Cidades
Governo anuncia medidas restritivas em praias e escolas nesta quinta-feira

Publicado
3 semanas atrásem
Por
Redação
O governador Wellington Dias (PT) agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa que aprovou a antecipação do feriado de 12 de outubro para esta sexta-feira (26), que, assim como no sábado (27) e domingo (28) só funcionarão os serviços estritamente essenciais. Nesta quinta, 25, o governador fará uma nova reunião com o Comitê de Operações Especiais (COE) para restrições nas praias e escolas.
“Nosso objetivo é reduzir a circulação de pessoas. Estamos trabalhando com outros governadores para puxar outros feriados e, somando com os feriados da Semana Santa, termos uma redução forte na circulação de pessoas a fim de termos queda no adoecimento, internações e óbitos. Claro, nossa meta é, também, acelerar a vacinação”, declarou.
Queda na busca de leitos de UTI Covid
A situação da saúde no Piauí foi pauta da reunião realizada nesta quarta-feira (24) entre o governador Wellington Dias e os secretários Osmar Júnior (Governo), Florentino Neto (Saúde) e ainda os superintendentes de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Alderico Tavares; de Organização do Sistema de Saúde, Jefferson Campelo e de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.
Segundo o governador, o Piauí vive um processo de estabilização em alta. “Neste momento, temos 98 pessoas sendo atendidas na rede, inserida no código vermelho, mas que precisam de atendimentos especiais e não há vagas. Tem respiradores, atendimento médico, no entanto, muitas vezes, elas precisam de atendimento mais específico com cardiologista, neurologista. Estamos aqui fazendo esforço para atender essas pessoas”, diz.
Wellington Dias declara que houve uma diminuição da média de busca por leito clínico. “Tínhamos uma elevação e ficamos no patamar de 70 a 80. Isso demonstra que aquele dado na redução da transmissibilidade mostra uma queda no número de pessoas infectadas em relação há 15 dias atrás”, comenta, enfatizando que a diminuição da transmissão do novo coronavírus é resultado das medidas restritivas. “Estamos esperando que a transmissibilidade possa cair ainda mais no patamar abaixo de 1 e, assim, termos redução no adoecimento, no número de internações e óbitos, que estabilizou numa média considerada alta”, explica.
Com informações da CCOM
Leia também
Sesapi retifica informação e afirma que Piauí não atingiu recorde de mortes por covid-19 em 24h
Boletim: Piauí atinge 36 mortes e 713 casos positivos de Covid-19 em 24h
PF deflagra operação para combater pedofilia e pornografia infantil Caldeirão Grande do Piauí
Boletim da Sesapi confirma mais 31 mortes por Covid-19 em 24h
Covid-19: Governo publica novo decreto e prorroga medidas restritivas
Piauí atinge 37 mortes; Em 24h, 17 municípios registraram óbitos
Cidades
Paciente mata enfermeiro dentro de clínica em Picos

Publicado
3 horas atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
O técnico de enfermagem Edigar da Silva Santos, 49 anos, foi morto enquanto trabalhava na madrugada desta terça-feira (13) na Clínica e Maternidade Anizinha Luz, em Picos, no Sul do Piauí. A vítima apresenta lesões pelo corpo, sobretudo na cabeça, que indicam suposto espancamento. O acusado do homicídio foi identificado por Marcos Vinícius Lopes, de 26 anos.
De acordo com informações do major Elias, da Polícia Militar em Picos, Marcos Vinícius estava internado em um dos apartamentos da Maternidade, que também atende outras áreas da saúde, além da obstetrícia.
Não foi possível, até o momento, identificar a causa do crime e que arma pode ter sido utilizada. Por volta das 7h, Marcos Vinícius foi encontrado na Avenida Getúlio Vargas, em frente a uma farmácia. No momento da captura, ele demonstrou estar desorientado e tentou resistir à prisão.
“O suspeito no momento da prisão encontra-se desnorteado”, frisou o major Elias.
Da Redação
Cidades
Vigilância Sanitária multa 56 estabelecimentos comerciais em Teresina no último final de semana

Publicado
3 horas atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
A Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa) da Fundação Municipal de Teresina (FMS) aplicou 56 penalizações a estabelecimentos comerciais no último final de semana, sexta, sábado e domingo (9, 10 e 11). Nessas datas estava em vigor o decreto estadual com medidas mais restritivas de combate a Covid-19.
A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela, informa que o monitoramento ocorre em todas as zonas de Teresina rotineiramente com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
Sobre as penalizações, a gerente informa quais são as mais recorrentes. “São as aglomerações de pessoas, funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais e consumo de alimentos e bebidas dentro de bares e restaurantes”, esclarece.
Ela destaca que tem o apoio da população ao informar onde está acontecendo o descumprimento do decreto. A Gevisa disponibiliza os fones 3215 9102 e 3215 9115 para a população fazer denúncias.
Fonte: Ascom/PMT
Cidades
FMS disponibiliza site para agendar segunda dose da vacina contra a Covid

Publicado
3 horas atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
Os pacientes que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e não puderam comparecer aos postos de drive thru devem realizar seu agendamento para receber sua dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A marcação é feita por meio do site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/, da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Ao acessar o site, o paciente deve clicar no botão “agendamento público alvo”. Em seguida, abrirá uma página para a inserção de dados como CPF e escolha da categoria (idosos por idade, acamados ou pessoas com deficiência). Nesta página, aparecerá uma caixa para que o usuário informe que deseja agendar sua segunda dose. Após confirmar essas informações, ele poderá informar o local, dia e horário para receber a vacina. “Pedimos que o usuário não esqueça de marcar a caixa informando que vai receber a segunda dose, pois ele será direcionado para uma das UBS designadas especificamente para este público”, alerta Karoline Alencar, gerente de Informação em Saúde da Atenção Básica da FMS.
O período de recebimento da segunda dose varia de acordo com o tipo de vacina administrado. Caso o idoso tenha recebido a vacina Coronavac, a segunda dose será dada após um intervalo de aproximadamente 28 dias. Já o imunizante da Astrazeneca/Oxford exige um intervalo de três meses para a administração do reforço. “Até o momento e acompanhando os prazos em relação à primeira dose, já foi possível realizar a vacinação dos idosos acima de 90 anos e também 79 a 84 anos, que receberam a Coronavac. Já a faixa dos 85 a 89 anos, que recebeu Astrazeneca, será imunizada em maio”, esclarece Emanuelle Dias, da coordenação de Vacinação contra a Covid-19 da FMS.
A coordenadora informa ainda que em breve chegará o prazo para o reforço de outras faixas etárias. “Já estamos articulando um esquema de drive thru para o fim de semana, sendo 78 anos na sexta-feira (16) e 77 anos no sábado (17)”, adianta Emanuelle Dias.
Confira abaixo a lista das UBS para vacinação de segunda dose da vacina contra a covid (somente mediante agendamento):
UBS Ceci Fortes
UBS Lourival Parente
UBS Santa Isabel
UBS Vila Bandeirante
UBS Poty Velho
UBS Parque Poti
UBS Porto Alegre
Fonte: Ascom/PMT

Paciente mata enfermeiro dentro de clínica em Picos

Vigilância Sanitária multa 56 estabelecimentos comerciais em Teresina no último final de semana

FMS disponibiliza site para agendar segunda dose da vacina contra a Covid

Wellington Dias propõe parcerias em defesa do clima ao presidente dos EUA

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em abril

Luiz Ayrton Santos Júnior toma posse na APL nesta terça-feira

Sesapi retifica informação e afirma que Piauí não atingiu recorde de mortes por covid-19 em 24h

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
Artigo – Controvérsias intermitentes

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
Popular
- Cidades3 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política7 dias atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia3 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte3 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Política4 semanas atrás
Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – Controvérsias intermitentes
- Cidades4 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Política1 semana atrás
Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos