O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) Professor Zenon Rocha completou, nesta quinta-feira (5), 14 anos de existência. Para celebrar a data, a administração da unidade de saúde realizou solenidade de corte de bolo de aniversário, que contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa. Na ocasião, o gestor destacou a importância do HUT e parabenizou todos os servidores pelo compromisso e dedicação.

“Os parabéns é principalmente para os profissionais de saúde do HUT, que estão dedicados em cuidar das pessoas com o coração, com a destreza e com o conhecimento. O louvor pelos 14 anos dessa casa de saúde, onde também trabalhei, deve ser estendido a todos os funcionários. Eles merecem ser homenageados pela maneira de cuidar das pessoas”, enfatizou Dr. Pessoa.

Durante a celebração, houve também a inauguração simbólica da Praça Jardim do Sol, como parte das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Humanização (GTH). Localizada na parte interna da unidade, o espaço foi revitalizado e será destinado para a reabilitação e passeios terapêuticos dos pacientes, além de um espaço de convivência para os acompanhantes dos usuários e funcionários.

Outra marca comemorada, nesta manhã, pela direção do HUT, foi o fim do cenário de superlotação, a queda da taxa média de internação de cinco para três dias e a redução da mortalidade hospitalar.

“É válido ressaltar o impacto desta medida para a receita hospitalar: viabiliza o aumento da capacidade de realização de procedimentos, eliminando desperdícios e aumentando a qualidade e segurança do serviço”, explicou Fábio Marcos, diretor do Hospital.

Em seus 14 anos de existência, o HUT tem prestado assistência de média e alta complexidade, além dos atendimentos de urgência e emergência vinculados à Fundação Municipal de Saúde (FMS). Credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS), também presta atendimento a pacientes de outros municípios do Piauí e alguns do Maranhão.

Números
Com 375 leitos, 2.069 servidores, a unidade possui mais de 18 mil metros quadrados e oferece serviços especializados em Ortopedia, Traumatologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Cirurgia Vascular, Urologia, Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Cirurgia Plástica restauradora, Tratamento de Queimados, Laboratório, Endoscopia terapêutica avançada, Hemodiálise, Hemoterapia, Terapia enteral e parenteral, entre outros.

Cuidado e dedicação para salvar vidas, a atual gestão o HUT implantou, reativou e fortaleceu 21 comissões e grupos de trabalho permanentes, dentre eles o Núcleo de Qualidade Hospitalar (NQH), responsável pela gestão de documentos, processos e desempenho.

Seguindo a linha da excelência, o NQH já elaborou e atualizou cerca de 44 documentos, entre estes estão: protocolos, procedimentos operacionais padrão, planos, regimentos e fluxogramas. O resultado desse aprimoramento dos processos é que a unidade vem ganhando destaque ao participar de programas nacionais como o Proadi-SUS do Ministério da Saúde e batendo recordes quantitativos de cirurgias, hemodiálises, exames, procedimentos endoscópicos e otorrinos, desde sua fundação em 2008 o HUT já salvou mais de 878.253 mil vidas.

Fonte: Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *