Os organizadores do GP Teresina de Ciclismo garantem pelo terceiro ano a premiação em troféus e também em dinheiro, de R$ 20 mil e mais R$ 5 mil em brindes, como recompensa pelo esforço dos atletas inscritos nas três provas, que abrem oficialmente a temporada oficial de ciclismo de estrada da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP. O GP acontecera nos próximos dias 26 a 28 de maio, em ruas e avenidas de Teresina, com concentração e arena no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. Serão três disciplinas valendo ranking nacional e também estadual: Contrarrelógio Individual (CRI), Circuito, ambas no sábado (27) e a disciplina Resistência, no domingo (28).

O presidente da FCP, Fernando Correia Lima, disse que a prova seguirá os padrões de provas oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, com regras que seguem o regulamento nacional, já que vale pontos importantes no ranking nacional (na classe 2 B), para os atletas que estão buscando título de campeões brasileiros por ranking. No campeonato estadual, o GP Teresina de Ciclismo também é a prova que oferece a maior pontuação, com 150 pontos.

Características
Conforme o regulamento, na disciplina CRI, a primeira competição do sábado, que começa a largar às 6h30 da matina, os atletas largarão de individualmente de 40 em 40 segundos, numa prova marcada por muita velocidade, na qual o atleta compete contra ele próprio e um percurso de 2 voltas, que totaliza seis (06) quilômetros, em circuito na Av. Raul Lopes. A disciplina Circuito é também uma disputa de velocidade, com estratégias de equipe, com tempo de prova de 45 minutos para cada bateria, na qual largam pelotões por categoria. A competição será encerrada por voltada de 12h30. Os atletas terão o descanso para retornarem a competição na manhã seguinte.

No domingo, a partir das 7 horas, será a vez da disciplina mais longa e com maior nível de dificuldade, tanto devido ao tempo mais longo de prova, quanto pelo percurso com maior altimetria do que a de Circuito e a CRI. Por isso, é chamada disciplina Resistência. O percurso é de 5,2 km, no qual os ciclistas vão pedalar duas baterias de 1 hora e 30 minutos cada. “A altimetria média acumulada para a Resistência é de 600 metros, com trechos de subidas e descidas, passando pela ponte estaiada, enfrentando sol e calor”, disse o dirigente da FCP. A premiação das três disciplinas está prevista para começar ao meio-dia.

O 3º GP Teresina de Ciclismo tem patrocínio da SETUR – Governo do Piauí; Co patrocínio: ETURB e SEMDEC – Prefeitura Municipal de Teresina. Apoio: Vereador Venâncio, Unimed Teresina; Hotel Arrey, Mountain Construtora, MR Peças, Evo Bikes The Auge, Volvo Lagom, Zen Bikes, Kitanda de Frutas e Zeus Fisiomov. Promoção: D+ Entretenimento. Coprodução: X Brasil. Supervisão: FCP e CBC. As inscrições continuam abertas no site da FCP: www.fcp-pi.esp.br. Já estão inscritos mais de 150 atletas de quatro estados e do Distrito Federal.

Fonte: Semcom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *