Governo lança pacto pela educação nesta segunda-feira

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, nesta segunda-feira (29), às 11h30, a Solenidade de Lançamento do “Pacto Pela Educação”, programa de fortalecimento do Regime de Colaboração entre Estado e municípios. O objetivo do programa é criar o Sistema Estadual de Educação e seu lançamento ocorre no Salão Poty, do Blue Tree Towers Rio Poty, com a presença do governador do Estado, Rafael Fonteles; do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; e demais autoridades.

O Pacto pela Educação visa otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, por meio de diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas para melhoria dos indicadores educacionais, utilizando as potencialidades de cada ente. O programa propiciará acesso a programas e ações coordenadas pela Seduc nas seguintes áreas: acesso e permanência, ensino e aprendizagem, gestão e infraestrutura e recursos.

Na ocasião, será assinado o Decreto que institucionaliza o Pacto Pela Educação, além da entrega do Prêmio Alfa-10 para as 12 escolas públicas estaduais e municipais do território piauiense que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), como forma de incentivo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça que o evento cumprirá uma das políticas de governo do governador Rafael Fonteles, que é a de fortalecer o regime de colaboração com os municípios.

“O Pacto Pela Educação irá fortalecer o Regime de Colaboração na Alfabetização na Idade Certa, no transporte escolar, por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (Proete); no Censo Escolar, dentre outras ações que fortaleçem a política educacional de uma forma eficiente”, destaca o gestor.

O evento contará com a participação de prefeitos e dirigentes municipais de Educação dos 224 municípios do Piauí, equipes do PPAIC, gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas premiadas, instituições parceiras da Secretaria Estadual de Educação do Piauí.

Fonte: CCom
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste