Política
Governo britânico impõe lockdown durante Natal por conta de mutação do coronavírus

Publicado
3 meses atrásem
Por
redacaoUma nova variante do coronavírus 70% mais transmissível levou o governo britânico a reavaliar a estratégia de combate à pandemia e a impor um lockdown durante o Natal.
A partir deste domingo, Londres, o sudeste e o leste da Inglaterra entrarão em um novo nível de restrições
“Não podemos continuar com o Natal como planejado”, disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, em pronunciamento na TV na tarde deste sábado (19).
As medidas aplicadas a essas áreas são equivalentes àquelas que foram introduzidas no restante do país em novembro, acrescentou Johnson.
Segundo ele, a disseminação do vírus em muitas partes do sudeste da Inglaterra está agora “sendo impulsionada pela nova variante do vírus”.
Mas Johnson reiterou que não há evidências de que essa nova variante seja mais agressiva ou letal.
“Pode ser até 70% mais transmissível do que a variante antiga”, afirmou, acrescentando que são dados iniciais e sujeitos a revisão.
Cerca de 15 milhões de pessoas serão afetadas pelas novas regras.
Diferentemente do restante da Europa, o governo britânico não impôs um lockdown total para o período de festas de fim de ano, apesar do aumento considerável no número de casos.
Em vez disso, havia anunciado o relaxamento de algumas medidas dos dias 23 a 27 de dezembro, permitindo que pessoas de de até três domicílios diferentes pudessem se reunir — o que acaba de ser revertido.
Novas regras
As pessoas não devem viajar para uma área de nível quatro, embora as bolhas de apoio permaneçam inalteradas, assim como as isenções para pais separados e seus filhos.
Para aqueles nos níveis um, dois e três, as regras que permitem até três famílias se reunirem agora serão limitadas apenas ao dia de Natal.
As bolhas de Natal para os níveis um a três não vão incluir ninguém no nível quatro.
No nível quatro, as pessoas não devem se misturar com ninguém fora de sua própria casa, além de bolhas de apoio.
As pessoas devem trabalhar em casa quando podem e não devem entrar ou sair das áreas no nível quatro. Serviços religiosos podem continuar.
Mas o comércio não essencial e as academias de ginástica terão que fechar.
As restrições vão durar duas semanas e serão revistas em 30 de dezembro.
Segundo Patrick Vallance, conselheiro científico chefe do governo britânico, a nova variante do coronavírus foi observada pela primeira vez em meados de setembro em Londres e Kent. Ele diz que em dezembro se tornou a “variante dominante” em Londres.
Na semana que terminou em 18 de novembro, a variante foi responsável por cerca de um em cada quatro casos em Londres, no leste e no sudeste da Inglaterra.
Na semana que terminou em 9 de dezembro, esse percentual havia subido para 62% em Londres, 59% no leste da Inglaterra e 43% no sudeste.
Fonte: Folhapress
Foto: Reuters
Leia também
Covid-19: Piauí atinge 765 casos positivos e 13 óbitos em 24h
Lacen investiga variante do Coronavírus
Covid-19: Sesapi volta registrar mais de 1000 casos positivos e 22 mortes em 24h
Piauí registra 23 mortes e mais 958 casos de coronavírus em 24h
No Piauí, 211 municípios já registraram morte por Covid-19
Covid-19: Sesapi registra mais de mil casos positivos e 22 mortes em 24h
Política
Covid-19: Defensoria suspende atendimentos presenciais por 7 dias

Publicado
22 horas atrásem
6 de março de 2021Por
redacao
Devido ao agravamento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, a Defensoria Pública do Estado do Piauí está suspendendo, por um período de 7 dias, os atendimentos presenciais. O atendimento remoto permanece sendo realizado normalmente, e pode ser feito a partir dos contatos disponibilizados no site www.defensoria.pi.def.br e nas redes sociais da Instituição, como o Instagram @defensoriapiaui e a fanpage @DefensoriaPublicadoEstadodoPiaui.
A decisão sobre a suspensão consta na Portaria conjunta GDPG/CG Nº 02/2021, datada de 05 de março de 2021, sendo assinada pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis e pela corregedora-geral, Ana Patrícia Paes Landim Salha.
Ao estabelecer a medida, o defensor público geral e a corregedora-geral consideraram, entre outros pontos, que os dados recentemente divulgados pelo Governo do Estado do Piauí evidenciam aumento substancial de ocupação de leitos clínicos públicos destinados aos pacientes com Covid-19 tanto na capital como no interior do Estado; assim como a necessidade de prevenção à infecção e à propagação do novo coronavírus, de modo a reduzir os riscos epidemiológicos de transmissão do vírus e preservar a saúde de agentes públicos e usuários da Defensoria Pública, buscando evitar contaminações de grande escala que possam sobrecarregar ainda mais o sistema público de Saúde.
Fonte: Ascom DPE-PI
Política
FMS, SESAPI e HU formam comitê de crise para enfrentar a Covid-19

Publicado
2 dias atrásem
5 de março de 2021Por
redacao
A Prefeitura de Teresina está fazendo um trabalho em conjunto com a rede estadual e federal para elaborar um novo plano de ação de combate à Covid-19. Ontem (04), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Gilberto Albuquerque esteve em reuniões com representantes destas esferas, e estão formando um comitê de crise com o objetivo de
promover uma maior integração e dar mais resolutividade no enfrentamento à doença.
As reuniões tiveram início ontem (04) entre o presidente da FMS e o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto. Juntos, traçaram o plano e analisaram as possibilidades de abertura de novos leitos, do ponto de vista da capacidade de equipamentos, insumos e pessoal. Gilberto Albuquerque explica que desde o início do aumento mais expressivo nas taxas de ocupação, já foi possível ampliar o número dos leitos de UTI em hospitais como HUT, HGV, HU, Natan Portela e HPM, o que elevou o número de 144 para 186 em Teresina. Durante a reunião, eles calcularam ainda a possibilidade limítrofe para uma possível ampliação de acordo com a necessidade.
De posse destes dados, a equipe se reuniu também com o Hospital Universitário e decidiram formar um comitê de crise formado pelas três esferas. “O objetivo é que, tendo uma maior integração, a gente consiga resolver esses problemas com o envolvimento de todos e uma agilidade na integração. Assim, nós faremos o novo plano de ação para enfrentar a Covid-19 nessa situação de pandemia com esse envolvimento dos três entes”, esclarece o presidente da FMS.
De acordo com o boletim da FMS, na data de hoje (05), Teresina apresenta uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 85,78%, incluindo leitos públicos, privados e filantrópicos. Em relação aos leitos clínicos, a taxa está em 69,81%. Já na rede municipal, a taxa de ocupação está em 100% para leitos de UTI, e 64,23% de leitos clínicos.
Fonte CCOM
Política
Governador diz que 50 milhões de pessoas podem ser vacinadas em abril

Publicado
2 dias atrásem
5 de março de 2021Por
redacao
O governador Wellington Dias afirmou, nesta sexta-feira (5), que existe a possibilidade de que 50 milhões de brasileiros sejam vacinados até o fim do mês de abril. Isso se deve à ampliação da linha de produção do Instituto Butantan, que deve entregar 27 milhões de doses da vacina CoronaVac ainda este mês.
Segundo Wellington, com o maior volume de produção, com as vacinas CoronaVac, da AstraZeneca e ainda com a possibilidade da chegada de vacina da Coréia, o Brasil pode atingir o patamar de 20 milhões de pessoas vacinadas em março e 50 milhões em abril.
“Estamos cobrando o Plano Estratégico Nacional de Imunização e temos acertado com o Ministério da Saúde e outros atores, para atingirmos a meta de chegar em abril com 25% da população brasileira vacinada, algo em torno de 50 milhões de pessoas. Isso significa a vacinação de todo o grupo de risco, de pessoas com mais de 60 anos e os abaixo de 60 que possuem comorbidades. Vamos ter um grupo de trabalho com os governadores de cada região do Brasil para acompanhar, junto ao Ministério da Saúde, passo a passo do cronograma de vacinação”, disse Dias.
Fonte: CCOM

São Paulo atropela o Santos no Morumbi: 4 a 0

Vasco perde a segunda seguida diante do Volta Redonda

Covid-19: Piauí atinge 765 casos positivos e 13 óbitos em 24h
Popular
- Cotidiano4 meses atrás
Artigo – A eleição já está ganha em Teresina?
- Cotidiano9 meses atrás
Brasil acumula 40.919 mortes por covid-19 e 802.828 casos positivos
- Cidades2 semanas atrás
No Piauí, 208 municípios registraram morte por Covid-19
- Cidades7 dias atrás
Capitão da PM ameaça policiais da PRF com arma no Piauí; veja o vídeo
- Cidades3 semanas atrás
Sesapi aponta mais 11 mortes por Covid-19 em 24h
- Esporte3 semanas atrás
Santos bate o Coritiba na Vila Belmiro
- Brasil2 semanas atrás
Carro com vice-governadora do Ceará é assaltado em Fortaleza
- Política2 semanas atrás
Governo emite novo decreto e suspende atividades econômicas presenciais no Piauí