Cidades
Homem é preso acusado de sequestrar e estuprar criança em Esperantina

Publicado
3 meses atrásem
Por
redacaoUm homem foi preso na noite de segunda-feira (7) no município de Morro do Chapéu, no Norte do Piauí. De acordo com tenente Madslan, o homem é suspeito de ter sequestrado e estuprado uma menina de 11 anos de na cidade de Esperantina.
“Não foi a primeira vez que o caso ocorreu. A prisão do indivíduo se deu após conselheiros tutelares passarem a informação sobre onde possivelmente ele poderia estar”, afirma tenente Madslan.
Após as informações, os policiais civis e militares, juntamente com Conselheiros Tutelar se deslocaram até uma região de mata, onde encontraram a vítima e o suspeito, em local abandonado.
Com o suspeito foi encontrado uma arma de fabricação caseira. O homem foi levado para Delegacia Regional de Esperantina e deve ser indiciado pelo crime de estupro de vulnerável. A criança está sob os cuidados do Conselho Tutelar.
Da Redação
Leia também
Operação prende acusados de roubar a almoxarifado da Equatorial
Greco prende acusados de tráfico de drogas em Teresina
Criança morre após cair em piscina e se afogar no litoral do Piauí
Acusados de roubo à joalheria em Teresina são presos pela PRF em Goiás
Caminhoneiro é preso pela PRF acusado de conduzir veículo sob o efeito de drogas
MP pede a prisão do prefeito de Manaus por fraudar vacinação
Cidades
Vigilância Sanitária e PM fiscalizam mais de 500 estabelecimentos em Teresina

Publicado
2 horas atrásem
8 de março de 2021Por
redacao
Desde que as fiscalizações realizadas pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) foram intensificadas para averiguar o cumprimento do decreto estadual que define medidas restritivas como ação preventiva contra a Covid-19, os fiscais da Vigilância Sanitária têm orientado diariamente, trabalhadores, empresários e população em geral a respeito das determinações que visam conter a disseminação do novo coronavírus no estado.
A Divisa, em parceria com a Policia Militar e a Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa), todos os dias tem percorrido os bairros de Teresina, incluindo a zona rural da capital, para fiscalizar os estabelecimentos e verificar se as medidas preventivas estão sendo cumpridas. A mesma ação é realizada em todo o estado pelas Vigilâncias Sanitárias municipais (Visas) em parceria com a PM.
Mais de 500 estabelecimentos já foram fiscalizados somente na capital nos últimos dias e, desse total, pouco mais de 20 foram notificados pela Vigilância Sanitária. “No início, havia uma resistência maior por parte dos donos de estabelecimentos, mas o que a gente tem observado nos últimos dias é que uma boa parte dessas pessoas tem cumprido o decreto”, disse a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.
Para a gestora, o mais preocupante, neste momento, são as festas clandestinas, a maioria, sendo realizadas na zona rural de Teresina, com intuito de despistar as fiscalizações. “Infelizmente temos recebido muitas denuncias de festas clandestinas. Algumas pessoas insistem em infringir as medidas, que têm o único objetivo de salvar vidas e, com isso, acabam sobrecarregando ainda mais o nosso sistema de saúde”, destacou a diretora.
Além disso, os comportamentos individuais de famílias e grupos de amigos que realizam festas particulares, também têm sido um agravante para o aumento dos casos no Piauí. “E aqui a gente faz um apelo para consciência de cada cidadão, para que façam a sua parte e nos ajude a vencer essa doença que tanto tem maltratado e causado sofrimento a nossa população”, finalizou Tatiana Chaves.
Fonte: CCOM
Cidades
Sesapi confirma 19 mortes 887 casos positivos de Covid-19 em 24h

Publicado
2 horas atrásem
8 de março de 2021Por
redacao
Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 887 casos confirmados e 19 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta segunda-feira (8).
Dos 887 casos confirmados da doença, 473 são mulheres e 414 são homens, com idades que variam de um a 103 anos.
Nove mulheres e dez homens não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram de Itaueira (64 anos), Jaicós (77 anos), Parnaíba (80 e 83 anos), Pedro II (76 anos), Porto Alegre do Piauí (56 anos) e Teresina (68, 76 e 87 anos). Os do sexo masculino eram de Alto Longá (77 anos), Aroazes (68 anos), Campo Maior (46 e 62 anos), Canto do Buriti (81 anos), Parnaíba (51 e 62 anos), Piripiri (77 anos) e Teresina (73 e 103 anos). Apenas uma das 19 vítimas não possuía comorbidades.
Os casos confirmados no estado somam 180.475 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.504 e foram registrados em 212 municípios. Até agora, morreram 2.050 homens e 1.454 mulheres.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 879 ocupados, sendo 496 leitos clínicos, 301 UTIs e 82 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 10.346 até o dia oito de março de 2021.
A Sesapi estima que 176.092 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 95.152 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 26.469 a segunda dose.
Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.
O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

Da Redação
Cidades
HUT destaca protagonismo feminino entre profissionais de saúde

Publicado
12 horas atrásem
8 de março de 2021Por
redacao
As mulheres são a principal força de trabalho da saúde, representando 65% de profissionais ocupados no setor público e privado. O dado é baseado no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Piauí aparece em destaque como único Estado onde as mulheres são maioria em cargos gerenciais, cerca de 53% revela o estudo: Indicadores sociais das mulheres no Brasil também do IBGE.
Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) destaca o protagonismo feminino e suas experiências exitosas no Hospital.
A coordenadora do serviço de Fisioterapia, Daniela Vieira, é um desses exemplos, para ela “Quando temos amor pelo que fazemos nos tornamos mais humanos, olhamos para os pacientes como um ser completo que necessita além da nossa expertise técnica, de empatia, de palavras de incentivo e fé, pois a recuperação começa no momento que se quer isso pra si”.
O carinho que recebemos dos nossos pacientes nos motiva todos os dias. Andreza Sobral, também fisioterapeuta, desenvolveu a forma mais grave da Covid-19, foram dias difíceis, mas superados com a ajuda da equipe do HUT. “Jamais vou esquecer o que vocês fizeram por mim, eu não tinha noção do quanto vocês lutaram por mim até acordar e ver todos (médico, enfermeiras e fisioterapeutas) vibrando de alegria, ligando para minha família para comemorarmos, além da linda e emocionante surpresa na minha alta”. Publicou Andreza na sua rede social.
As restrições sanitárias devido à pandemia impõem novas formas de celebrar datas importantes, para Viviane Alves, responsável pela Unidade de Educação Continuada (UEC), “Mesmo com o distanciamento social, o importante é reforçar laços de afeto e criar maneiras de se fazer presente. Já que vivemos o “momento das lives” vamos usar esse recurso para conversar não só com os servidores do HUT, mas para toda a sociedade”.
A Unidade de Educação Continuada, responsável pelo evento “HUT Live Talks”, convidou o Psicólogo Eduardo Moita, especialista e mestre em saúde mental coletiva para ser o facilitador do tema: A mulher de destaque não precisa ser “uma Mulher Maravilha”.
Eduardo cita que “É preciso reverberar o papel social da mulher, que muitas vezes têm tripla jornada de trabalho e ela já entende isso, por isso é importante o homem também entender e colaborar com essa adequação social. O homem tem obrigação (e não favor) de dividir tarefas, e refletirmos sobre o nosso comportamento para com a mulher, porque tudo na vida acontece por mudança cultural e mudança cultural acontece por processo educacional”, finalizou.
Em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem – Coren-PI, a enfermeira, chefe de núcleo da Fundação Municipal de Saúde, Roberta Berté abordará sobre: Mulheres líderes na área da saúde: conquistas e desafios. “A mulher tem uma capacidade de enxergar o diferente e traz uma riqueza muito grande para o sistema de saúde”, explica Roberta.
O primeiro “HUT Live Talks” será mediado pelo enfermeiro do HUT e coordenador de comunicação do Coren-PI, Wendel Marcos. As discussões dos temas ocorrem às 10h e às 19h30 desta segunda-feira, 08/03 no instagram: @HospitaldeUrgenciadeTeresina.
Fonte: Ascom/HUT

Wellington Dias se reúne com Pazuello e pede agilidade na produção de vacinas

Diretor do São Paulo confirma proposta por Borré

Botafogo anuncia retorno do zagueiro Joel Carli

Vigilância Sanitária e PM fiscalizam mais de 500 estabelecimentos em Teresina

Teresa Britto pede reabertura de hospitais de campanha

Deputadas defendem a participação da mulher no cenário político

Sesapi confirma 19 mortes 887 casos positivos de Covid-19 em 24h
No Piauí, 208 municípios registraram morte por Covid-19

Capitão da PM ameaça policiais da PRF com arma no Piauí; veja o vídeo
Sesapi aponta mais 11 mortes por Covid-19 em 24h
Santos bate o Coritiba na Vila Belmiro

Carro com vice-governadora do Ceará é assaltado em Fortaleza

Governo emite novo decreto e suspende atividades econômicas presenciais no Piauí
Advogada Izadora Mourão é morta a facada em Pedro II
Popular
- Cidades3 semanas atrás
No Piauí, 208 municípios registraram morte por Covid-19
- Cidades1 semana atrás
Capitão da PM ameaça policiais da PRF com arma no Piauí; veja o vídeo
- Cidades3 semanas atrás
Sesapi aponta mais 11 mortes por Covid-19 em 24h
- Esporte3 semanas atrás
Santos bate o Coritiba na Vila Belmiro
- Brasil2 semanas atrás
Carro com vice-governadora do Ceará é assaltado em Fortaleza
- Política2 semanas atrás
Governo emite novo decreto e suspende atividades econômicas presenciais no Piauí
- Cidades3 semanas atrás
Advogada Izadora Mourão é morta a facada em Pedro II
- Cidades3 semanas atrás
Covid-19: Mais sete mortes e 538 casos positivos foram confirmados em 24h