"Stained glass window detail from the Cathedral-Basilica of St. Augustine, Florida. The Cathedral-Basilica of St. Augustine is a historic cathedral in St. Augustine, Florida. Constructed over five years (1793-97), it was designated a U.S. National Historic Landmark on April 15, 1970. It is the cathedral of the Roman Catholic Diocese of St. Augustine. RAW source image processed with Nikon Capture NX version 1.3Some of my personal collections:"

Guerra do bem contra o mal?

Certo mesmo é que “Sodoma e Gomorra” já estão por aqui novamente. E não adianta assustar-se. Tudo está descrito na Sagrada Escritura. Der uma atenção aos livros de provérbios e eclesiastes e perceberá tudo isso. E o jogo de narrativas? Coisas do século XXI (vinte e um) somente os atentos conseguem perceber e descortinar intenções maléficas. Os meios justificam os fins já é usado de forma descarada e sem nenhum pudor. É possível reconhecer no livro VII das Confissões “A ideia de Deus e a Origem do mal”. Para Santo Agostinho, o mal da moral está na ágape desordenada que está no coração, em essência, escolher coisas inferiores sobre as coisas mais elevadas. O Bispo de Hipona observa o universo como uma espécie de hierarquia, onde algumas coisas sobressaem superiores às demais. A princípio é importante ver que, para Santo Agostinho, embora adverso dos maniqueus, ser inferior não é ser mal. Além disso, as coisas inferiores às vezes são coisas boas, contudo não tão boas como coisas superiores. Grande Agostinho!

Toda a escolha voluntária implica em atos de justiça, em outras palavras, em retribuições ou castigos, logo que ao aproximar-se de Deus, o homem está em busca do “Eros” e, ao afastar-se dele, só encontra desventura infelicidade. Contraproducente através das palavras de Agostinho, que nenhum ser vivo, enquanto tal, é mau, e que todo ser mutável é também susceptível de perfeição. Visto que, mutável é o que pode ser mudado, do mesmo modo que perfectível pode ser perfeito. Deus na sua onisciência fez tudo de essência boa. Entretanto, o fato de o corpo material estar sujeito à morte torna-o mais próximo do não-Ser, enquanto a anima só tende ao mal se abandonar Deus em busca dos prazeres materiais. Na mosca? Onde existir conforto, prazer, lazer e vida boa existirão disputas inexplicáveis. O que justifica uma pessoa depois dos 80 ainda querer a todo custo o poder? Mais isso é em todo lugar do mundo? Não, não é! Isso é coisa de gente sem caráter e que pensa que tudo gira em torno de si. É o velho complexo de Inferioridade?

Certo mesmo é a beleza dos livros de provérbios e eclesiastes. Que leitura boa. Temos lido bastante, mas a descoberta da Sagrada Escritura depois dos 50 anos tem sido algo fascinante. De acordo com o site a Bíblia te ensina o livro de Provérbios e o de Eclesiastes são verdadeiras lições de vida. São simples, mas profundos e importantes ensinamentos para se viver com sabedoria. Até os dias de hoje muitas frases se tornaram ditados, e carregam em si sabedoria: é melhor prevenir do que remediar; a educação começa em casa; quem se mistura com porco farelo come; dentre muitos outros. São exemplos de ditados populares que podemos chamar de provérbios de sabedoria. Eles são nossos professores no decorrer de toda nossa vida. Na Bíblia Sagrada, portanto, não poderia ser diferente. O rei Salomão, filho de Davi, compôs ambos os livros: Provérbios e Eclesiastes. Embora a autoria do segundo seja anônima, isto é, o autor não se identifica por nome dentro do livro, boas razões nos levam a acreditar que o mesmo Salomão tenha escrito este, pois as próprias características com que o autor se descreve remetem ao personagem Salomão. A Bíblia é um livro tão bom que será por isso que é tão questionada?

Certo mesmo é que Cristo Jesus está voltando. Os sinais não cessam de lhe avisar?

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste