Governo anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior

O governador Rafael Fonteles anunciou, nessa quinta-feira (27), o apoio do Governo do Estado para a instalação do Palácio das Artes e Cidadania de Campo Maior. A instituição vai funcionar no antigo Centro Operário Campomaiorense, um prédio histórico que se transformará em um ponto de cultura para realização de diversas atividades culturais, educacionais e esportivas.

O assunto foi tratado durante audiência, no Palácio de Karnak, em que o governador recebeu gestores da cultura e um talento da cidade de Campo Maior que vem ganhando projeção nacional, Luana Sousa, de 12 anos. Ela é uma das participantes do The Voice Kids, da TV Globo, e se classificou na primeira etapa do programa.

Governo anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior
Luana Sousa, campomaiorense participante do The Voice Kids

Luana estuda canto no Lar da Juventude, entidade apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que fomenta a cultura em Campo Maior.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, o talento de Luana foi descoberto durante a pandemia, quando a Secult fortaleceu os investimentos nas atividades culturais no estado. “Foi o período em que houve mais investimentos nos artistas e nas casas de cultura. A Luana vem justamente deste trabalho, no Lar da Juventude. Um grande diamante lapidado e dando frutos”, ressaltou o gestor.

A artista mirim disse que canta desde os cinco anos de idade. “Em 2021 entrei no projeto Lar da Juventude. Agora quero melhorar para que eu consiga passar para a próxima fase do The Voice Kids, mas independente do resultado eu já me sinto uma vitoriosa” disse a cantora.

O Lar da Juventude deve ser incorporado ao Palácio das Artes e Cidadania. Atualmente, a instituição funciona onde era a Cadeia Pública de Campo Maior, um espaço que foi adaptado com recursos do Governo do Estado para servir à população. O espaço físico atual está pequeno para o tamanho da procura.

“Tem um prédio antigo que será reformado, assim como a cadeia pública que se tornou a escola onde a Luana estudou. Agora, eles querem um espaço bem maior que vai se chamar Palácio das Artes e Cidadania. O poder público vai ajudar para que nós tenhamos mais e mais talentos ali na região dos carnaubais”, anunciou o governador.

A instituição atende a 350 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, oferecendo aulas de teatro, balé, canto, coral polifônico, além de instrumentos musicais como saxofone, trompete, trombone, violino e violoncelo.

Governo anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior
Carlos Anchieta, secretário de Cultura

“No Palácio das Artes vamos conseguir atender mais de mil jovens e crianças. Esta ajuda do governo é fundamental. O espaço é grande, histórico e atende todas as nossas necessidades. Inclusive vamos trabalhar também formação escolar e esporte” acrescentou Gean Medeiros, presidente da Associação Centenário do Centro Operário de Campo Maior.

A reforma para instalação do Palácio das Artes está orçada em R$ 749 mil e deve ser executada sob supervisão da Secult, com investimentos do Governo do Estado, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí (Siec).

O deputado estadual Fábio Novo, ex-secretário da Cultura; a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes; os pais e o professor de canto de Luana, também participaram da reunião no Palácio de Karnak.

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste