Governo autoriza a contratação de 176 professores para Uespi

A governadora Regina Sousa assinou nesta segunda-feira (16) o decreto que autoriza a contratação de 176 professores substitutos para o quadro de docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O Decreto publicado no Diário Oficial do Estado foi em consequência da audiência solicitada pelo Magnífico Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, com a Governadora, no Palácio de Karnak, onde entre as pautas estava a questão de solucionar um problema antigo da universidade – disciplinas descobertas. Com a convocação dos 176 docentes substitutos, a UESPI ficará com todas as disciplinas com professores ministrando as aulas.

“Isso é uma notícia muito relevante. Vamos ter professores em todas as disciplinas. Estamos mantendo sempre um diálogo com transparência, seja entre a Adm Superior e a comunidade interna; seja da Gestão com o Governo, que tem buscado atender dentro de suas possibilidades. Vamos continuar trabalhando por outras e mais melhorias. A UESPI merece. O Estado precisa”, afirmou o Reitor.

O Decreto saiu nesta segunda-feira, dia 16, quando o Reitor, Prof. Evandro Alberto, já estava em viagem internacional para a Estônia com a Comitiva do Estado, onde foi conhecer o sistema educacional de uma das cidades mais tecnológicas do mundo. O Reitor em exercício, Dr. Jesus Abreu, comemorou a agilidade da Governadora, porque sabe o quanto essa convocação é importante para a comunidade uespiana.

“Recebemos a informação sobre a publicação do Decreto e comemoramos. Estamos trabalhando, sob a gestão do Prof. Evandro, para amenizar as dificuldades e essa dos professores era uma. Vamos convocar os professores substitutos e vamos realizar um concurso para efetivo, então, estamos trabalhando para sempre melhorar nosso ensino, pesquisa e extensão dentro e fora da nossa Universidade”, afirmou.

Além da contratação de docentes substitutos, o Magnífico Reitor, Prof. Doutor Evandro Alberto, e o Pró-reitor de Ensino de Graduação (PREG), Prof. Paulo Henrique Pinheiro, também trataram sobre o concurso para Docentes efetivos, que irão recompor os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE).

Segundo o Pró-reitor, Prof. Paulo Henrique, a Secretaria de Fazenda havia autorizado 88 contratações de substitutos, porém, o Reitor demonstrou que havia necessidade de 176 contratações para zerar disciplinas descobertas. Outro ponto que irá contribuir positivamente para o ensino na UESPI é a questão do concurso para professor efetivo. O prof. Paulo Henrique explicou que o Reitor solicitou à Governadora a ampliação do número de vagas – de 60 para 85.

“O concurso para efetivo já havia sido acertado antes com o Governo do Estado,.Nessa reunião com a Governadora Regina Sousa, o Reitor colocou a necessidade de ampliar esse número para 85 vagas. Essa ampliação ainda será analisada equipe de Governo. Mas o concurso é certo”, afirmou o Pró-reitor.

Além da pauta de concurso efetivo para docente e a convocação de substitutos, o Reitor também apresentou a necessidade de realização de concurso para técnicos efetivos da UESPI, falou sobre as progressões e promoções de docentes da UESPI, ampliação do orçamento para auxílio estudantil da universidade, bem como o aumento da banda de internet dos Campi.

“A UESPI estará beneficiada com a oferta das disciplinas pendentes, com a regularização do fluxo acadêmico dos estudantes e com o fluxo de progressões e promoções dos docentes. Ainda estará melhorando sua infraestrutura física e tecnológica nos próximos anos e garantindo a recomposição de seu quadro de docentes e técnicos efetivos. A reunião foi positiva e já teve resultados quase que imediatos, porque o Governo já divulgou o Decreto dos professores substitutos”.

O Reitor, Professor Evandro Alberto, explicou que a UESPI fará a convocação imediata dos 176 professores substitutos. Para ele, a  Governadora compreendeu e foi muito sensível as demanda colocadas para ela e parte de sua equipe.”A audiência foi muito boa. A governadora acolheu nossas solicitações e agora estamos trabalhando junto as Secretarias do Governo para implementar as solicitações que foram prontamente atendidas pela governadora”, finalizou.

Confira o decreto publicado no Diário Oficial do Estado

Fonte: Ascom

relacionadas

talvez você goste