O governador Rafael Fonteles e o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, lançaram, nesta quarta-feira (10), a pedra fundamental das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da capital.  As autoridades informaram que a cobertura do esgotamento da cidade alcançará 59% até o fim de 2024. O investimento será de R$ 300 milhões, com a geração de 525 empregos durante a execução das obras. Ao final da ampliação, mais de 480 mil pessoas serão atendidas com o serviço.

A solenidade de lançamento foi realizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Pirajá, zona norte de Teresina. Na oportunidade, Rafael Fonteles destacou a rapidez com que a Águas de Teresina, que ganhou a concessão do abastecimento de água e tratamento de esgoto da capital, tem conseguido avançar nas metas antes do prazo.

“A gente planejou essa subconcessão ainda no Governo Wellington Dias para ver isso que está acontecendo hoje, um modelo que está dando certo. Saímos de uma cobertura de esgotamento de 18%, quando a empresa ganhou a concessão, para alcançar quase 60% no próximo ano. Em um tempo muito mais rápido do que esperávamos”, afirmou o governador.

A eficiência do trabalho da empresa levou Rafael a analisar o modelo de subconessão de água e esgoto para os demais municípios do Piauí, para que o Estado cumpra a meta do Marco Regulatório do Saneamento, que é de garantir, até 2033, que 99% da população tenha água potável e 90% com tratamento de esgoto. “A solução definitiva é, de fato, a concessão. E queremos fazer isso com os 224 prefeitos do Piauí”, comentou Fonteles.

O governador ressaltou ainda a importância da obra na saúde pública, já que estudos comprovam que os investimentos em esgotamento sanitário evitam doenças na população.

”Em cada real investido, você deixa de gastar três, quatro e até cinco reais em saúde pública, pois o saneamento evita uma série de doenças. E esse é o principal motivo para investir em saneamento. Melhor a saúde da população”, disse o gestor.

O diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, também comemorou os avanços da empresa na melhoria dos serviços na capital.

“Resolvemos um problema crônico de água desde que assumimos o sistema de abastecimento, em 2017. Pegamos o sistema de esgotamento com apenas 19% de cobertura e já chegamos a 40%, atualmente”, afirmou o executivo.

Ampliação do sistema de esgotamento sanitário vai beneficiar mais de 480 mil pessoas
As obras vão alcançar 27 bairros. Ao todo, serão implantados 220 km de rede coletora de esgoto; 7,1 km de linhas de recalque; 3,3 km de interceptores e 23 novas Estações Elevatórias de Esgoto. Além disso, a Estação de Tratamento de Esgoto Pirajá será ampliada e sua capacidade vai dobrar, passando de 150 l/s para 260 l/s.

Ao final da ampliação, mais de 480 mil pessoas serão atendidas com o serviço de esgotamento sanitário na zona urbana de Teresina, ganhando mais saúde e qualidade de vida, além da cidade conquistar maior valorização imobiliária e garantir a preservação dos rios Poti e Parnaíba.

De acordo com o diretor-executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro, as obras serão realizadas por trechos, visando o menor impacto ao fluxo de veículos e pessoas na cidade.

“Todos os canteiros estarão sinalizados e os desvios no tráfego contarão com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). Nas avenidas de maior fluxo, como a avenida Maranhão, a concessionária terá o apoio de uma consultoria especializada para garantir a mobilidade urbana”, destaca o executivo.

Bairros diretamente beneficiados com as obras de esgoto:
Aeroporto, Água Mineral, Alto Alegre, Cabral, Centro, Itararé, Macaúba, Mafrense, Marques, Mocambinho, Monte Castelo, Morro da Esperança, Nossa Senhora das Graças, Nova Brasília, Piçarra, Pio XII, Pirajá, Porenquanto, Poti Velho, Primavera, Real Copagre, Redenção, São Francisco, São Pedro, Tabuleta, Vale do Gavião e Vermelha.

Social
Durante as obras, os bairros beneficiados receberão reuniões do projeto social Afluentes, que envolve lideranças comunitárias e comunidade em visitas porta a porta com agentes socioambientais para sensibilização sobre os benefícios do saneamento básico e explicações sobre a importância da conexão dos imóveis à rede coletora de esgoto, além de mutirões da Tarifa Social, com busca ativa de famílias em vulnerabilidade para receberem o benefício de 50% de desconto na conta mensal.

Benefícios
Com os investimentos em infraestrutura de saneamento, a Águas de Teresina contribuirá para a retirada dos esgotos a céu aberto e a melhoria das condições sanitárias e de saúde da capital. Os benefícios compreendem ainda a preservação dos rios Poti e Parnaíba, além do desenvolvimento de setores importantes da economia local, como o turismo de negócios e a valorização imobiliária.

Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Teresina

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *