HUT prevê aumento de 20% nos atendimentos durante Carnaval

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está preparado para atendimento de média e alta complexidade em traumas, cirurgia geral e outras especialidades para um aumento em torno de 20% na demanda de pacientes durante o Carnaval e garantir a assistência aos foliões e à população em geral que precise do pronto atendimento de urgência e emergência.

A unidade, vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS), faz essa projeção considerando as entradas nos anos de 2021 e 2022 e a movimentação de pessoas em torno das festas, que tem reflexo no aumento dos acidentes de trânsito e das intercorrências com pacientes críticos.

Segundo Italo Costa, diretor técnico do HUT, os principais atendimentos nesse período incluem vítimas de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas, ferimentos por facas e armas de fogo e traumas por quedas. No geral, as entradas nesta época estão relacionadas ao uso abusivo de álcool.

O aumento no volume de atendimentos durante feriados prolongados resulta em maior demanda por bolsas de sangue, com isso a unidade hemoterápica do HUT, se programa com um estoque maior para garantir o atendimento desses pacientes. Por isso a doação de sangue no Hemopi é fundamental para garantir suporte, ressalta a responsável técnica, enfermeira Breila Melo.

A agência transfusional do hospital funciona 24 horas, atendendo todas as demandas dos pacientes internados e aqueles que chegam com necessidade de transfusão de emergência. O HUT possui o protocolo de transfusão maciça, modalidade indicada quando há um alto risco de vida (hemorragias, traumas, acidentes, agressões por arma de fogo, arma branca).

Para o diretor geral, Anderson Dantas, pelo perfil de assistência, o hospital tem toda capacidade de atender os pacientes politraumatizados, a unidade possui uma equipe adequada e insumos necessários para atender essa demanda, mas caso haja necessidade tem profissionais de sobreaviso que serão acionados, conclui.

Fonte: Semcom
Foto: Arquivo

relacionadas

talvez você goste