Um grupo de 26 servidores do município de Teresina registrou uma chapa para concorrerem à eleição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina, o SINDSERM. A Chapa 2 conta com servidores de vários órgãos e setores, entre eles, como da saúde, Semel, Samu, Semec, IPMT, CAPS e GTTrans. O objetivo do grupo é levar servidores jovens e também experientes com projetos e propostas para transformar um dos maiores sindicatos do Piauí em sindicato forte e que traga realmente melhorias para a classe.

Atualmente, o Sindicato conta com mais de seis mil filiados, tem uma arrecadação média anual de mais de R$ 3 milhões e ainda assim não oferece uma série de ações de interesse da categoria, entre elas uma boa estrutura da sede do Sindicato, que até hoje não conta com auditório, cadeiras são velhas e de plástico e uma estrutura ruim e deteriorada. A entidade não oferece cursos, convênios, não conta com uma casa de apoio para o tratamento de servidores que passam por estresse ou sobrecarga emocional, não tem espaço de lazer para os servidores e seus parentes, não tem colônia de férias. Falta tudo.

Além do descaso com a categoria há muitos anos, pois já são 12 anos do mesmo grupo representando os servidores, o Estatuto do Sindicato há muito tempo foi posto de lado, além de defender ideologias políticas ultrapassadas, que não tem a ver com os interesses da classe.

Fora isso, as denúncias de casos de corrupção internas são motivo de descontentamento.
Para a Chapa 2, o SINDSERM se transformou em uma entidade que coloca uma única categoria exposta ao risco, a dos professores, causando reações de desaprovação da sociedade, como no caso da greve de mais de 200 dias, em 2022, da qual a Justiça considerou a greve ilegal, e, no fim das contas, os professores ainda tiveram descontos nos contracheques. Parte dos diretores convocou ato em que vidraças da sede da Semec foram quebradas e hoje a Secretaria funciona sob a vigilância da Guarda Municipal.


“Defendemos um sindicato independente e comprometido com os interesses de todos os servidores públicos municipais de Teresina. Queremos levar o debate para a base, queremos um sindicato com transparência e com propostas e ações que beneficiem a classe, tantos nos direitos trabalhistas, quanto nas questões sociais e de lazer que o Sindicato tem obrigação de oferecer. Sindicatos menores que o nosso possuem uma estrutura maior e oferecem benefícios constantes para a categoria. Isso que nos propomos a fazer com mudanças profundas no modelo de gestão e comunicação”, disse um dos membros da Chapa 2, Anselmo Pinheiro.

Propostas da Chapa 2:

• Discutir os assuntos de interesse do servidor com a base de cada categoria em seus respectivos locais de trabalho;
• Eficiência e ampliação do setor jurídico do SINDSERM;
• Trabalhar de forma objetiva para a resolução do problema do rateio do FUNDEB e do reajuste de 33,23%;
• Cumprimento do piso salarial das diferentes categorias;
• Plano de cargos e salários dos servidores administrativos, agentes de portarias e demais categorias;
• Espaço de lazer e Colônia de férias para o servidor;
• Casa de apoio para servidores para tratamento da saúde mental;
• Firmar convênios com empresas da rede privada (medicamentos, alimentação, academias, postos de combustíveis, entre outros serviços);
• Regularização da profissão de condutor de ambulância;
• Cumprimento da mudança de nível em diversas categorias;
• Trabalhar para conseguir a recuperação de perda salarial;
• Criação da Comissão de Fiscalização das Condições de Trabalho dos Servidores;
• Estabelecer convênios com instituições financeiras, juntamente coma PMT, para financiamento de casa própria para servidores, com juros acessíveis;
• Trabalhar para a ampliação dos convênios PLAMTE E IPMT Saúde;
• Disponibilizar Assessoria Jurídica nos processos de aposentadoria dos servidores;
• Disponibilizar

Fonte: Ascom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *