance nos resultados. Tudo isso faz parte de um modelo de trabalho de uma gestão mais participativa” finalizou o médico Fábio Marcos de Sousa.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é uma das maiores unidades públicas de saúde do Estado em atendimentos de urgência e emergência 24 horas, referência em média e alta complexidade em Cirurgia Geral, Traumatologia e Ortopedia.

Fonte: Ascom/HUT

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governo emite decreto e shoppings, bares e restaurantes podem funcionar até as 22h

Publicado

em

O Governo do Piauí prorrogou as medidas sanitárias excepcionais de combate à Covid-19 contidas no decreto de nº 19.576, do dia 10 de abril, com algumas alterações, que terão validade no período de 19 a 25 de abril. As principais mudanças são nos horários de funcionamento de shopping centers, bares e restaurantes, que agora poderão funcionar até as 22h, e no toque de recolher que passa a ser das 23h até as 5h.

A decisão pela prorrogação das medidas, com as alterações em relação aos horários, levou em consideração a constatação de estabilidade na demanda por leitos clínicos e de terapia intensiva; a regressão do estado de alta para estabilidade no número de óbitos por Covid-19; bem como o esforço do Estado e dos Municípios na execução de medidas preventivas vinculadas ao fortalecimento do Programa Busca Ativa, das barreiras sanitárias e de outras ações de atenção primária à saúde.

O governador Wellington Dias destacou que o objetivo é seguir o protocolo de cada um dos setores para que se possa conter a propagação do novo coronavírus. Ele chama atenção para o fato de, apesar da redução da fila de espera por UTIs, ainda existe demanda por leito de terapia intensiva no Piauí.

“Fizemos a ampliação de leitos em cidades como Parnaíba, mas já não temos recursos humanos para outras ampliações. Por isso que eu peço que possamos seguir juntos os protocolos sanitários e as medidas de isolamento social. Sei que é duro, não é fácil, mas o objetivo é salvar vidas. É um pacto pela vida, conto com você!”, conclamou o gestor.

Medidas
A suspensão das atividades econômico-sociais presenciais que têm sido adotadas iniciando às sextas e nos fins de semana ocorrerá apenas no sábado e domingo, iniciando às 23h da sexta-feira (23) até as 24 horas do domingo (25).

A exceção, no fim de semana, fica por conta das seguintes atividades essenciais que poderão funcionar:

– mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;
– farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
– bancos e lotéricas;
– oficinas mecânicas e borracharias;
– lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;
– postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;
– hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
– distribuidoras e transportadoras;
– serviços de segurança pública e vigilância;
– serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
– serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;
– serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria da Saúde do Estado do Piauí;
– serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;
– agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;
– templos, igrejas, centros espíritas e terreiros.

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Sesapi registra 828 casos e 27 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Publicado

em

Foram registrados, no Piauí, 828 casos confirmados e 27 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite deste sábado (17).

Dos 828 casos confirmados da doença, 460 são mulheres e 368 são homens, com idades que variam de um a 93 anos.

Onze homens e dezesseis mulheres foram vítimas da Covid-19. Eles eram de Beneditinos (52 anos), Oeiras (66 anos), São João da Fronteira (81 anos), São Raimundo Nonato (90 anos) e Teresina (36, 59, 60, 67, 69, 74 e 75 anos). As mulheres eram naturais de Barro Duro (81 anos), Campo Maior (60 anos), Jurema (73 anos), Parnaíba (42 anos), Piripiri (62 e 80 anos), Sebastião Leal (24 anos), Simplício Mendes (34 anos) e Teresina (49, 68, 71, 74, duas de 76 anos, 78 e 86 anos). Seis vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 226.624 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.758 e foram registrados em 219 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.332 ocupados, sendo 861 leitos clínicos, 424 UTIs e 47 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 13.505 até o dia 17 de abril de 2021.

A Sesapi estima que 221.100 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 350.898 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 103.044 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

Boletim emitido pela Sesapi

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.


Da Redação

Continue lendo

Cidades

Capitão da Polícia Militar do Piauí fica gravemente ferido e esposa morre em acidente

Publicado

em

O capitão da Polícia Militar do Piauí, Genival Lisboa dos Santos, ficou gravemente ferido após um grave acidente neste sábado (17), na cidade de Grajaú, no Maranhão. Sua esposa, Francisca Araújo, ficou presa as ferragens e morreu ainda no local.

De acordo com informações da Polícia Militar, o capitão e sua esposa estavam em uma missão da igreja evangélica. Eles estavam em um comboio com vários outros integrantes da missão, em trânsito de Teresina para a cidade de Grajaú.

De acordo com relato de testemunhas, o militar estava cansado, ele parou para descansar um pouco, então o comboio seguiu na frente. Horas depois um veículo sinalizou para o grupo, informando que o veículo que estava atrás tinha se envolvido em um grave acidente.

O capitão teria cochilado ao volante, entrado na contramão e colidido frontalmente contra um caminhão. A esposa ficou presa nas ferragens e morreu ainda no local.

O capitão foi socorrido com vida para o Hospital Geral de Grajaú (HGG) e internado na sala vermelha. Ele sofreu uma forte pancada na cabeça e no braço esquerdo.

A Polícia Militar do Piauí emitiu a nota de pesar pela morte de Francisca Araújo dos Santos,

Confira a nota de pesar
A Polícia Militar o Piauí, com grande tristeza, informa o falecimento da Sra. Francisca Araújo dos Santos, de 52 anos, esposa do Capitão da PMPI Genival Lisboa dos Santos, em acidente automobilístico ocorrido em rodovia no interior do Estado do Maranhão, próximo ao município de Grajaú-MA.

O Capitão Lisboa, que também estava no veículo, sofreu alguns ferimentos e encontra-se hospitalizado, mas está consciente e fora de perigo. Enquanto isso, o CAIS da PMPI presta apoio, neste momento, à família enlutada. O velório da Sra. Francisca Araújo ocorrerá na Igreja Assembléia de Deus Central deTimon-MA, que fica na Rua Benedito Leite nº 796, no Centro da cidade.

Toda a família policial militar manifesta os mais sinceros pêsames diante de tamanha e repentina perda, desejando que os familiares e amigos encontrem conforto neste momento de consternação e grande dor.

Da Redação

Continue lendo

Popular